Cansado da bagunça? Veja esse método de organização para tarefas escolares

Se você tem crianças que estão na fase primária da escola, a cena que vou descrever agora provavelmente será familiar para você: seu filho/a chega da escola com a mochila cheia de papéis, projetos de artes e documentos para assinar. Você fica se perguntando como uma criança consegue acumular tanto papel em apenas uma semana. Faz-se necessário criar um sistema de organização das tarefas escolares. 

Conforme você começa a pensar nesse sistema, é difícil decidir o que guardar e o que descartar. É tentador fazer uma dessas duas coisas… ou se livrar de tudo ou guardar tudo. Se livrar de tudo não parece a decisão certa, mas guardar tudo também não é o ideal. 

Separe uma caixa para colocar todos os papéis que foram enviados durante o ano.

A primeira coisa a se fazer é encontrar uma caixa grande para armazenar todas as coisas que foram enviadas durante o ano. Se você tem alguma caixa sobrando pela casa, ótimo. Se não tem, pode encontrar online

Não precisa ser uma caixa gigantesca, mas precisa ter tamanho suficiente para caber uma grande quantidade de papel. Se você tem mais de um filho, você pode escolher entre colocar todos os papéis na mesma caixa ou designar uma caixa para cada criança. É importante ter isso definido e organizado antes das aulas começarem, pois logo na primeira semana de aula os papéis já começam a se acumular. 

Faça uma separação inicial rápida.

Conforme os papéis escolares começam a se acumular, faça uma rápida classificação o mais cedo que você conseguir. Algumas escolas enviam tarefas diariamente e outras esperam o final da semana. Tente fazer questão de olhar nas mochilas e pastas no final do dia ou da semana e já comece a separar o que será guardado e o que irá jogar fora. O importante é fazer isso desde o começo para não acumular durante as semanas que virão. 

Pode ser cansativo, depois de um longo dia de trabalho e tarefas, ter que separar um tempo do seu dia para separar os papéis escolares que serão guardados. Porém se você ignorá-lo e deixar para depois, rapidamente isso irá se transformar numa enorme bagunça. 

Aqui está a dica para esse passo. Não desperdice muito tempo no processo de olhar e separar cada pedaço de papel e decidir se você deve guardar ou não aquele papel. Se você pensa que talvez deva guardar, deixe-o de lado. Essa é uma das etapas principais dentro do sistema de organização escolar.  

Se livre de coisas que não são importantes ou exclusivas, por exemplo: a décima folha de matemática sobre a adição de números de 1 a 10. Algumas lições de casa você terá a liberdade de jogar fora no momento que entrar em casa, por conta do fator repetidor, principalmente nas crianças mais novas. 

Vamos supor que você guarde cerca de 75% das coisas que chegam da escola. Isso parece muita coisa, mas é uma quantidade razoável pois faz parte do processo. Guarde tudo o que você separou dentro de uma caixa. 

Repetir. Repetir. Repetir. 

Repetir esse processo durante o ano escolar inteiro. Não passe mais tempo do que o necessário para fazer essa rápida separação dos papéis, pois essa tarefa é supostamente rápida! Você pode adicionar nesse sistema de organização alguns projetos que eles realizam em casa também.

Faça uma separação final.

Agora você chegou no final do ano escolar e possui uma coleção enorme de lições de casa, trabalhos de artes, trabalhos escolares do ano inteiro. É nesse momento que você terá que dedicar um pouco mais do seu tempo. Você provavelmente vai se pegar pensando “Porque eu guardei todas essas coisas?”

As boas notícias é que agora que você tem uma coleção de todos os trabalhos feitos ao longo do ano, você pode escolher entre 5 a 10 coisas (ou até menos, se forem muitas) que serão uma boa representação daquele ano. Ou então guardar apenas àqueles trabalhos preferidos que foram feitos ao longo do ano. Você que manda! 

Comece verificando cada papel e divida-os em categorias. Por exemplo: uma pilha de projetos de artes, uma outra pilha com redações, outra com lições de matemática, e assim vai. Esse processo é totalmente de acordo com o que você prefere. 

Depois de dividir em pilhas por matérias, está na hora de revisar tudo e ir se livrando do que não há necessidade de manter guardado, até que você chegue em 5 a 10 papéis (de novo – a quantidade de trabalhos guardados é você quem decide!). 

Esse sistema funciona muito bem, pois dessa forma é muito mais fácil escolher quais trabalhos irão representar aquele ano escolar para cada criança. 

Escolha como você prefere guardar essa coleção de trabalhos.

Agora que você tem uma quantidade bem menor de trabalhos para guardar, o que você faz com elas? Temos algumas opções para essa pergunta: 

Uma opção é usar uma pasta grande ou um envelope saco e guardá-los lá dentro. Coloque uma eitqueta com o nome e idade do seu filho e guarde essa pasta/envelope em uma caixa pequena de armazenamento. Separe uma caixa dessas para cada ano. 

Você pode também comprar uma pasta catálogo para colocar os papéis. Dessa forma, os trabalhos que são menores ficam mais protegidos. 

Se você quer unir os trabalhos escolares com outros itens grandes daquele ano, como por exemplo, roupas especiais da aula de teatro, projeto de artes que são maiores etc, você pode adquirir uma caixa maior. Pode ser interessante chamar as crianças para decorarem essa caixa da maneira que eles preferirem. 

Outra opção que não ocupa espaço é digitalizar todos esses projetos. Essa é uma ótima opção para os pais que querem se livrar logo dos papéis. Escaneie os trabalhos e tire todos dos projetos que são muito grossos para escanear. Isso funciona com projetos volumosos de artes! Você pode imprimir essas fotos e transformá-las em um álbum de fotos eventualmente, dessa forma você sempre terá essas memórias porém de uma forma mais fácil de armazená-las. 

Dê uma chance a esse novo sistema de organização e veja se funciona para você. Mesmo se você apenas guardar alguns projetos escolares, no futuro será divertido ver esses trabalhos antigos.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

O Dia dos Namorados está batendo na porta e a busca pelo presente perfeito já começou. Essa é uma ótima

Os consumidores estão sempre em busca de alta qualidade, eficiência e economia no ativo e inovador mundo da tecnologia. Esse

Já é hora de começar a pensar em encontrar o presente perfeito para a namorada. Essa tarefa é desafiadora, mas

Deixe um comentário

Fechar Menu