Um espaço organizado faz toda a diferença no dia a dia de qualquer pessoa, seja no trabalho ou em casa. Há diversas ferramentas que ajudam nesse propósito, e uma delas é o quadro de avisos. Apesar de parecer simples, ele vai além de transmitir informações importantes: pode ser usado para planejamento pessoal, mural de recados e até mesmo como artigo de decoração, por meio da fixação de fotos e lembranças.
No caso de ambientes corporativos, o quadro ganha ainda mais funcionalidade, auxiliando na manutenção de uma boa comunicação entre todos os envolvidos. Isso afeta diretamente os resultados alcançados, pois há maior engajamento da equipe e praticidade no acesso às informações, acrescentando bastante eficiência às ações individuais.
Pensando nisso, fizemos este post para que você entenda o que é e para que serve um quadro de avisos, quais os tipos, como funcionam, como utilizá-los e qual o melhor lugar para fixá-lo. Boa leitura!
PORT
Na loja PORT você conta com diversos produtos para papelaria, informática e escritorio. Confira descontos e promoções de frete grátis.
Entenda o que é e para que serve um quadro de avisos
O quadro de avisos consiste em uma peça para fixação de papéis, avisos, recados, fotos, lembranças e qualquer outra informação que você julgar necessária. Há diversos modelos disponíveis no mercado, com diferentes medidas, formatos, formas de fixação e tipos de materiais. A escolha depende do estilo e das necessidades de cada pessoa.
Seja em casa ou no trabalho, ele é uma ferramenta muito eficaz e prática para registrar e transmitir lembretes e recados. Seu uso permite a criação de um cenário comunicativo e organizado, com planejamento de tarefas e compartilhamento de informações. Assim, todos os envolvidos ganham em engajamento, comunicação e produtividade.
São várias as possibilidades de utilização deste acessório. Se você ainda não conseguiu identificar a funcionalidade que ele entrega ao seu cotidiano, selecionamos algumas dicas, como:
- trabalho: tanto nas empresas como em home office, expor as ideias, dados e números permite a visualização sistemática de uma situação, facilitando análise, comunicação e tomada de decisão no ambiente corporativo;
- estudos: a rotina de estudos pode se tornar mais simples e organizada com a fixação de notas, resumos e anotações importantes de cada conteúdo;
- planejamento: no pessoal ou financeiro, anotar as tarefas do dia ou os objetivos de longo prazo pode ser muito mais eficaz em um quadro visível e dinâmico;
- tarefas domésticas: fica mais fácil organizar a casa com um cronograma de limpeza, que permite designar as pessoas responsáveis por cada atividade, controlando as atividades feitas e a fazer;
- despesas: anotar receitas e despesas também é bastante útil, pois permite um controle diário e ajuda no equilíbrio financeiro;
- compras: criar listas de compras com a contribuição de todos da casa evita inúmeras idas ao mercado, papelaria ou padaria. Com o quadro de avisos, todos conseguem anotar as necessidades à medida que lembram.
Conheça os principais tipos, como funcionam e como utilizá-los
Apesar de ser uma peça bem tradicional, atualmente o quadro de avisos apresenta diversas opções, com diferentes tamanhos, cores e materiais. A seguir, listamos os principais tipos, como funcionam e a maneira indicada para utilizá-los. Confira!
Quadro magnético
Este é um dos modelos mais práticos do mercado, pois permite escrever com marcadores de quadro branco, tornando a transmissão de ideias e recados mais rápida e dinâmica. Além disso, há duas funcionalidades em um só produto, já que o quadro magnético pode ser usado não só para fixação de lembretes, mas também como lousa.
Trata-se de uma peça em laminado branco com moldura em alumínio natural. Os modelos com cantos plásticos são mais seguros e confortáveis para os usuários. Recomenda-se, sempre, marcadores de boa qualidade e, para limpeza, apagador ou flanela macia.
Quadro de cortiça
Versão clássica, resistente e durável. É um quadro com acabamento em cortiça e moldura geralmente em alumínio natural.
A fixação dos papéis acontece por meio de alfinetes, que podem aparecem em muitos formatos e cores. Assim, é possível acrescentar personalidade a esse acessório tão útil, e torná-lo também um charmoso artigo de decoração para o seu ambiente.
Quadro em feltro
Outro tipo comum é o quadro em chapa de fibra de madeira e acabamento em feltro verde. Geralmente ele possui moldura em alumínio natural e acompanha todos os acessórios necessários para instalação na parede.
Há várias alternativas de tamanho para atender a qualquer tipo de preferência. A fixação também é por meio de alfinetes, e a durabilidade do produto costuma ser excelente. Esse modelo consiste no mais adequado para fixar avisos, fotos, posteres e até mesmo medalhas.
Saiba qual o melhor local para fixá-los
O melhor local para fixar o quadro de avisos depende do uso pretendido para o acessório. Se o objetivo é transmitir uma informação importante para o máximo possível de pessoas, ele precisa estar em um lugar de melhor visibilidade e bastante acessível a todo o público-alvo. Por exemplo, em empresas, escolas e universidades, a posição ideal seria na circulação de entrada, como corredores e saídas de elevadores.
Caso o emprego seja caseiro, o quadro deve ser fixado em algum local mais próximo das atividades, seja na cozinha para controle de despensa, no home office para manter as ideias e as atividades organizadas, na área de serviço para monitorar as tarefas domésticas, no quarto para planejamento pessoal ou na parede da sala ou do quarto para decoração.
Como visto, o quadro de avisos é bem mais funcional do que a maioria das pessoas pensa. Trata-se de uma ferramenta versátil, simples e eficiente, além de ser um toque especial na decoração do seu espaço. Há vários modelos disponíveis no mercado para agradar a todos os gostos, dos mais clássicos, como os quadros de cortiça, aos mais práticos, como os magnéticos.
Basta escolher o que mais combina com o seu estilo e objetivos, analisar o melhor lugar para fixá-lo e criar um ambiente mais organizado e personalizado, com um bom planejamento e comunicação.
E aí, gostou do artigo? Foi útil para você conhecer as funcionalidades e tipos de quadro de avisos? Então siga a PORT nas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!