Quais tamanhos de cadernos existem?

Todo início de ano você deve ouvir ao fazer a compra de material escolar: “ah, mas caderno é tudo igual.” Não mesmo! E nossa defesa vai muito além da capa. É só virar as páginas para descobrir o que cada um oferece.

Essa diversidade serve para atender as diferentes formas de uso diário. Alguns têm características mais apropriadas para escrita, desenho ou para organização pessoal. É um item multifuncional e democrático: das crianças aos mais velhos, todo mundo usa.

E como acertar na hora da compra? Acompanhando este post, que vai te contar tudo sobre tamanhos de cadernos que você precisa saber!

Você sabe a diferença entre os tipos de cadernos?

Vamos começar explicando as diferenças entre os tipos de caderno. E se engana quem pensa que só muda o tamanho ou a forma de encadernação. Existem características únicas que ajudam a diferenciar cada modelo. Além das que já falamos acima, outras delas são:

  • tipo de papel
  • finalidade de uso
  • marcação de página
  • design
  • preço

Em qualquer papelaria é possível encontrar tipos diferentes de caderno. Por isso, é importante prestar atenção nas especificidades e pesquisar bem, principalmente se você quer encontrar um para determinada finalidade.

Quais os tamanhos dos cadernos?

A variação existente nos tamanhos de caderno permite encontrar modelos mais adequados a diferentes rotinas e maneiras de uso.

Tem caderno com muito ou pouco espaço, para levar na mochila ou em bolsa pequena, para anotações rápidas ou um ano letivo inteiro. E, se precisar, dá para levar um de cada, basta pensar quão útil cada um será.

Separamos alguns dos mais comuns e trouxemos a medida aproximada para esclarecer todas as dúvidas:

  • Caderno Universitário: 20cm x 28cm
  • Caderno Colegial: 18cm x 24cm
  • Caderno A5: 14,8cm x 21cm
  • Caderno ¼: 14cm x 20cm
  • Caderno ⅛ ou Caderneta: 9cm x 12cm

Guia de Tamanhos

Em relação ao tamanho, ainda é possível dividir os cadernos em pequenos, médios e grandes. Dessa forma, uma mesma classificação vai trazer tipos diferentes.

Partindo desta divisão, falaremos um pouquinho sobre cada um deles, mostrando quais tipos estão mais associados a cada categoria. Mas vale lembrar que as medidas podem sofrer variações, principalmente de um fabricante para o outro.

O mais importante é fornecer uma ideia geral de grandeza de cada um deles e facilitar a procura pelo modelo de caderno mais adequado à sua necessidade.

Inteligente

Começamos com um tipo de caderno cada vez mais popular: o Caderno Inteligente. Eles são ideais para organização e planejamento, também podem ser usados para os estudos, mas a grande sacada é ser algo personalizável: é possível ter folhas lisas, pautadas, quadriculadas, destacá-las e reorganizá-las, enfim, oferece várias possibilidades.

Uma grande vantagem é que dá para escolher o Caderno Inteligente de acordo com a sua necessidade, graças a variedade de tamanhos disponíveis no mercado. Ah, ele também permite personalização e explicamos com detalhes aqui.

A5

Outro caderno bastante versátil é o modelo A5, por isso, precisamos dar destaque especial a ele. É considerado um caderno de tamanho médio (14,8cm x 21cm), mas suas dimensões compactas facilitam o uso diário, principalmente pela facilidade de transporte.

Podemos considerar também um material multifuncional, que pode servir para anotações no trabalho ou na sala de aula, servir como diário, caderno de receitas ou para registrar tarefas importantes do dia a dia.

Médio

Vamos falar de outros tipos de cadernos médios? Nesta categoria, podemos classificar os modelos a partir do tamanho A5, que geralmente não ultrapassam as medidas aproximadas de um caderno colegial ou universitário (20cm x 28cm).

Perceba que eles são bem populares no ambiente escolar. Costumam ser os modelos escolhidos para as crianças no início do Ensino Fundamental. Outro integrante dessa lista são os cadernos de rascunhos, bons para desenhar ou tomar notas importantes.

Grande

Quem precisa de muito espaço para anotar, estudar e realizar trabalhos artísticos prefere os cadernos grandes. Nem é preciso dizer que as dimensões são maiores, certo?! As medidas vão variar de acordo com a finalidade do caderno.

Por exemplo, existem cadernos de desenho que podem medir 36cm x 48cm, pouco comum dentro dos padrões que costumamos ver. O caderno A3 tem a medida definida pela folha de mesmo tamanho (29,7cm x 42 cm) e é uma escolha propícia para arquitetos ou designers.

Tipos de Caderno Escolar

Ir à papelaria para comprar cadernos e outros itens da lista de material escolar é uma lembrança guardada por muita gente. E o número de opções à disposição dos pais e da criançada é tão grande que é muito fácil se perder e levar tempo para escolher.

Fato é que existem modelos de diferentes tamanhos, encadernamento, número de folhas e capas. Importante é reconhecer os principais deles: caderno universitário, caderno colegial, caderno de caligrafia, de cartografia, até os fichários são uma dessas variedades.

E quem já foi criança sabe: acertar a escolha do material serve como incentivo a mais para aprender nas aulas.

O que é um caderno universitário?

Não é regra, mas o caderno universitário costuma ser pautado, com margens e fechamento em espiral, permitindo um número maior de folhas (o famoso caderno de 10 ou 20 matérias). E como o nome sugere, é quase uma unanimidade entre estudantes do Ensino Superior.

De fato, este é um dos melhores cadernos para ambientes escolares e educacionais. Com muitas páginas e bastante espaço, permite anotar o conteúdo de sala de aula para diferentes disciplinas. Por isso, ele não se restringe aos universitários e acaba sendo usado por estudantes mais novos, mas também por profissionais de diversas áreas.

Qual o tamanho de um caderno universitário?

O tamanho de um caderno universitário podem variar alguns milímetros a depender da marca, geralmente o padrão é 20 cm x 28 cm. Já o tamanho do caderno universitário da Tilibra é 200 mm x 275 mm, que também quer dizer, 20cm x 27,5 cm.

Qual a diferença do caderno colegial?

Mas então, qual seria a diferença do caderno universitário para o caderno colegial? Essa resposta, nem o melhor aluno em sala de aula vai saber, mas nós vamos te contar.

Os dois modelos são bem parecidos, mas o tamanho de caderno colegial pode ser pouca coisa menor (17,7 cm x 24 cm, aproximadamente), o que facilita o armazenamento na mochila. Possui em comum as folhas com linhas e o fechamento espiral, mas, neste caso, a quantidade de páginas tende a se limitar ao equivalente a 10 matérias — sendo que os de uma matéria também são extremamente comuns.

Qual é o tamanho de um caderno 1/4?

Nossas medidas estão diminuindo! Chegou a hora de falar do caderno ¼, opção útil aos estudantes cursos extracurriculares (idiomas, por exemplo) ou profissionais que prezam por manter as suas rotinas organizadas.

Até aí tudo bem, entendemos a utilidade. Mas qual é o tamanho do caderno ¼? Vamos te responder: suas medidas aproximadas são de 14cm x 20cm. Sobre este modelo, vale destacar que ele pode ser encontrado pautado, com linhas horizontais, ou folhas quadriculadas. Não costumam passar de uma única matéria e possuem acabamento brochura ou espiral.

Caderno de anotações

Então o modelo anterior serviria como um caderno de anotações? Sem dúvidas, mas existem modelos ainda menores e que podem ser carregados em qualquer lugar que servem tão bem para esse propósito.

As medidas deste tipo de caderno podem variar: você encontra caderninhos bem pequenos, de 9cm x 15cm, e alguns um pouco maiores, chegando até 13cm x 21cm.

Levando para onde for, você pode utilizar o material a qualquer hora, em qualquer lugar. Pintou uma ideia que você não quer esquecer? Só anotar. Um número de telefone importante? Escreva na hora. Pode funcionar como agenda? Também, assim ninguém perde a hora nem deixa de cumprir com as tarefas.

Para que serve o caderno de cartografia?

Caderno de cartografia ou caderno de desenhos, estamos falando da mesma coisa. Pronto, agora ficou fácil saber qual a utilidade deste modelo.

Quando a criançada começa a frequentar a escolinha, este item costuma estar presente na lista. Afinal, é pelas páginas em branco — em sua maioria — que a criatividade começa a aflorar. Agora, os mais velhos, que fazem cursos ou tarefas que pedem o desenho técnico, também fazem uso e mostram todo o seu talento.

Os tamanhos dos cadernos de cartografia costumam variar entre as categorias média e grande.

Como é o caderno de caligrafia?

O caderno de caligrafia é um tipo comum de caderno escolar, principalmente no início da trajetória estudantil. Ele é vendido em diversos tamanhos. Crianças que estão aprendendo a escrever usam mais o tamanho ¼. Já para crianças com idade um pouco mais avançada, o de tamanho A4 é mais comum para melhorar a escrita.

Por ter finalidade bem específica, este tipo de caderno tem folhas especiais que apresentam linhas guias em maior e menor tamanho, que permitem aprimorar tanto letras maiúsculas quanto minúsculas, e um papel de mais qualidade, para facilitar o controle e o deslizar do lápis na superfície.

O que é caderno escolar brochura?

Este é um item praticamente indispensável nas listas de material escolar para os primeiros anos de ensino básico e fundamental. O caderno brochura não tem um tamanho específico. Este termo, na verdade, refere-se à forma de encadernação em que as folhas são coladas, costuradas ou grampeadas na capa.

Portanto, podemos dizer que o caderno brochura é um “concorrente” do espiral. No mais, ele se assemelha a qualquer outro tipo: pode ter diversos tamanhos (A4, A5, caderneta) e finalidades (para desenho, quadriculado ou caligrafia).

Etiqueta para caderno escolar

Agora que já estamos por dentro de tudo sobre tamanhos de cadernos que existem e os principais modelos, está na hora de falar do toque final, muito importante para não perder todo o conteúdo: a identificação do caderno.

É cada vez mais comum que os modelos universitários tragam uma espécie de folha de rosto, com espaço para informações como nome e a matéria/assunto do caderno.

Mas a boa e velha etiqueta para caderno escolar ainda é bastante prestigiada. Existem etiquetas adesivas de vários modelos, algumas personalizadas com desenhos que fazem sucesso entre as crianças. É um item importante e exigido nos primeiros anos escolares para que os pequenos não troquem os materiais.

Ideias para decorar caderno escolar

À medida que as crianças vão crescendo, a maneira de decorar os cadernos vai mudando. Além de deixar o material mais bonito, a personalização se transforma em uma forma de expressão da pessoa.

O item de decoração que vive nas graças de crianças e adolescentes são os adesivos e muitos modelos de cadernos trazem um encarte com adesivos nas primeiras folhas. Também dá para personalizar com desenhos, colagens, recortes, papel contact. É só deixar a imaginação fluir e dar a sua cara ao material.

Caderno escolar barato

E na hora de ir às compras, e elas não costumam ser pequenas, como encontrar caderno escolar barato?

A nossa dica principal é que você faça uma boa pesquisa de acordo com o tipo e o tamanho de caderno que precisa. Os preços costumam variar bastante de acordo com o fabricante e também pelo design do caderno (sim, capas mais atrativas vão custar um pouquinho mais).

Se você quer economizar de verdade e encontrar os melhores preços de caderno escolar, acesse o site da PORT. Lá tem materiais de qualidade e ofertas especiais para todos os bolsos. É só conferir!

Conclusão

Os cadernos fazem parte da nossa vida. Por eles, aprendemos a escrever, fazer contas e contar histórias. Utilizamos para registrar momentos importantes da vida e nos ajudam a não perder compromissos importantes.

E agora você tem um guia completo com tudo sobre tamanhos de cadernos e seus diferentes modelos. Como nós falamos, a variedade disponível no mercado é grande. Por isso, antes de comprar, pense bem no seu objetivo e não deixe de consultá-lo novamente para acertar na escolha. Assim, você seguirá sua história com os cadernos sempre escrevendo nas linhas corretas.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Com a crescente evolução tecnológica e o aumento da demanda por uma conectividade confiável, escolher um roteador adequado se tornou

Estar conectado é essencial atualmente, em função disso a qualidade do roteador Wi-Fi exerce um papel fundamental nessa conexão. A

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Deixe um comentário

Fechar Menu