Papel para desenho técnico: como escolher e onde encontrar o melhor?

Tempo de leitura 5 min

O desenho técnico figura entre as habilidades exigidas aos estudantes dos cursos de geografia, arquitetura, design de interiores, engenharia e cartografia. Para fazer um trabalho perfeito, é necessário adquirir uma lista de materiais específicos.

Se você ainda é aluno de alguma das áreas citadas acima ou já se tornou um profissional formado, talvez ainda tenha dúvidas sobre a importância de cada um desses itens. Ao longo do artigo, falamos especialmente a respeito do papel para desenho técnico.

Os professores costumam solicitar diferentes tipos de blocos de papel aos alunos, considerando a utilidade em projetos variados e os inúmeros resultados obtidos. A seguir, confira quais são os melhores e qual é a finalidade específica. Acompanhe a leitura para ficar por dentro do tema!

Analise o formato da folha

O tipo de papel mais usado para desenho técnico, de acordo com o formato, é o limpo e liso, sem nenhuma linha ou margem. Trata-se da opção mais comum justamente por sua grande versatilidade: o papel liso é útil para todo tipo de projeto. De quebra, o profissional pode adicionar linhas, margens e outros estilos de modificação segundo as demandas.

Outra categoria bastante empregada em projetos é a margeada. O bloco de folhas já vem com margem definida e espaços para que o profissional possa colocar legendas voltadas ao desenho, incluindo nome, tipo de escala e demais especificações. O papel margeado tem como base o sulfite branco e geralmente é encontrado nos tamanhos A3 e A4.

Por último, devemos falar sobre o papel milimetrado. Ele conta com definições em milímetro e por isso é considerado o mais preciso para desenhos técnicos. Além de ser usado em projetos arquitetônicos, esse tipo de papel também cumpre função interessante para a criação de croquis.

Escolha o tamanho ideal

As folhas de papel da série A seguem uma ordem: o tamanho A0 é o maior e o A8 ou A10 são os menores, tudo dependendo de cada fabricante. A medida A4 aparece com frequência nas folhas sulfite, apresentando 210×297 mm.

Folhas A4 costumam servir para impressões e desenhos comuns. Por garantirem o tamanho considerado padrão, estão disponíveis em quase todo tipo de material e gramatura. Enquanto isso, o modelo A3 é um pouco maior e corresponde a praticamente o dobro de uma folha A4.

O papel margeado, em geral, aparece nesse tamanho justamente por entregar mais espaço útil. Sendo assim, o profissional consegue utilizar as legendas sem comprometer o local do projeto.

Outro tamanho que figura constantemente em desenhos técnicos é o A0. A medida indica 841×1189 mm e, devido aos números superiores, garante uma função valiosa em projetos de maior robustez, que exigem riqueza de detalhes.

Conheça os tipos de papel mais usados para desenho técnico

É importante saber as principais distinções entre os modelos comuns para o desenho técnico. Continue conosco e veja.

Plotter HP - Cartucho e ImpressoraPowered by Rock Convert

Papel vegetal

O papel vegetal se assemelha ao papel manteiga por ter certa transparência. No entanto, ele ainda é um pouco mais espesso. Pode ser comprado em blocos, folhas avulsas e até mesmo em rolo.

A vantagem do papel vegetal é que ele tem maior resistência ao tempo e permite que o usuário faça correções. Lembre-se apenas de nunca dobrar esse tipo de papel, pois as dobras deixam marcas que prejudicam sua funcionalidade. O item consiste na opção ideal para uso em projetos já em fase final de desenvolvimento.

Papel manteiga

Também chamado de papel sulfurize, o papel manteiga é o estilo mais recomendado para esboços manuais. Além disso, muitos engenheiros e arquitetos gostam de empregá-lo para a criação de plantas, pois a sua alta transparência possibilita a visualização sobreposta dos desenhos.

O papel manteiga recebe bem a tinta nanquim, assim como os lápis HB até o F. O único problema reside no fato de que, pela extrema finura, ele não aceita aquarela e não permite a promoção de correções em desenhos feitos a nanquim.

Papel sulfite

É o tipo mais conhecido e versátil entre todos os mencionados. O sulfite consiste no papel branco comum que você provavelmente usa em sua impressora. Esse nome, aliás, faz menção ao sulfito de sódio, componente usado na fabricação.

Conforme dissemos, o sulfite é extremamente versátil, por isso pode ser facilmente encontrado em todos os tamanhos e cores. As folhas de sulfite, assim como as de papel vegetal, cumprem função interessante em projetos executivos. O papel está disponível em folhas avulsas ou em blocos, e também se encontra em diferentes gramaturas.

Papel tipo Canson

O Canson costuma ser usado para o desenho de apresentação mostrado ao cliente, pois possibilita a adição de cores. Esse tipo de papel passa por um processo de fabricação único, o que garante a alta durabilidade das folhas.

Naturalmente branco, o Canson não fica com aspecto amarelado ao longo do tempo. De quebra, sua textura é um pouco granulada e a composição se constitui apenas por fibras de madeira.

Assim como o sulfite, o papel Canson está disponível em folhas avulsas ou em blocos. A principal diferença do modelo é a fabricação em gramaturas diferentes, que variam entre 140 e 200g/m². Suas folhas apresentam maior espessura em comparação às de sulfite.

Para encontrar esses tipos de papéis, basta procurar uma loja bem conceituada e que conte com uma gama de produtos de qualidade em seu estoque. Nem todas as papelarias vendem a íntegra dos modelos, tamanhos e formato de papéis que citamos. Portanto, procure por uma marca completa e especializada em artigos para projetos arquitetônicos.

Como você percebeu, existe no mercado uma variedade incrível nesse setor. Cada tipo é indicado para uma finalidade distinta. No entanto, depois de ler o texto, temos certeza de que não restam dúvidas sobre qual é a melhor opção para as etapas. Siga as nossas dicas e escolha o papel para desenho técnico que mais se encaixa nas demandas do seu projeto!

Gostou do texto? Está procurando por materiais para os seus projetos? Então aproveite a visita ao blog, acesse já a nossa loja virtual e confira a variedade de produtos disponíveis no site da PORT Info!

Na PORT tem Cartucho Original HP XL com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up