Tipos de mochilas: saiba como escolher para o seu filho!

Para os pais e responsáveis, a volta às aulas requer muito cuidado, já que é a hora de selecionar o material escolar da criança. Nesse caso, a escolha entre os tipos de mochilas é muito importante, já que ela vai acompanhar a criança durante todo o ano.

Por isso, mais do que preços, cores ou marcas é preciso escolher a mochila ideal conforme altura, idade e peso da criança, já que isso pode evitar problemas graves na coluna no futuro.

Se você quer saber como tomar a melhor decisão, continue a leitura! Nesse blog, listamos os principais tipos de mochilas e as melhores dicas de como escolher a ideal para seu filho. Confira! 

Tamanho e puxador da mochila

O ponto mais importante para quem está à procura dos melhores tipos de mochilas infantis com rodinha é ficar atento ao puxador e ao tamanho do item. Ele precisa ser ajustável para permitir uma regulagem de acordo com quem está utilizando.

Além disso, é interessante que o tamanho do puxador consiga servir tanto para a criança quanto para o adulto. Isso porque vários modelos são elaborados apenas para crianças, mas, quando elas se cansam, é o responsável quem precisará levar a mochila.

Lembre-se de que a alça é um acessório que precisa ficar na altura da cintura e não pode ser muito longo ou curto, pois a criança teria que se inclinar. Isso pode causar problemas de coluna em médio e longo prazo. Portanto, o tamanho indicado é aquele que permite que as costas fiquem retas e o braço esticado.

Rodinhas

Esse é um ponto que, normalmente, costuma ser deixado para trás pelos responsáveis no momento de comprar mochilas infantis com rodinha. Mas é preciso ter atenção, já que o ideal é escolher um modelo com rodinhas largas, que facilitem a locomoção na rua e a passagem por obstáculos.

Atualmente, já há tipos de mochilas reforçadas e mais específicos para crianças que precisam realizar percursos longos.

Peso

Muitas pessoas falam a respeito do peso máximo que cada criança pode carregar. É importante lembrar que a carga não deve ultrapassar, em nenhuma hipótese, 10% do peso corporal da criança. Entretanto, a própria mochila quase nunca passa por essa balança.

O peso da mochila escolar vazia também precisa ser levado em consideração, principalmente no momento em que o mercado aposta em diversos enfeites, acessórios e, até mesmo, brinquedos acoplados à mochila.

Na realidade, a indicação é de que a mochila não passe de 0,5 kg quando estiver totalmente vazia, sem nenhum material escolar em suas divisões internas. Por falar na parte interior, o recomendado é escolher produtos que apresentem um forro acolchoado nas costas, o que evita que qualquer item pontiagudo acabe ferindo a criança.

Para prevenir qualquer problema nas costas da criança, é necessário também distribuir corretamente todos os materiais ao arrumar a mochila, colocando os itens mais pesados no fundo da bolsa, próximo à parte que fica junto às costas. No caso de mochilas com divisórias, deve-se manter um equilíbrio de peso entre elas, para que o pequeno também tenha mais equilíbrio enquanto caminha com a mochila.

Tecido

Contar com uma mochila de boa qualidade evita transtornos para os próprios estudantes. Isso porque, além de durar mais tempo, ela pode ser usada em viagens ou passeios. Afinal, ninguém deseja ser pego de surpresa com uma bolsa furada e itens caindo ou sendo perdidos pelo caminho, não é mesmo?

Sendo assim, dê atenção à possibilidade de comprar uma mochila feita com material impermeável. Além de garantir que a umidade não vai entrar na bolsa, estragando livros ou cadernos, esse modelo de mochila permite uma higienização bem mais rápida e eficaz.

Medidas recomendadas para o tamanho de mochilas

Para você tirar todas as dúvidas em relação à mochila ideal para volta às aulas, preste atenção nas informações a seguir:

  • Crianças de dois a três anos, que tenham abaixo de um metro de estatura, precisam usar a mochila de tamanho pequeno;
  • Crianças entre três e quatro anos, que tenham entre um metro e 1,30 de altura, devem usar uma mochila de tamanho médio;
  • Para crianças entre quatro e seis anos, que tenham altura entre 1,30 e 1,40 m, o tamanho recomendado para a mochila é o grande;
  • Para crianças entre seis e oito anos (ou mais), que tenham acima de 1,49 m de altura, o tamanho da mochila deve ser GG.

Porém, em todas as situações, é necessário dar atenção ao peso carregado na mochila. Como dito, não se pode ultrapassar os 10% do peso corporal da criança.

Outros fatores que merecem atenção no momento da escolha da mochila

Distribuição dos itens

Muitas vezes, deixamos esse ponto passar despercebido porque focamos muito na aparência dos diferentes tipos de mochilas. Porém, um aspecto imprescindível para ser analisado são os compartimentos. Principalmente no caso das crianças menores, que precisam levar vários apetrechos para a escola.

Isso é fundamental para organizar melhor os objetos do seu filho e dar uma sensação de organização e comodidade. Além disso, a organização evita que os objetos fiquem bagunçados e reduz o risco de algo estragar ou quebrar.

Portanto, antes de comprar uma mochila, é preciso avaliar se ela vai ser útil para guardar tudo aquilo que você deseja.

Por exemplo: vai levar documentos importantes do seu filho? Então, deve ter um compartimento só para isso, bem reservado para evitar perdas. Ou você deseja guardar o lanche? Deve haver, então, algum compartimento térmico.

Conforto

Outra coisa muito importante que deve ser levada em conta sempre é analisar se é um modelo de mochila confortável. Por exemplo, alças acolchoadas são fundamentais naquelas mochilas em que ele levará objetos mais pesados.

Já nas mochilas omni, o cinturão com regulagem é indispensável, pois já que elas são maiores, o cinturão garante que a pressão de todo o peso não recaia somente sobre as costas.

Outro apetrecho que proporciona conforto é a alça de mão anatômica, principalmente se o seu filho gosta de levar a mochila mais na mão do que nas costas.

Por isso, antes de comprar é importante analisar a forma que o seu filho vai utilizar a peça. Após isso, busque aquelas que se encaixem nos seus padrões de desejo.

Cuidados

Até chegar a uma decisão por qual mochila você vai levar, já passou um tempo considerável, né? Então, o cuidado também deve ser mantido após a realização da compra.

Acima, falamos sobre alguns dos materiais em que os diferentes tipos de mochilas são confeccionadas. Por isso, cada uma delas exige um cuidado específico. Por exemplo, mochilas com um tecido mais fino não devem ser lavadas na máquina ou expostas ao sol, uma vez que esses tecidos danificam com maior facilidade.

No geral, a melhor forma de como lavar uma mochila é:

  1. Esvaziar a mochila, retirando todos os apetrechos contidos nela;
  2. Limpar com um pano úmido toda a sujeira da superfície para que partículas de terra e poeira não se misturem com a água que será usada durante a lavagem;
  3. Checar a etiqueta da sua mochila. Esse ponto é importante porque em quase todas as mochilas as etiquetas apresentam instruções sobre lavagem e secagem, possibilitando um maior cuidado e garantindo uma maior durabilidade do item;
  4. Tratar as manchas isoladamente, aplicando um produto específico para a remoção. Isso facilita a lavagem e permite que ela seja ainda mais eficiente;
  5. Por fim, lave a sua mochila. O tipo de lavagem vai variar conforme o tecido que foi confeccionado.

Ao colocar em prática cada dica acima, você conseguirá realizar uma lavagem muito eficiente da sua mochila e conseguirá preservá-la por bastante tempo, mesmo que o seu filho use muito.

Se você está em busca do melhor tipo de mochila para o seu filho, saiba que encontrará vários tipos de mochilas na  loja da Port. Somos uma distribuidora de materiais escolares com mais de 25 anos no mercado, oferecendo opções de excelente qualidade e melhor preço.

Na loja Port você conta com diversos produtos de informática, papelaria, material escolar e muito mais. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu