Suporte para notebook: 4 maiores benefícios desse equipamento

A maior vantagem dos notebooks em relação aos computadores de mesa é a praticidade. Os notebooks podem ser transportados para qualquer lugar e usados em diversos ambientes — e o melhor de tudo isso é que eles têm a mesma capacidade e as mesmas funções de um computador tradicional. É por isso que a maioria das pessoas estão dando preferência ao uso de notebooks.

No entanto, o uso inadequado do notebook pode causar problemas de saúde. O suporte para notebook foi criado justamente para que o usuário possa adotar uma postura mais ergonômica e, dessa forma, evitar possíveis dores nas costas, pescoço ou quadris.

Em empresas onde os colaboradores usam notebooks para realizar suas funções o ideal é que o suporte seja oferecido para aumentar a ergonomia no trabalho. Já para quem trabalha em home office ou usa o notebook em casa como lazer, o suporte também se torna essencial.

A seguir falaremos mais detalhadamente sobre os benefícios do uso do suporte para notebook. Quer saber mais? Então acompanhe a leitura!

Como funciona o suporte para notebook?

Esse acessório foi projetado para duas funções principais: promover mais ergonomia e conforto aos usuários e melhorar a ventilação da máquina. Atualmente, o suporte pode ser encontrado em diferentes tipos de materiais. Além da variedade de materiais, você também consegue encontrar modelos que fiquem fixos a uma mesa e não tenham altura, bem como pode encontrar modelos articulados, capazes de elevar a altura do notebook.

Vale lembrar que esse tipo de acessório não serve apenas para mesas. O suporte para notebook pode ser usado sobre outras superfícies, por isso é tão indicado para quem tem o costume de usar o notebook na cama ou no sofá.

Quais são os benefícios do uso de um suporte para notebook?

1. Ajuda a prevenir lesões

Muitas pessoas acham que os suportes foram inventados para aumentar a vida útil dos notebooks, mas a verdade é que o objetivo principal do uso de suportes para notebook é aumentar a ergonomia do usuário e prevenir o surgimento de dores ou lesões causadas pela má postura. Ao apoiar o notebook na mesa, ele acaba ficando abaixo da altura da sua cabeça e, por isso, você se vê obrigado a olhar para baixo. O ideal é que a tela do computador esteja alinhada horizontalmente a altura dos seus olhos.

Além disso, ao usar o notebook sobre a mesa, o ideal é que o seu corpo forme um ângulo de 90° com suas principais articulações. Há também quem use o notebook sobre a cama ou sobre o sofá. Esse é um mau hábito adquirido principalmente por quem trabalha em home office. Nem é preciso dizer como a sua postura fica comprometida ao usar o notebook sobre o colo nessas superfícies macias e irregulares.

O uso do suporte para notebook obriga o usuário a permanecer com a postura mais ereta. Sendo assim, ele previne o surgimento de lesões nas costas, ombros e pescoço ou o agravamento das condições de quem já tem problemas de saúde, como hérnia de disco e escoliose.

2. Melhora a ventilação da máquina

Você tem o costume de deixar o notebook sobre a cama ou sobre o sofá? Saiba que isso impede a ventilação do notebook e aumenta o calor da máquina. Você já deve ter percebido que na parte de baixo do equipamento existe uma ventoinha. Ela é responsável por refrigerar o motor do notebook.

Quando você coloca o notebook sobre qualquer superfície, a saída de ar é obstruída e a refrigeração da máquina comprometida. Alguns suportes para notebook tampam apenas uma parte da traseira do notebook, deixando um espaço vazio que possibilita a ventilação.

3. Aumenta a vida útil do notebook

O superaquecimento do aparelho, causado principalmente pela ventilação precária, acaba danificando as peças da máquina com o passar do tempo. Existem notebooks que não ficam mais do que poucas horas ligados, pois assim que ele começa a esquentar, as peças param de funcionar. Tudo isso diminui consideravelmente a vida útil do equipamento.

Existem suportes para notebook que contam com um cooler embutido, uma espécie de ventilador próprio que contribui para arrefecer a temperatura do notebook. A energia fornecida para o cooler é fornecida pelo próprio notebook por meio de um cabo USB.

4. Proporciona mais praticidade

Uma das características mais vantajosas do uso do suporte de notebook certamente é o aumento da praticidade. Alguns modelos de suporte podem ser usados fora da mesa, portanto, você não precisa comprar uma mesa própria para computador para colocar o seu notebook.

Além disso, os modelos articulados de suporte permitem que o usuário posicione a máquina da forma que achar mais cômoda. Caso você queira usar o seu notebook em uma viagem, por exemplo, basta levar o seu suporte junto, pois a maioria dos modelos são articulados e podem ser dobrados.

Como escolher o suporte ideal?

Antes de comprar um suporte, observe as dimensões do seu notebook. A maioria dos suportes comportam tranquilamente notebooks de 11 a 15 polegadas, no entanto, atualmente existem notebooks gamers com dimensões maiores e carcaças mais robustas.

Após verificar as dimensões, consulte o material. Grande parte dos modelos de suporte são feitos de plástico, metal ou alumínio. Existem os modelos de madeira, mas nós não recomendamos esse tipo de material por ser muito pesado e difícil de transportar. Os suportes de plástico, embora sejam mais baratos, costumam ser frágeis. O melhor é investir um pouco mais e adquirir um acessório de metal ou alumínio.

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de verificar as opções de regulagem de altura dos suportes articulados. Os modelos mais arrojados contam com três a cinco opções de ajuste de altura e ângulo.

Siga todas as dicas deste texto e temos certeza de que você encontrará o suporte para notebook ideal para as suas necessidades. Você vai perceber como a sua postura vai melhorar com o uso dos suportes. Procure por uma loja especializada e adquira já o seu acessório.

Gostou das nossas dicas? Está decidido a comprar um suporte para notebook? Então confira as opções disponíveis na nossa loja virtual e escolha o melhor modelo para você!

Na loja Port você conta com diversos produtos de informática, papelaria, material escolar e muito mais. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu