Descubra como envolver seus filhos nas tarefas domésticas!

Descubra como envolver seus filhos nas tarefas domésticas!

Tempo de leitura 5 min
PORT, distribuidor oficial ChamexPowered by Rock Convert

Você sabia que, com algumas dicas práticas, é possível envolver os seus filhos nas tarefas domésticas e, até mesmo, transformar aquela obrigação em um momento prazeroso em família? Existem muitos benefícios de estimular a participação das crianças e dos adolescentes nas atividades de casa, mas nem sempre os pais sabem como fazer isso corretamente.

Pensando em ajudá-lo nessa missão, preparamos este artigo explicando como envolver os filhos nas tarefas domésticas, ressaltando como separá-las de acordo com a idade de cada um. Continue com a gente, confira e inspire-se!

Por que é importante envolver os seus filhos nas tarefas domésticas?

Sabemos que brincar é super importante para o desenvolvimento das crianças e que, muitas vezes, os adolescentes estão sempre envolvidos com atividades escolares. Mas você sabia que envolver os seus filhos nas tarefas domésticas também pode contribuir para o seu crescimento e a descoberta de novas habilidades?

De noções de limpeza e organização ao planejamento financeiro, seus filhos vão ganhar experiência e desenvolver aptidão para atividades que vão ser muito úteis no futuro. Para que não restem dúvidas, listamos, a seguir, algumas vantagens de incentivar essa prática.

Ajuda a criar o senso de responsabilidade

Dar uma tarefa específica para a criança cumprir, como cuidar de determinada área da casa ou guardar os brinquedos, ajuda-a a entender a importância de ser responsável com as suas obrigações. Aos poucos, seu filho será capaz de compreender os benefícios da organização e as consequências de não realizar o que lhe foi confiado.

Estimula o trabalho em equipe

Pode parecer apenas um detalhe, mas envolver os seus filhos nas tarefas domésticas faz com que percebam que são parte fundamental do bom funcionamento da casa e da família, estimulando o trabalho em equipe. Realizar atividades em grupo vai ser essencial para o desenvolvimento de boas relações no futuro.

Trabalha a autoconfiança e independência

Estimular a autonomia e independência das crianças no desempenho de atividades do cotidiano é fundamental para que elas se tornem adultos autoconfiantes. E a realização de algumas tarefas domésticas é um importante passo para isso. Ajudar os pais em casa proporciona uma sensação de realização e dever cumprido, que pode fazer muito bem para a autoestima dos seus filhos.

Desenvolve a noção de planejamento e organização

Quando você cria uma rotina de atividades para os seus filhos e permite que eles decidam quando e como realizá-la, está estimulando-os a desenvolverem a capacidade de planejar o seu dia de acordo com suas obrigações e mostra a importância da organização para o bom funcionamento de uma casa.

Quais são as principais dicas para envolvê-los?

Agora que você já sabe a importância da participação dos seus filhos nas tarefas domésticas, pode estar se perguntando como é possível envolvê-los nessas atividades. A verdade é que essa pode ser uma missão mais fácil ou difícil de acordo com a idade e fase de vida de cada um.

EcoTank Epson perfeita também para a diversãoPowered by Rock Convert

Lembre-se de que, quanto antes eles forem estimulados a participar, melhores serão os resultados a longo prazo. Por isso, vale a pena conhecer algumas dicas que podem ser bem úteis nesse processo.

Incentive

O incentivo positivo é uma das formas mais eficientes de estimular crianças e adolescentes a executarem determinada atividade. Mostre para o seu filho o quanto a colaboração de todos é importante, não menospreze as primeiras tentativas e valorize todas as suas pequenas conquistas nas tarefas de casa.

Negocie trocas

É possível negociar trocas com os seus filhos de acordo com a idade e o interesse de cada um deles. Crie jogos de recompensa baseados em no montante de colaboração em casa: quanto mais eles ajudarem nas tarefas, mais eles ganharão. Pode ser algum dinheiro para um momento de lazer, mais tempo no vídeo game, dentre outras coisas.

Crie uma rotina

De nada adianta pedir a ajuda dos seus filhos em um dia e depois ficar semanas fazendo tudo sozinha. Para que eles realmente se envolvam nas atividades domésticas, é importante criar uma rotina de execução de tarefas, onde fique claro o que cada um tem de fazer.

Uma boa dica é criar um quadro de atividades onde todos possam consultar o que devem fazer em cada dia da semana.

Seja o modelo

Essa é provavelmente a dica mais importante da nossa lista! É imprescindível ter sempre em mente que crianças aprendem pelo exemplo. Logo, não adianta impor uma rotina de tarefas domésticas e arrumação para os seus filhos se os adultos da casa não forem organizados e fizerem a sua parte. Seja o modelo para eles!

Como separar as tarefas de acordo com a idade dos seus filhos?

Um fator decisivo para o sucesso da colaboração em família é saber como destinar cada tarefa. É possível dar um tipo de responsabilidade para os seus filhos de acordo com a idade e a fase de desenvolvimento deles, começando com atividades simples e evoluindo, aos poucos, para trabalhos mais complexos.

  • Dos 2 aos 4 anos, a criança pode ajudar a guardar e organizar os seus brinquedos;
  • dos 5 aos 7 anos, a criança já é capaz de colocar sua roupa suja no cesto, ajudar na arrumação do seu material escolar e, até mesmo, tirar o pó de algumas superfícies;
  • a partir dos 8, ela pode arrumar a própria cama, colocar a mesa para o almoço e ajudar com as compras do mercado;
  • a partir da pré-adolescência, ela já consegue ajudar na limpeza da casa, a cuidar dos irmãos mais novos e arrumar o seu próprio quarto.

Essas são algumas sugestões de atividades por faixa etária, mas não existe uma regra exata sobre isso. O importante é que você entenda as capacidades e limitações do seu filho e adapte às necessidades da sua casa, sempre atento para não expor as crianças a atividades que possam representar algum perigo.

Como você pode perceber ao longo do texto, existem diversos benefícios de contar com a ajuda dos seus filhos nas tarefas domésticas. com o estímulo certo, é possível fazer isso de forma leve e, até mesmo, divertida!

Tem outras dicas de como envolver os filhos nas atividades de casa? Deixe um comentário no post contando para a gente!

Na PORT tem Cartucho Original HP XL com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up