Papel para artesanato: veja os 7 melhores tipos aqui!

Todos os materiais que você usa na confecção dos seus trabalhos manuais deixam as suas peças mais ou menos valorizadas. O artesanato é um trabalho muito delicado, e qualquer detalhe faz a diferença. É por isso que investir na qualidade dos papéis é muito importante.

Você deve conhecer vários artesãos que fazem cadernos usando papéis texturizados, transparentes e coloridos, mas provavelmente você nunca viu alguém usar papel de fibra de bananeira para criar um caderno artesanal.

A seguir, você encontrará os 7 tipos de papel para artesanato que, com certeza, vão valorizar o seu trabalho. Aqui nós listamos desde os tipos mais clássicos e essenciais até os mais diferentes e extravagantes. Quer deixar a sua marca registrada e diferenciar-se entre a concorrência? Então continue com a leitura!

1. Papel couché

O papel couché nada mais é do que um papel base, como o offset, que recebe uma camada de revestimento. Isso faz com que o acabamento fique mais liso e uniforme, o que é ótimo para trabalhos mais sofisticados.

Este papel é ótimo para trabalhos que precisam de impressão gráfica, pois ele garante uma alta qualidade na reprodução das cores. Outra grande vantagem do papel couché é que, embora seja tão bom, seu preço não é tão elevado.

Existem dois tipos de papel couché: o fosco e o liso. A única diferença está no acabamento – o papel fosco tem uma camada menor de revestimento e, por isso, reflete pouco a luz.

2. Papel metálico

Como o próprio nome já sugere, são papéis que imitam o brilho dos metais, como: prata, bronze, ouro e alumínio. Para que esse tipo de papel tenha o acabamento metálico, durante a sua fabricação, as folhas recebem pigmentos minerais e uma camada perolada. São esses processos que garantem o brilho característico que só esses papéis têm.

O papel metálico chama muito a atenção dos clientes que se encantam pelo acabamento requintado. Por ser um material pouco conhecido pelas pessoas, ele atrai ainda mais a curiosidade e o interesse. Temos certeza de que seus clientes ficarão encantados se você usar esse tipo de papel em seus trabalhos artesanais.

3. Papel de fibra vegetal

Muitas pessoas, até mesmo os artesãos, costumam confundir o papel de fibra vegetal com o reciclado. No entanto, existe uma grande diferença entre esses dois tipos. O papel reciclado é feito de papéis que já foram utilizados e jogados fora, enquanto o de fibra vegetal é feito de fibra natural.

Esse tipo de papel pode ser feito com fibras de bananeira, sisal, cana-de-açúcar, açaí, entre outros. Ao contrário do que muitos acreditam, o papel não fica com o cheiro das fibras utilizadas na sua confecção.

Você consegue encontrar esses papéis com acabamento mais rústico e que lembra o papel cru ou com um acabamento mais charmoso, com cores e texturas. O único problema é que o papel de fibra vegetal é mais difícil de ser encontrado em papelarias, pois ele geralmente é feito artesanalmente.

4. Papel sulfite

Embora esse tipo de papel seja o mais simples e conhecido entre todos os que citaremos nesta lista, todo artesão, uma hora ou outra, vai precisar usar folhas sulfite para produzir seus trabalhos.

O papel sulfite é muito versátil e, por isso, tão indicado para inúmeros tipos de aplicações. A vantagem do papel sulfite é que ele pode ser encontrado em diversas cores e diversos tamanhos, sendo que o mais comum é o A4.

5. Papel color plus

A maioria dos artesãos usa as folhas sulfites coloridas quando precisa de um papel de cor diferente. No entanto, essa pode não ser a melhor opção. O papel color plus é um dos tipos de papéis coloridos de melhor qualidade — e também um dos mais indicados para trabalhos artesanais.

As características desse tipo de papel são: superfície uniforme, cor estável e viva e não reagente à luz. Ele também está disponível em várias gramaturas diferentes, além, é claro, de conter um leque de cores muito variadas e difíceis de serem encontradas. Como esse tipo de papel é mais duro e resistente, ele é indicado para caixas de joias ou similares, por exemplo.

6. Papel contact

O papel contact é um dos queridinhos dos artesãos justamente pela sua versatilidade e pelo uso prático. Ele é formado por uma superfície decorada e lisa, já o seu outro lado conta com uma camada adesiva que adere a quase todos os tipos de superfície.

O papel contact é muito utilizado para encapar e decorar móveis, como armários e prateleiras. Mas também há quem o use para personalizar objetos eletrônicos, como notebooks e tablets. É importante ressaltar que existe um tipo de contact para ser usado em cada tipo de superfície. Então, fique atento na hora da compra para adquirir o tipo certo para você.

7. Papel semente

Talvez esse seja o tipo de papel mais diferente que nós listamos neste texto. O papel semente tem vida, pois ele recebe várias sementes durante o seu processo de produção. Ele é muito ecológico: ao ser jogado fora, as sementes contidas nele germinarão em contato com água e terra fértil.

Desses papéis, podem germinar vários tipos de plantas e flores, como camomila, manjericão e cravo. Como hoje em dia as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente, você pode usar esse papel a seu favor para vender os seus produtos como ecologicamente corretos.

O papel semente pode ser utilizado da mesma forma como o papel comum sulfite. Aliás, é importante lembrar-se de que o papel semente também pode ser usado na impressora.

Além de pensar no tipo de papel para artesanato, também é importante levar em consideração a marca. As principais marcas de papel são: Chamex, Fileperson, Canson e Epson – elas podem fazer toda a diferença visto que a qualidade do papel muda muito. Portanto, escolha sempre os melhores materiais para o seu trabalho!

Gostou deste texto? Quer ler mais dicas como essas? Então, curta já a nossa página no Facebook e não perca nenhuma de nossas novas postagens! 

Na loja Port você conta com diversos produtos de informática, papelaria, material escolar e muito mais. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu