O que é nobreak?

Quem nunca viveu a frustrante experiência de estar numa boa no computador e ser interrompido por um pico ou queda total da energia? Essa não costuma ser uma lembrança boa, afinal documentos não foram salvos ou jogos foram perdidos pela falha elétrica.

E, acredite, essa nem é a pior parte: quando isso acontece, os equipamentos eletrônicos podem queimar, resultando em prejuízos ainda maiores.

Mas, calma, existe uma solução para se prevenir diante dessas situações: os nobreaks. Espera aí, você não sabe o que é nobreak? Então acompanhe este post porque vamos apresentar um guia completo que vai desvendar tudo sobre esse aparelhos!

Guia do Conteúdo

O que é nobreak e para que serve?

Nobreak, ou UPS (Uninterruptible Power Supply), sigla para fontes de energia ininterruptas, é um dispositivo que protege e mantém funcionando outros equipamentos eletrônicos conectados a ele em caso de oscilação da rede elétrica.

Basicamente, dá para dizer que seu funcionamento é parecido com o de um estabilizador. Se ocorrer alguma falha ou interrupção de energia, o UPS irá atuar como um regulador de tensão e da pureza da energia que chegará aos aparelhos conectados a ele.

Contudo, a diferença para um estabilizador está na presença de baterias — internas ou externas — responsáveis por manter os eletrônicos em funcionamento por um período de tempo na ausência total de energia.

Qual é a função de um nobreak?

De uma forma mais simples, digamos que o nobreak atua como um escudo para os demais equipamentos. Sua função é receber a energia elétrica e transformá-la em estável e limpa caso seja detectada alguma irregularidade na rede de eletricidade.

Assim, esse condicionador de energia vai proteger os equipamentos de eventuais danos, preservando a vida útil e impedindo que eles sejam desligados subitamente, dando tempo para que as atividades sejam finalizadas diante de oscilações e interrupções elétricas.

Tipos de nobreak

Se você entendeu o que é nobreak e qual a sua função, é hora de conhecer quais são os modelos de nobreaks existentes no mercado. Vamos apresentar três tipos:

– Nobreak senoidal
– Nobreak semi senoidal
– Nobreak de dupla conversão

Os dois primeiros fazem parte da categoria dos nobreaks interativos. Vamos explicar brevemente a diferença entre eles para que seja mais fácil decidir em qual modelo investir. Mas, antes, que tal entender o que são os nobreaks interativos?

Nobreak interativo

Os modelos de nobreak interativos se diferenciam por monitorar a qualidade da energia elétrica e realizar correções em tempo real, fornecendo, assim, uma alimentação com energia estável e protegida aos aparelhos a eles conectados caso necessário.

Se a rede elétrica foi atingida por algum distúrbio, o UPS altera o seu modo de operação e passa a alimentar os equipamentos rapidamente, evitando a interrupção do funcionamento dos mesmos.

Senoidal

O nobreak senoidal tem esse nome por conta das características da onda que produz. Ela tem o formato mais puro e semelhante às ondas difundidas pela rede elétrica. Caso a tensão oscile, ela é rapidamente regulada antes de ser enviada aos aparelhos eletrônicos.


Em razão dessas características, este modelo é altamente indicado para qualquer tipo de aparelho, assim como para automatizações comerciais e residenciais.

Semi Senoidal

Já as ondas produzidas pelo UPS semi senoidal têm o formato quadrado e apresentam maior variação. Sendo assim, quando a rede elétrica apresenta algum tipo de problema, o nobreak leva frações maiores de segundo para detectar a falha e começar a fornecer a alimentação necessária aos aparelhos.

Por isso, este modelo é menos indicado para suprir energia aos aparelhos mais sensíveis, mas atende bem o uso em computadores, notebooks, sistemas de alarme e eletrodomésticos.

Dupla conversão

Os nobreaks de dupla conversão também são conhecidos como nobreaks online. Sua diferença para os modelos anteriores é a alimentação contínua e regulada, independente da qualidade da rede elétrica.

Como as baterias internas são constantemente alimentadas, a resposta é imediata em caso de interrupção da energia. O UPS online tem ainda um transformador isolador que aumenta a proteção, o que é altamente indicado para aparelhos mais sensíveis, como servidores de data centers e aparelhos hospitalares.

Quais os tipos de proteções podemos ter no nobreak?

Os nobreaks oferecem várias proteções cruciais para dispositivos eletrônicos. Algumas delas incluem a proteção contra quedas de energia, curtos-circuitos e oscilações. Além disso, eles estabilizam a voltagem com o objetivo de evitar danos aos equipamentos sensíveis. 

Eles também filtram interferências eletromagnéticas, o que garante um fornecimento de energia limpa. Além do mais, eles se desligam automaticamente caso haja sobrecarga. Contudo eles ainda se desarmam instantaneamente caso ocorra um curto-circuito.

Redução dos prejuízos operacionais

Vital na redução dos prejuízos operacionais, o nobreak desempenha um papel importante para garantir a continuidade das operações durante as quedas de energia. Ele evita a interrupção da produção e protege equipamentos sensíveis. O resultado disso é um downtime menor, além de perdas financeiras reduzidas e operações mais confiáveis.

Proteções

Os nobreaks oferecem proteções vitais para dispositivos eletrônicos, como já sabemos. Umas das mais importantes são a defesa contra quedas de energia, a prevenção de sobretensões e a proteção contra curtos-circuitos. Ambas são responsáveis por assegurar a integridade dos equipamentos e a continuidade das operações em situações adversas.

Contra subtensão

Os nobreaks desempenham um papel crucial quanto à proteção contra a subtensão. Eles elevam a voltagem durante quedas de energia, o que garante que os dispositivos continuem a funcionar. Em função disso, eles evitam danos aos equipamentos sensíveis, asseguram a estabilidade das operações e contribuem para a confiabilidade do fornecimento de energia.

Contra sobrecarga

Além de tudo, os nobreaks são essenciais na proteção contra sobrecarga, pois monitoram a carga elétrica e desligam automaticamente caso haja excesso de demanda. Isso previne danos ao equipamento e garante um funcionamento seguro e eficiente.

Contra curto-circuito

Em relação aos curto-circuitos, a proteção oferecida pelos nobreaks é vital. Caso haja falha elétrica, eles interrompem o fornecimento de energia de imediato e evitam faíscas e danos aos dispositivos e à própria unidade. Isso é essencial para garantir a segurança e a integridade dos equipamentos conectados e contribui para operações confiáveis.

Contra sobreaquecimento no inversor

Os nobreaks também oferecem proteção contra sobreaquecimento no inversor. Isso impede danos e falhas no sistema durante operações prolongadas e garante a segurança e a confiabilidade. Essa defesa é crucial, pois mantém a estabilidade do fornecimento de energia e a integridade dos equipamentos conectados a ele.

Contra sobretensão

Eles também oferecem uma proteção vital contra a sobretensão. Isso porque estabilizam a voltagem, evitam picos prejudiciais e protegem os dispositivos sensíveis. Essa defesa assegura a durabilidade dos equipamentos e a continuidade das operações. Além disso, contribui para um fornecimento de energia confiável.

Contra descarga total/sobrecarga da bateria

Contudo, os nobreaks ainda oferecem proteção contra a descarga total / sobrecarga da bateria. Eles monitoram e controlam o nível de carga e em função disso evitam situações extremas que possam danificar as baterias. Isso também prolonga sua vida útil e garante que elas estejam prontas quando forem mais necessárias.

Benefícios do nobreak

Os nobreaks oferecem diversos benefícios significativos com o objetivo de proteger dispositivos eletrônicos e manter a continuidade das operações. Como já vimos, eles oferecem proteção contra interrupções de energia, prevenção de danos por sobretensão e a estabilização da tensão.

Além de tudo isso, eles protegem contra curto-circuito, fornecem uma energia temporária para salvar trabalhos e desligar os sistemas de forma segura e prolongam a vida útil dos equipamentos. Eles ainda oferecem confiança, continuidade, segurança e tranquilidade em caso de situações adversas.

Vantagens

As vantagens proporcionadas pelos nobreaks são muitas. E todas elas são fundamentais para garantir a proteção de dispositivos eletrônicos e a continuidade das operações. Já citamos essas vantagens uma a uma acima, portanto fique ligado e adquira o anjo protetor dos seus equipamentos eletrônicos na PORT.

Além de todas as vantagens e benefícios, os nobreaks ainda proporcionam paz de espírito. Isso mesmo! Ao usá-los é possível ficar tranquilo, pois ele assegura a possibilidade de energia caso haja condições elétricas adversas.

Garantia de segurança aos ambientes

Ao utilizar um nobreak, há a garantia de segurança aos ambientes. Isso porque ele assegura a continuidade das operações e a protege os equipamentos sensíveis caso haja interrupções de energia e danos causados por falhas elétricas.

Estabilidade da tensão de aparelhos sensíveis

Os nobreaks garantem a estabilidade da tensão. Além disso, eles protegem os aparelhos sensíveis caso haja flutuações prejudiciais. Isso garante um funcionamento consistente e oferece confiabilidade.

Em quais cenários é possível utilizar o nobreak

Conhecendo as vantagens de contar com um nobreak, fica ainda mais fácil imaginar em quais situações a sua utilização será benéfica, podendo evitar perdas importantes.

Tanto em ambientes corporativos e comerciais quanto no conforto do lar, a instalação desses dispositivos servirá para proteger não apenas bens materiais do risco de danos provocados por instabilidade elétrica, mas servirá também para impedir o prejuízo de se perder dados importantes nos momentos que menos esperamos.

Ambientes corporativos e comerciais

Imagine todos os computadores de uma empresa funcionando e, de repente, uma descarga elétrica derruba a energia da região e, repito, todos os computadores são desligados, sem tempo para salvar nada. Ou pior, uma central de dados tem o funcionamento interrompido e toda a logística de trabalho é comprometida.

Não dá para pensar em correr esse risco! Por isso os UPS’s são vitais em ambientes empresariais e comerciais. Diante de oscilações elétricas, os sistemas serão mantidos ativos, assim como dados e dispositivos sensíveis estarão protegidos de eventuais perdas.

Sistemas sempre ativos

Os nobreaks também possuem sistemas sempre ativos. Eles garantem energia ininterrupta para assegurar que dispositivos críticos permaneçam operacionais. Isso ocorre mesmo em situações de queda de energia, dessa forma, eles fazem a proteção contra perdas de dados e paralisações.

Proteção de dados e de dispositivos sensíveis

Com relação aos dados e aos dispositivos sensíveis, os nobreaks oferecem uma proteção essencial. Garantem energia contínua, previnem a perda de dados e os danos aos equipamentos durante quedas de energia, além de proporcionarem confiança e segurança.

Ambientes residenciais e condominiais

Mas não pense que é só na vida profissional que os nobreaks serão úteis! É importante ter o mesmo cuidado com a nossa casa, por isso, sim, ambientes residenciais e condomínios também se beneficiam do uso do aparelho.

Afinal, em casa guardamos os nossos bens e eles podem ter muito valor. Imagina ter um PC Gamer ou uma Smart TV, itens que não são baratos, danificados por instabilidades na rede elétrica. É um risco que ninguém quer correr, mas ao qual estamos sujeitos a qualquer momento.

Proteção de dispositivos valiosos e sensíveis

Os nobreaks também proporcionam uma proteção vital, não apenas para os dispositivos sensíveis, mas também para os valiosos. Isso porque garantem energia contínua, pois defendem os equipamentos contra danos e perdas durante quedas de energia e asseguram um funcionamento ininterrupto e confiável.

Como escolher o nobreak ideal

É de fundamental importância considerar alguns fatores na hora de escolher o nobreak ideal. Alguns deles são a carga e a demanda que avaliam a potência necessária para seus dispositivos, autonomia para determinar quanto tempo de energia de backup você precisa e topologia, ou seja, optar por nobreaks online de dupla conversão ou uma linha interativa para economia.

Além desses, considere também suas conexões, a marca e a qualidade do nobreak. Vale também se certificar de que ele possua uma manutenção viável, além de equilibrar suas necessidades com o custo do aparelho.

Conheça modelos de nobreak

Ao longo deste guia completo sobre o que é nobreak, mostramos que existem diferentes tipos de dispositivo à venda no mercado. Como todo produto, eles podem atender necessidades específicas e apresentam variação no preço conforme suas características.

No site da PORT, você pode encontrar diferentes modelos de nobreaks, pesquisar e garantir a melhor escolha para sua casa ou empresa. E para facilitar ainda mais, apresentaremos alguns dos melhores UPS’s disponíveis em nosso catálogo de produtos. Continue para conferir!

Nobreak SMS

A SMS é uma das melhores marcas de dispositivos de proteção de energia, com variedade para atender desde modelos residenciais até soluções de grande porte para empresas.

Destacamos o Nobreak Power Sinus NG da SMS, um modelo do tipo senoidal com design inovador que pode ser usado tanto em ambiente residencial quanto em empresas. Contando com expansão de autonomia, este UPS oferece a proteção ideal para servidores, mantendo os dados protegidos a qualquer momento.

Nobreak Intelbras

Marca conhecida dos brasileiros, a Intelbras é referência em equipamentos eletrônicos, inclusive em se tratando de nobreaks. A nossa indicação é o Nobreak Intelbras 1440VA, uma excelente solução para proteger os eletrônicos na sua residência.

Em se tratando de um dispositivo interativo, ele compensa as variações de tensão e fornece alimentação de energia diante de falhas. O Intelbras 1440VA oferece seis níveis de proteção, trazendo segurança para modens, computadores, TV’s, aparelhos de som e outros eletrônicos na sua residência.

Por que importa saber quais e quantos equipamentos serão ligados ao nobreak?

É importante também saber quantos e quais equipamentos estão ligados ao nobreak. Esses fatores estão relacionados ao dimensionamento adequado, à proteção eficaz, a uma autonomia planejada e à eficiência energética que evita o uso desnecessário de nobreaks mais potentes e assim economizar dinheiro.

É fundamental considerar ainda sua durabilidade, sua organização em relação ao gerenciamento dos cabos, a distribuição de energia de forma eficaz e os custos. Ao compreender esses fatores é possível garantir uma proteção eficiente e economizar recursos.

Qual a importância de conhecer a potência dos dispositivos?

Conhecer a potência dos dispositivos é fundamental por várias razões. Dentre elas estão o dimensionamento adequado, a proteção eficaz, a autonomia calculada, a eficiência energética e a prevenção de danos para impedir a sobrecarga dos dispositivos, pois isso pode causar o desgaste prematuro e as falhas.

A segurança, a confiabilidade e a economia de recursos também são itens que você precisa conhecer. Portanto, se atente a essas questões e garanta a proteção eficaz, a eficiência energética e o funcionamento confiável do nobreak.

E a autonomia?

A autonomia dos nobreaks é um fator crucial para garantir a continuidade das operações. Ela se refere ao tempo que o aparelho pode fornecer energia de backup aos dispositivos conectados durante uma interrupção elétrica. Escolher uma autonomia adequada depende das necessidades específicas de cada aplicação.

Em ambientes críticos, como data centers, por exemplo, uma autonomia estendida é essencial, pois ela permite ações de contingência. No entanto, em residências ou escritórios, uma autonomia mais curta pode ser suficiente para salvar dados e desligar os sistemas com segurança.

Quanto tempo dura um nobreak?

O bom funcionamento de um nobreak vai depender de alguns fatores, inclusive seguir as instruções recomendadas pelo fabricante. No geral, a vida útil de um nobreak pode variar de 2 a 3 anos.

