Tipos de calculadora: conheça quais são e como escolher!

A calculadora é uma ferramenta que economiza tempo, pois dependendo da função, pode contribuir para a execução de muitas tarefas matemáticas — que vão desde cálculos elementares até funções de segundo grau. As calculadoras foram mudando conforme o tempo, e é possível encontrar vários modelos modernos graças à tecnologia na atualidade.

Devido à quantidade e modelos de calculadoras disponível, é primordial entender suas diferenças para escolher a opção que melhor atenda às suas necessidades. Uma pessoa que é comerciante, por exemplo, não precisa fazer cálculos matemáticos complexos no seu dia a dia, por isso ela não precisa gastar dinheiro comprando uma calculadora científica.

Quais são os principais tipos de calculadora?

Se você quer entender mais sobre os modelos de calculadoras, continue a leitura!

Calculadora portátil

A calculadora é um dispositivo que realiza operações aritméticas em números. As calculadoras mais simples podem fazer somente adição, subtração, multiplicação e divisão. Calculadoras mais sofisticadas podem lidar com operações expoentes, raízes, logaritmos, funções trigonométricas e funções hiperbólicas. Internamente, algumas calculadoras executam todas essas operações por processos repetidos de adição.

À medida que as calculadoras ficaram mais avançadas, durante a década de 1970, elas se tornaram capazes de fazer cálculos envolvendo variáveis ​​(incógnitas) — esses foram os primeiros computadores pessoais. Os atuais ainda podem realizar essas operações e todos oferecem um programa de calculadora virtual que realmente se parece, na tela, como uma calculadora portátil.

Atualmente, a calculadora portátil é umas das mais simples do mercado. Essa calculadora é de bolso e usada somente para cálculos básicos de matemática. Existem no mercado muitos modelos de calculadora portátil. Veja alguns deles a seguir.

Modelo básico

As calculadoras mais básicas apresentam poucas funções e mostram resultados em uma tela LED de apenas uma linha. Esse tipo de calculadora é chamado de “quatro funções”, já que apenas subtrai, adiciona, divide e multiplica.

Cabe salientar que existem as exceções. Algumas podem fazer os seguintes cálculos: impostos, tempo, raízes quadradas e valores de desconto. Esse modelo é excelente para o uso doméstico e para os estudantes de matemática.

Tela dupla

Normalmente a calculadora tela dupla apresenta todos os recursos da básica, mas é equipada com dois monitores LCD para efetuar operações de maneira mais fácil. Nesse sentido, esse modelo serve principalmente para cálculos de negócios, como conversão de moeda, impostos ou cálculos de venda, custos ou orçamentos.

Tela de três linhas

A calculadora com tela de três linhas é muito usada nos empreendimentos. Ela é um dispositivo básico com uma tela LCD ampla que possibilita realizar três linhas de cálculos. Assim, a exibição de três linhas permite que o indivíduo veja a entrada original, o cálculo e o total final de uma única vez.

Ela é utilizada em operações de câmbio, já que pode armazenar uma série de taxas de conversão na memória para recuperação instantânea.

Calculadora científica

calculadora científica proporciona uma numerosa gama de conversões, estatísticas e planejamento de dados científicos avançados. Essa calculadora oferece uma multiplicidade de funções para a matemática geral, engenharia, álgebra e dados estatísticos.

Com a finalidade de efetuar contas mais complexas, ela faz uso de um sistema de notação para calculadoras algébricas. Os tipos de calculadora científicas você confere nos próximos tópicos.

Científica padrão

Essa calculadora permite aos estudantes, engenheiros e cientistas a capacidade de realizar exercícios algébricos complexos, como combinações, permutações, cálculos fracionários e estatísticos.

Calculadoras gráficas

As calculadoras gráficas são um dos tipos de científicas mais comuns e proporcionam um conjunto de funções. Elas podem facilmente traçar coordenadas, esboçar e executar estatísticas complexas e solucionar gráficos. Por causa das tarefas que executam, são consideradas computadores em miniaturas.

Normalmente as gráficas apresentam monitores LCD de alta resolução, que favorecem a nitidez na leitura dos resultados. Além disso, contam com uma CPU com elevada velocidade, que efetiva gráficos e cálculos difíceis.

Científica programável

Os modelos programáveis contêm a maioria das funções exercidas nas calculadoras gráficas, mas também permitem que os usuários programem funções, aplicativos e cálculos. Por causa dessa diferenciação, viabilizam a inserção de uma grande quantidade de lógica para solucionar cálculos amplos.

Calculadora de impressão

As calculadoras de impressão alimentam um rolo de fita de papel por meio de uma impressora interna para conceder uma gravação escrita de todos os cálculos que são realizados. Vale salientar que alguns modelos podem imprimir em duas cores, preto ou vermelho, com a finalidade de identificar os valores negativos e positivos. Elas podem apresentar os seguintes tipos.

Compacta

As calculadoras de impressão compacta são parecidas com os modelos portáteis, mas dão a oportunidade de imprimir os resultados. Elas apresentam leitores que facilitam a compreensão e suas impressões são rápidas. As versões mais evoluídas realizam funções fiscais e cambiais, isto é, porcentagens, cálculos básicos de lucro e custo.

De mesa

modelo de mesa oferece a mesma funcionalidade da compacta, mas seu tamanho é maior. Ela apresenta mais botões de função e fornece uma reação de impressão de linha por segundo mais eficaz do que a versão compacta.

Térmica

Os recursos matemáticos e internos da calculadora térmica são os mesmos da compacta e da de mesa. Entretanto, a impressão é feita por meio de um procedimento de impressão térmica, em que o calor é direcionado a um papel especialmente preparado para reagir e trocar de cores.

Como encontrar a calculadora ideal?

Diversos aspectos devem ser analisados no momento da compra. Continue a leitura e saiba quais são eles.

Preço

O preço é um fator muito importante, mas nem sempre a opção mais barata é a melhor para o seu caso. Além de olhar o preço da calculadora, deve-se considerar o custo-benefício que ela oferece.

Funções

É preciso saber a configuração da calculadora e as funções que ela oferece. Isso é fundamental para conhecer melhor o produto que você está adquirindo.

Garantia

É preciso atentar-se à garantia da calculadora, pois ela não serve para ser usada apenas na sala de aula. Esse é um produto que vai ser usado durante muitos anos, e com o propósito de evitar contratempos com a mercadoria, é preciso adquirir uma boa garantia.

É fundamental conhecer os modelos de calculadora disponíveis no mercado e optar por aquele que atenda às suas necessidades. A chave para escolher a calculadora correta é compreender as diferenças entre esses tipos e as funcionalidades disponíveis.

Para quem é indicado cada tipo de calculadora?

Conforme explicado, as calculadoras são ferramentas que economizam muito tempo e são oferecidas em uma variedade de modelos — todas foram projetadas para uma aplicação específica.

Essas ferramentas universais são inevitáveis para muitas operações diárias no mundo dos negócios. Para escolher a calculadora certa para o seu trabalho, você deve saber o que difere um modelo do outro. Veja as indicações a seguir.

Calculadora básica

calculadora básica (de bolso ou de mesa) é o tipo mais comum e pode ser encontrada em todos os lares, ela é perfeita para realizar tarefas matemáticas básicas. Normalmente, essa calculadora vem com apenas algumas funções e um display LED de uma linha. Sua indicação é para uso pessoal.

Calculadora científica

As calculadoras científicas fornecem muitos cálculos altamente avançados, estatísticas, análises, dados científicos, conversões e muito mais. Até agora, calculadoras científicas são os modelos de calculadora mais avançados e são especialmente eficientes para matemática, engenharia e álgebra em geral.

Estudantes universitários, professores, engenheiros e cientistas usam calculadoras científicas para executar todos os tipos de funções matemáticas complexas.

Calculadora gráfica

Calculadoras gráficas são a forma mais comum de calculadoras científicas. Essas calculadoras fornecem mais de uma centena de funções matemáticas e são usadas em muitas aplicações diferentes.

As calculadoras gráficas são capazes de realizar qualquer cálculo, incluindo resolução, esboço e representação gráfica de estatísticas complexas. Elas são consideradas minicomputadores e são obrigatórias em matemática, ciências e áreas técnicas.

Calculadora de impressão

As calculadoras de impressão são mais práticas (e baratas) do que computadores que necessitam de sistemas e uma impressora separada. Além de exibir o resultado em uma tela, essas calculadoras imprimem os resultados em um papel. A indicação vai depender da velocidade de impressão.

  • 1,5 a 2,1 linhas por segundo: utilizada para uso doméstico ou para pouco uso da impressora;
  • 2,4 a 2,9 linhas por segundo: utilizada em empresas ou para uso doméstico, sendo indicada para um digitador de agilidade média, pois ela não suporta um uso constante;
  • 3,5 a 4,1 linhas por segundo: utilizada por profissionais que necessitam de uma calculadora rápida e robusta.

Calculadora financeira

Uma calculadora financeira ou de negócios desempenha funções financeiras comumente necessárias em comunidades de negócios e comércios. As operações mais comuns são:

  • juros simples;
  • juros compostos;
  • fluxo de caixa;
  • amortização;
  • conversão;
  • custo, venda, margem etc.

A calculadora pode ser programada pelo usuário, permitindo a adição de funções que o fabricante não forneceu por padrão. Um dos equipamentos mais utilizados em faculdades e empresas é a HP 12C.

A principal diferença entre calculadoras financeiras e calculadoras não financeiras é a capacidade de calcular o valor presente líquido e a taxa interna de retorno ​​em uma série de fluxos de caixa. Elas também fornecem a capacidade de avaliar rapidamente o valor futuro de um investimento ou determinar o pagamento mensal de uma anuidade.

Esses tipos de calculadora são indicados para estudantes e profissionais das áreas de economia, administração e ciências contábeis.

Quais são as vantagens de investir em tecnologia na atualidade?

Engana-se quem pensa que a calculadora é apenas um acessório. Depois de tudo o que já foi dito neste texto, é impossível negar que as calculadoras modernas são, sim, aparelhos tecnológicos, assim como os computadores e celulares.

No mundo quem que vivemos, a tecnologia está presente em tudo: nos automóveis, nos eletrodomésticos e até mesmo os equipamentos hospitalares são peças de alta tecnologia. A medicina e os estudos científicos jamais teriam avançado tanto sem a modernidade dos laboratórios.

Entre todas as vantagens que a tecnologia nos proporcionou, podemos citar a revolução na comunicação. Hoje em dia, uma pessoa que mora no Chile pode conversar por meio de uma chamada de vídeo com uma pessoa no Japão em tempo real. O globo nunca esteve tão conectado e as pessoas nunca estiveram tão engajadas sobre o que acontece no mundo todo.

O que você faz quando quer assistir a um filme? Sem a tecnologia, não seria possível ter acesso à informação e ao entretenimento com tanta facilidade. A grande verdade é que o mundo moderno mudou completamente o estilo de vida e o comportamento das pessoas.

Quais são as desvantagens da tecnologia?

Você acha que os celulares são uma maravilha? Algumas pessoas podem discordar da sua opinião. É verdade que, embora tenha trazido muitas facilidades para a nossa vida, a tecnologia pode ser um perigo se usada incorretamente.

Entre as desvantagens da tecnologia, podemos citar o vício nos aparelhos eletrônicos. Não só as crianças e os adolescentes ficam viciados nas redes sociais: muitos adultos encontram dificuldades para se relacionar na vida real porque não deixam o celular de lado um segundo sequer.

Existem também aquelas pessoas que usam a tecnologia e a internet para fazer mal aos outros, como os hackers de contas das redes sociais, de órgãos públicos e de sites de empresas. Infelizmente, há muita gente mal-intencionada e que entende muito de tecnologia, por isso é preciso ter muito cuidado nesse mundo moderno, principalmente na internet.

Outro exemplo de desvantagem é a substituição do homem pela máquina. As máquinas são inteligentes, capazes de realizar tarefas repetitivas sem cansar, sem falhar e, ainda por cima, sem receber salário. O número de desempregados crescendo gradativamente está diretamente ligado à inclusão das máquinas nos meios de produção. Embora os produtos, de fato, saiam melhores e mais padronizados, esse é um problema que está afetando economicamente a sociedade.

Existem outros recursos tecnológicos como a calculadora?

A calculadora não é o único aparelho que tem o poder de facilitar o nosso dia a dia. A impressora, o scanner, os computadores, os softwares de gestão, os celulares e os tablets também são grandes aliados de quem precisa realizar uma tarefa mas está com o tempo curto.

Não se esqueça, é claro, de cuidar desses equipamentos com carinho e fazer a manutenção periodicamente. O tempo de vida útil da sua calculadora ou de qualquer aparelho eletrônico depende muito da forma como você o usa.

Assim como qualquer outro equipamento, o segredo para encontrar o melhor custo-benefício em calculadoras ou em qualquer outra tecnologia na atualidade é listar suas necessidades (presentes e futuras). Comprar um aparelho mais barato para suprir apenas as necessidades atuais pode não ser a melhor escolha. Portanto, considere o longo prazo e tenha um bom equipamento por muito tempo.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Você tem alguma das calculadoras citadas neste texto? Compartilhe a sua experiência conosco nos comentários!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Com a crescente evolução tecnológica e o aumento da demanda por uma conectividade confiável, escolher um roteador adequado se tornou

Estar conectado é essencial atualmente, em função disso a qualidade do roteador Wi-Fi exerce um papel fundamental nessa conexão. A

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Deixe um comentário

Fechar Menu