Saiba como escolher o vaso de planta

Você já viu como casas decoradas com vasos de plantas ficam um charme?

Pois é, o hábito de espalhar plantinhas pela casa tem conquistado muita gente, mesmo aqueles que moram em apartamentos. Até escritórios ganham mais vida e alegria com o “jeito verde” de decorar ambientes.

Se você pretende embarcar nessa ideia também, pare tudo o que está fazendo e saiba como escolher o vaso de planta ideal neste conteúdo especial que preparamos! Vem com a gente!

Vasos de Plantas

Pode parecer bobagem, mas a escolha dos vasos de plantas não é uma decisão meramente estética. No vaso errado, as mudas podem ter o desenvolvimento interrompido, murchar, perder folhas, amarelar e aí não vai ter volta.

Quem está começando a dedicar-se ao mundo das plantas pode facilmente viver este cenário, afinal, há uma boa variedade de recipientes no mercado, que se diferem pelo tipo, tamanho, material de fabricação e onde ele será posicionado.

Por isso, antes de encher a casa de plantas, é importante entender um pouco mais sobre esses aspectos para saber decidir quais os vasos que darão um toque especial ao seu lar.

Suportes para Vasos

Antes de avançarmos na conversa sobre os vasos, vamos destacar também os suportes para vasos, itens igualmente úteis na decoração com plantas em um ambiente.

Com os suportes para vasos, é possível criar, por exemplo, um jardim suspenso, que vai ter ainda mais destaque na sua casa. Esses componentes servem para deixar o espaço mais funcional, possibilitando outras formas de distribuir os vasos de plantas em qualquer local.

Sendo assim, é possível encontrar suporte de diferentes tipos e tamanhos: suportes de teto, suportes de paletes, suporte aramado, cada um vai oferecer uma possibilidade diferente. O mais importante é optar por um material que vai harmonizar com a planta e a decoração local.

Tipos de vasos em destaque

Diante da variedade de vasos que podem ser encontrados no mercado, é normal haver dúvidas sobre qual levar e como cada um vai combinar melhor com a casa ou escritório.

Por isso, selecionamos alguns dos tipos de vasos em destaque, os mais procurados e que oferecem composições interessantes para diferentes espaços.

Mas, lembre-se, antes da estética é importante verificar qual modelo vai oferecer melhores condições para que as plantas cresçam de forma saudável e mantenham o ambiente alegre e descontraído.

Vasos decorativos

A escolha por vasos decorativos garante não apenas a finalidade essencial dos vasos no cultivo das plantas, mas também dá um toque especial de charme e elegância ao ambiente.

Geralmente, esses tipos de vasos possuem um design diferenciado ou são feitos a partir de materiais que certamente vão causar a sensação de destaque.

Outros fatores que podem fazer a diferença são o acabamento final e as cores utilizadas nas peças. Com essa variedade disponível, é possível criar diferentes estilos de decoração para a casa, escritório ou jardim onde eles sejam colocados.

Vaso em polietileno

Vasos feitos em polietileno também são uma opção a mais para criar ambientes charmosos em uma ornamentação verde.

O polietileno é um tipo de plástico mais resistente, o que já é uma vantagem por si só. Contudo, é possível que o acabamento aplicado neste material simule outros tipos de matérias-primas, como cerâmica, cimento ou pedra.

Uma de suas principais vantagens está no custo-benefício, sendo este tipo de material mais barato, leve e, como dissemos, podendo durar por mais tempo.

Vaso suspenso

Os vasos suspensos se tornaram uma tendência de decoração para ambientes com pouco espaço, como apartamentos. Eles trazem dinâmica e funcionalidade, além de permitir soltar a criatividade na hora de distribuir as plantas em um local.

Aqui, a utilização dos suportes para vasos é essencial, mas o resultado final é encantador.

A fixação desses vasos pode ser feita a partir do teto, pela parede ou eles podem apenas ocupar módulos ou nichos distribuídos por quartos, salas ou corredores, criando um efeito visual interessante e descolado.

Vaso de chão

Embora não seja uma regra, é comum que os vasos de chão sejam feitos de materiais mais pesados e para plantas de grande porte. Justamente por isso eles não ocupam posição sobre móveis ou ficam suspensos.

Normalmente, esses vasos são produzidos a partir de cimento ou concreto. Porém, a sua harmonização pode ser igualmente perfeita.

Dá para criar arranjos com uma pegada mais rústica utilizando esses modelos de vasos, elaborando uma decoração interessante para áreas externas e ambientes que já possuem um bom número de plantas.

Vaso de parede

Por que os vasos de parede também viraram tendência quando o assunto é decoração com vasos de plantas?

Simples, eles permitem ousar com decorações mais arrojadas e estilosas, aproveitando da versatilidade no design desses itens. Podemos encontrar vasos de parede mais simples, “comuns”, até os mais elaborados, com formas geométricas diferentes e cores em abundância.

Vale destacar que os vasos de parede geralmente são mais indicados para plantas de porte menor.

Encontre Vasos Pequenos, Médios e Grandes

Calma, vai ter vaso para todo tipo de planta e não vai ser muito difícil de encontrar o mais adequado para as mudinhas que você cultiva em casa.

Como nós antecipamos, existe variedade de tamanhos para atender as necessidades específicas de cada planta. E para cada tamanho, pequeno, médio ou grande, você consegue diversificar o estilo, a cor e montar um ambiente de acordo com a sua proposta.

Sabia que no site da PORT você pode encontrar itens de jardinagem? Nós sabemos como a cara de um escritório ou de uma sala pode mudar com uma decoração bem feita, por isso temos uma variedade de vasos para as plantas que você cria. Temos também várias ferramentas para auxiliar na sua escolha, caso prefira vasos de parede ou teto, como furadeiras, parafusos, ganchos e buchas. Acesse agora mesmo e confira!

Escolha o vaso adequado para sua planta

Para não ter erro e ver as suas plantas murcharem, vamos lembrar mais uma vez: o tamanho do vaso deve ser correspondente ao tamanho da planta.

Isso garante que as raízes tenham o espaço adequado para crescerem e preserva a manutenção da umidade na terra por mais tempo. Assim, as regas não precisam ser feitas com mais pressa.

Plantas em vasos inadequados também podem ter o seu crescimento limitado. Uma planta de grande porte em um recipiente pequeno, por exemplo, acabará “sufocada” sem o espaço necessário — nesses casos, recomenda-se a troca para um vaso maior.

Qual tamanho de vaso você deseja?

O espaço disponível em um determinado ambiente também pode ser um critério para a escolha do tamanho do vaso de planta.

Lugares amplos e espaçosos tendem a harmonizar com vasos grandes, que se colocados em ambientes menores não vão combinar, além de prejudicar a funcionalidade do local.

Por isso, para escolher certo, pense bem em onde esses recipientes serão colocados. Faça as escolhas de uma forma que tudo combine bem — o local disponível, o porte das plantas e o tamanho dos vasos.

Escolha o Vaso de acordo com o Material

E como escolher o material dos vasos que você levará para cultivar as suas plantas?

Conhecer a espécie do vegetal é um fator a ser levado em consideração, assim como o porte e a necessidade. Alguns tipos de materiais, como cerâmica, plástico, concreto e cimento, são bastante versáteis e indicados para uma gama maior de espécies.

Na dúvida, o recomendado é pesquisar bem sobre as mudas de planta que você cria (ou vai criar) para encontrar os modelos de vasos que melhor se adequem a elas.

Conclusão

Portanto, como vimos aqui, a decisão de qual vaso comprar para cultivar as suas plantas pode ser tomada a partir de diferentes critérios.

No caso de você ser um jardineiro iniciante, embarcando neste hobbie que tem conquistado muita gente, a melhor decisão é se informar bastante para ter sucesso no trabalho que vai executar. E isso inclui a escolha do vaso de planta.

Lembre-se que existem diferentes tipos, tamanho e formatos, mas o que deve ser essencial é a forma como ele atende às necessidades das mudas, para que elas se desenvolvam fortes e saudáveis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu