Scrapbooking: entenda o que é e como utilizar esta técnica

Tempo de leitura 6 min
Cartucho de Plotter Original HP é na PORTPowered by Rock Convert

Já pensou em reunir suas melhores lembranças de maneira criativa e personalizada? Então a ideia de montar um scrapbooking pode interessante. A finalidade é dar muito mais vida aos seus álbuns de fotografias e transformá-los em verdadeiros itens de decoração.

Portanto, neste artigo mostraremos o que você precisa saber sobre a técnica de utilizar recortes e colagens para agregar valor estético às suas recordações, conhecida como scrapbooking. Acompanhe a leitura para conferir!

O que é scrapbooking?

De acordo com a definição do dicionário, scrapbook é uma espécie de livro branco no qual podem ser inseridos livremente fotos, textos, recortes e outros elementos relacionados a momentos ou lembranças importantes que se queira recordar no futuro.

Quando falamos em scrapbooking, nos referimos à arte de desenvolver esse compilado de registros e recordações. O principal “requisito” para elaborar um álbum de recordações artesanalmente personalizado é a criatividade. Sua organização costuma ser realizada por meio de colagens e técnicas manuais.

No entanto, o scrapbooking não é a única forma de fazer arte com colagens. Muitos artesãos utilizam suas habilidades para aproveitar os mais diversos materiais para enfeitar objetos decorativos e de uso cotidiano, como caixas de madeira ou quadros revestidos em papéis estampados.

O que cabe em um scrapbooking?

Tudo que a sua criatividade permitir. Não importa se ele será confeccionado como um diário de viagens ilustrado com objetos informativos, como um álbum de fotografias com legendas descritivas, como uma homenagem para presentear uma pessoa especial ou, até mesmo, com um conjunto de colagens de ingressos, folhetos ou tickets de eventos, desde que você fique feliz com o resultado.

Apesar de todas as possibilidades, recomendamos que você tenha cuidado na hora de definir um tema. Pense bem antes de colocar as mãos na massa para evitar o desperdício de tempo, materiais e energia com lembranças que exigem mais espaço tanto físico quanto emocional.

Quais materiais preciso para montar um scrapbooking?

Como já foi dito, existem inúmeras formas de montar o seu próprio scrapbooking. Neste artigo, mostraremos um exemplo, mas sinta-se à vontade de fazer o seu como que desejar. Com base no modelo que mostraremos, você precisará de:

  • tesoura;
  • cola;
  • estilete;
  • régua de metal;
  • papel — preferencialmente dupla face;
  • tinta PVA verde antigo;
  • porta-retrato em MDF;
  • pincel de cerdas duras para envelhecimento;
  • pequenas engrenagens de metal;
  • betume metal bronze;
  • betume tabaco.

Como fazer um scrapbooking?

Conseguiu reunir todos os materiais citados? Então agora é a hora de montar o seu projeto.

Passo 1. Pinte o porta-retrato

Considerando que tinta levará algumas horas para secar, comece pintando o pota-retrato, pois durante esse período você poderá adiantar as outras partes do processo.

Passo 2. Prepare o MDF

Após pintar o porta-retrato, é a hora de posicionar o pedaço de sobre a folha de papel. Com o auxílio da régua, utilize um lápis para riscar suavemente uma linha que indicará onde o papel deve ser cortado. Lembre-se de considerar a parte central vazada do porta-retrato.

Passo 3. Recorte o desenho

Com bastante cuidado, utilize a régua para auxiliar o movimento do estilete para recortar o desenho do papel. Recorte toda a peça, removendo o fundo. Antes de prosseguir para o passo seguinte, meça e verifique se o tamanho do papel está proporcionalmente correto em relação ao porta-retrato.

Cartucho Original HP XL é na PORTPowered by Rock Convert

Passo 4. Desfie as bordas do papel

Você já ouviu falar sobre a técnica “distress”? Pois bem, para causar o efeito de envelhecimento, você precisará de uma tesoura velha. Abra a tesoura e utilize cuidadosamente uma das lâminas para raspar a borda do papel. Faça movimentos firmes em toda a borda.

Dica: se você não gostar de fazer o distress com uma tesoura, poderá encontrar uma ferramenta conhecida como distresser ou corta-linha, como também é chamada, muito utilizada para fazer patchwork.

O distresser tem diversas rachaduras, e cada uma tem lâminas escondidas. O procedimento de envelhecimento é muito simples quando feito com essa ferramenta. Basta passá-la no papel e pronto. Além de ser mais seguro, ela torna o processo mais confortável e eficiente.

Passo 5. Utilize o betume

Agora é necessário usar o betume para dar o efeito envelhecido no papel. Para isso, você precisará do pincel com cerdas duras (daqueles de cabo amarelo facilmente encontrados em papelarias). Molhe o pincel em um pouco do produto e comece a pincelar suavemente.

No começo, você verá que as primeiras pinceladas deixarão uma aparência mais escura. Retire o excesso do produto e lembre-se que a ideia aqui é esfumaçar e não pintar, por isso aplique pouco betume. Aos poucos você verá que o papel ficará manchado. Faça o processo de envelhecimento na borda inteira.

Se você não tem o costume de fazer esse tipo de artesanato, recomendamos que posicione a folha do scrapbooking que foi recortada sobre o papel. Antes de passar o betume, é importante lembrar que o pincel deve fazer movimentos como se estivesse varrendo o papel.

Passo 6. Faça uma rasgadura para complementar

Como a intenção é dar um efeito de envelhecimento, você pode usar técnicas mais rústicas para dar o acabamento, como a rasgadura. De forma simplificada, você deve rasgar o papel com pequenos movimentos de zigue-zague. Faça rasgos curtos para dar um efeito realista e delicado.

Passo 7. Passe betume nas engrenagens

Utilize o pincel de cerdas duras para passar o betume sobre as engrenagens. Após as peças secarem, passe o betume metal cobre por cima.

Passo 8. Aplique cola no porta-retrato

Quando tudo estiver seco, é a hora de aplicar a cola na superfície do porta-retrato. Para espalhar a cola sem deixar acúmulos, use um pincel. Caso seja necessário, utilize um rolinho de espuma para remover o excesso.

Passo 9. Envernize a parte de madeira

Se preferir, aplique verniz fosco na madeira para reforçar o efeito. Tome cuidado para não encostar verniz no papel.

Passo 10. Monte o scrapbooking

Agora que o porta-retrato está forrado e envelhecido, assim como as engrenagens foram pintadas e estão secas, a peça já está quase pronta e é a hora de escolher a disposição dos elementos para começar as colagens. Lembrando que é preciso passar pouca cola para prender os elementos. Se você for utilizar fitas, a dupla face é mais indicada.

Para concluir, quando tudo estiver devidamente posicionado e colado, amarre um cordão encerado ou barbante para dar um visual característico de scrapbooking. Feito isso, está pronto! Escolha uma fotografia bem simbólica para colocar nesse porta-retrato.

Este artigo foi útil para você? Então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e familiares nas redes sociais!

PORT, distribuidor oficial ChamexPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up