É importante frisar que a troca das baterias internas pode ser necessária em tempo menor. Para detectar essa necessidade, é recomendado realizar testes periódicos que forneçam informações sobre a integridade do sistema — principalmente se ele é utilizado em áreas com grande oscilação/interrupção de energia elétrica.

O que é kva?

KVA, ou Quilovolt-ampere, é uma unidade de medida usada para expressar a potência aparente em sistemas elétricos. Ela representa a combinação da potência ativa (kW) e da potência reativa (kVAR) em um circuito. Nesse caso, os kW indicam a potência real que realiza o trabalho útil.

Já kVARs representam a potência não utilizada necessária para sustentar campos magnéticos em dispositivos como motores e transformadores. São importantes em aplicações elétricas, especialmente no dimensionamento de equipamentos, como geradores e transformadores. Isso porque levam em consideração tanto a potência ativa quanto a reativa.

Qual a diferença entre um estabilizador e um nobreak?

Lá no início deste post, nós dissemos que o nobreak possui funcionamento parecido com o de um estabilizador. Porém, vale frisar que o UPS é um tipo de dispositivo mais completo que o seu similar.

Ambos atuam na regulação das tensões elétricas para fornecer energia limpa e estabilizada aos aparelhos. O que muda é que os estabilizadores não têm condição de manter outros equipamentos ligados em caso de queda de energia, uma vez que não possuem sistema de baterias internas que forneçam essa alimentação. Explicamos com mais detalhes neste post.

A grande dúvida das pessoas: vale a pena investir em um nobreak?

Quanto a investir em um nobreak, trata-se de uma consideração crucial para muitas pessoas. Isso porque ao usá-lo é possível proteger os equipamentos, dar continuidade a operações, salvaguardar dados e garantir uma vida útil prolongada dos equipamentos sensíveis.

Contudo, os nobreaks ainda proporcionam tranquilidade, principalmente em áreas com instabilidade elétrica. Caso você valorize a integridade dos seus dispositivos e a continuidade de suas operações, investir em um nobreak pode ser uma escolha sábia e econômica a longo prazo.

Onde comprar?

Proteger os equipamentos eletrônicos da sua casa ou empresa é fundamental! E agora que você desvendou os nobreaks, é hora de fazer a melhor compra.

Na PORT, você vai encontrar vários modelos com designs diferentes e variedade de potência, para atender especificamente os seus objetivos. Acesse o site agora mesmo ou visite alguma física, pesquise com calma e encontre o nobreak certo para dar mais segurança aos seus aparelhos.

As pessoas também perguntam

O que é um nobreak é para que serve?

O nobreak é um dispositivo eletrônico que fornece energia de backup em caso de quedas de energia. Sua função é proteger os dispositivos eletrônicos sensíveis, como computadores, por exemplo, servidores e equipamentos de telecomunicações. Ele garante a continuidade das operações e previne danos causados por interrupções elétricas.

O que significa nobreak?

Nobreak é uma abreviação de “No Break” e significa “sem interrupção” em inglês. Trata-se de um dispositivo que fornece energia elétrica de reserva durante quedas de energia e evita a interrupção de dispositivos eletrônicos sensíveis. Além disso, ele oferece proteção contra danos causados por problemas na rede elétrica.

Quanto tempo dura o nobreak?

A duração de um nobreak vai depender da capacidade da bateria e da carga conectada a ele. Eles podem fornecer energia de backup por alguns minutos a várias horas, geralmente. Ele permite salvar dados e desligar equipamentos com segurança durante quedas de energia. Portanto, o tempo exato varia de acordo com o modelo e a capacidade da bateria.

É bom ter um nobreak?

Sim! Ter um nobreak é uma decisão vantajosa. Dessa forma, seus dispositivos eletrônicos estarão protegidos contra interrupções de energia e evitarão as perdas de dados e danos. Vale ressaltar que ele proporciona a continuidade operacional e a paz de espírito em situações de queda de energia.

O que não pode ser ligado no nobreak?

É importante evitar ligar dispositivos de alta potência como aparelhos de ar condicionado ou aquecedores nos nobreaks. Isso pode causar uma sobrecarga no sistema. Além disso, equipamentos que geram calor excessivo, como ferros de passar e fornos elétricos, por exemplo, não devem ser conectados ao nobreak pois podem ser danificados.

Quantos aparelhos posso ligar no nobreak?

Quanto ao número de aparelhos que podem ser ligados a um nobreak, isso depende da sua capacidade de potência (em VA ou Watts) e das necessidades individuais dos dispositivos. É importante verificar a capacidade do nobreak e somar a potência dos aparelhos. Isso evita sobrecargas e garante uma operação segura e eficaz.

Quanto tempo aguenta um nobreak de 1200?

A duração de um nobreak de 1200VA (Volts-amperes) vai depender da carga conectada a ele. Com uma carga média, geralmente ele pode fornecer energia de backup por cerca de 15 a 30 minutos. Isso possibilita tempo suficiente para salvar dados e desligar equipamento de forma segura durante uma queda de energia.

Quando usar o nobreak?

Sempre que a continuidade das operações e a proteção de dispositivos eletrônicos sensíveis forem necessárias, o nobreak deve ser usado. Isso inclui escritórios, data centers, residências e qualquer ambiente em que quedas de energia possam causar danos ou interrupções indesejadas.

O que acontece se desligar o nobreak?

Ao desligar o nobreak você interrompe a alimentação de energia de backup para os dispositivos conectados a ele. Portanto, isso pode causar perda de dados e desligamento imediato de dispositivos sensíveis caso haja queda de energia, a menos que a fonte de energia alternativa disponível para substituir o nobreak, seja muito forte.

Qual é a melhor marca de nobreak?

A escolha de uma marca de nobreak que seja a melhor vai depender das suas necessidades específicas e do seu orçamento. Marcas renomadas, como Intelbras e Powertech, dentre outras, são conhecidas por oferecerem produtos de alta qualidade e confiabilidade. Essas e outras marcas de qualidade e confiáveis você encontra na PORT.

Qual a diferença entre um estabilizador e um nobreak?

A principal diferença entre um estabilizador e um nobreak é a seguinte: o primeiro apenas corrige flutuações de tensão e não oferece energia de backup. Já o segundo além de estabilizar a voltagem, também possui baterias que mantém os dispositivos em funcionamento durante quedas de energia.

O que pode queimar o nobreak?

O nobreak pode ser danificado por sobrecargas, como a conexão de dispositivos que excedem sua capacidade, ou por variações extremas de tensão na rede elétrica, por exemplo. O envelhecimento natural das baterias ao longo do tempo também pode reduzir sua capacidade de fornecer energia de backup. 

Pode usar nobreak na TV?

Sim! É possível usar um nobreak com uma TV para protegê-la contra quedas de energia e surtos elétricos. Isso ajuda a evitar danos à TV além de permitir que você continue a assisti-la mesmo durante interrupções elétricas breves. Ele também fornece proteção contra perda de dados em TVs inteligentes.

Pode usar nobreak no PC?

Não apenas pode como é altamente recomendável usar um nobreak com um PC. Dessa forma, ele protegerá o computador contra quedas de energia e surtos elétricos e evitará a perda de dados e possíveis danos ao hardware. Ele também vai fornecer tempo suficiente para salvar seus trabalho e desligar o computador de forma segura durante uma interrupção de energia.

Conclusão

As vantagens de ter um nobreak, como você viu, são muitas. O aparelho vai prolongar a vida útil dos seus equipamentos, manter a continuidade das tarefas, evitar perdas de dados e minimizar possíveis prejuízos financeiros provocados pela instabilidade elétrica.

E agora você tem todas as informações necessárias para investir em um dispositivo. Pesquise bem os modelos disponíveis, pense em como ele vai se adequar às suas necessidades e faça a melhor escolha para ter um UPS de qualidade.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu