Conheça os tipos de entrada USB que existem e como se deu a evolução

A tecnologia USB faz parte da vida da maioria das pessoas, até mesmo de quem não entende tanto de tecnologia. A maioria dos computadores vendidos atualmente, desde os mais simples até os desktops voltados para gamers, e dispositivos eletrônicos vêm equipados com entradas USB de diversos modelos.

Existem variados tipos de entrada USB mas, afinal, qual é a diferença entre os cabos? O que cada nomenclatura significa? Se você também está procurando a resposta para essas dúvidas, continue a leitura. A seguir, explicaremos melhor o que é um USB, como ele surgiu e qual é a finalidade de cada entrada. Confira!

O que é USB?

O USB, sigla para Universal Serial Bus, é um padrão de entrada ou de encaixe que foi criado para melhorar a conectividade entre os dispositivos. Essa tecnologia foi criada em meados dos anos 90 e, desde então, passou por grandes mudanças para chegar nos modelos que conhecemos hoje.

A entrada USB está presente não só nos computadores e notebooks, mas também em outros aparelhos eletrônicos, como televisões, caixas de som, câmeras fotográficas, fones de ouvido, carregadores de celular e muito mais.

Quais são os tipos de entrada USB existentes?

USB-A

É o formato retangular padrão encontrado na extremidade da maioria dos cabos. Ele é inserido apenas de uma maneira, e por meio dessa entrada é possível transmitir dados e energia.

Os computadores costumam contar com mais de uma entrada USB-A, para que os periféricos (como mouse e teclado) sejam conectados. Além disso, também é possível encontrar essa entrada em televisões e consoles de videogame.

USB-B

Diferente do formato acima, o USB-B tem o formato quadrado e é utilizado principalmente em impressoras e scanners. Esse tipo de entrada não é mais comum nos dias de hoje, pois a maioria dos dispositivos que usavam o USB-B mudaram para um formato menor.

USB tipo C

É o padrão de USB mais moderno, por isso, ainda é pouco comum. O USB tipo C é um cabo reversível que promete a maior velocidade na transmissão de dados já vista até agora, além disso, o seu formato é mais compacto que os seus antecessores.

Mini e Micro USB

O Mini USB é um tipo de conector menor que era considerado o padrão para celulares antigamente. Com a chegada do Micro USB, o uso da entrada Mini caiu em desuso, no entanto, ainda é possível encontrá-la em algumas câmeras, em MP3 players e similares.

O Micro USB é ainda menor que o seu antecessor e, atualmente, é o padrão utilizado em smartphones e outros dispositivos móveis. No entanto, muitos fabricantes de tablets e smartphones estão migrando para o Tipo C.

Quais são as principais variações de velocidade USB?

O padrão de velocidade dos conectores USB é determinado pela sua numerologia, sendo o 1.0 o mais antigo e o 3.2 o mais recente. Sendo assim, quanto mais alto o número, maior será a velocidade de transferência de dados.

O USB 1.0 é tão antigo que nenhum dispositivo atual conta com esse padrão. O USB 2.0 ainda é usado, no entanto, é a velocidade mais lenta que existe nos dias de hoje. A maioria dos computadores possuem entrada 2.0, e você também consegue encontrar esse padrão em pendrives e dispositivos periféricos.

As entradas 3.0, 3.1 e 3.2 são as mais velozes e são encontradas principalmente nos dispositivos mais modernos. A partir do USB 3.0, a cor azul é usada para caracterizar os novos padrões de entrada. Também é possível encontrar a sigla SS nesses formatos, que significa Super Speed.

Esses são os tipos de entrada USB existentes até o momento. É claro que, com o avanço da tecnologia, novas formas de conexão surgirão no mercado. Temos certeza de que daqui a alguns anos, a entrada 3.2, considerada a mais veloz atualmente, terá se tornado obsoleta.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais para que outras pessoas possam conhecer a diferença entre as entradas USB. 

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Com a crescente evolução tecnológica e o aumento da demanda por uma conectividade confiável, escolher um roteador adequado se tornou

Estar conectado é essencial atualmente, em função disso a qualidade do roteador Wi-Fi exerce um papel fundamental nessa conexão. A

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Deixe um comentário

Fechar Menu