Conheça os principais tipos de teclado

Escolher o modelo certo entre os diversos tipos de teclado significa atender às suas necessidades, sejam profissionais ou não. Acessório indispensável, nem sempre o teclado recebe a atenção merecida, o que não deixa de ser surpreendente. Afinal, ao seu uso, estão ligados elementos fundamentais, como desempenho, conforto e ergonomia.

A variedade de modelos confirma que, de fato, teclado não é “tudo igual”. É o que você comprovará a seguir, ao conhecer os diversos modelos disponíveis no mercado. Acompanhe atentamente!

Em que ano foi criado o primeiro teclado?

Em 1868, o inventor Christopher Latham Sholes criou o primeiro teclado chamado de QWERTY. Ele foi criado para uma máquina de escrever e se tornou a base para os teclado que usamos hoje.

A partir de 1873, após a Remington & Sons comprar os direitos de fabricação da máquina de escrever, essa ganhou mais popularidade. Em função disso, os teclados evoluíram. Ganharam teclas adicionais e layouts diferentes para a escolha do usuário.

Em relação a isto, onde ligar o teclado de um computador?

Nos computadores, os teclados são conectados a uma porta USB que pode estar na parte de trás ou na lateral da CPU do equipamento. 

Para inseri-lo, é preciso apenas conectar o plug na porta USB e conferir o encaixe. A partir daí o computador reconhecerá o teclado automaticamente e ele poderá ser usado em seguida.  

Então, que tipo de teclado escolher?

Existem vários tipos de teclados no mercado. Isso facilita a escolha de acordo com a necessidade de cada usuário. Eles podem ser mecânicos ou de membranas e possuem layouts específicos de acordo com o uso.

Um teclado mecânico é ideal caso você digite com frequência. Eles são mais resistentes e duráveis. Caso você prefira um teclado silencioso e mais compacto, pode optar por um teclado de membrana, pois são mais acessíveis de serem encontrados em laptops, por exemplo.

Também, quem foi o criador do teclado?

Como já mencionado, o inventor do teclado foi o editor de um jornal americano chamado Christopher Latham Sholes. Junto de seus amigos Samuel W. Soule e Carlos Glidden, desenvolveram o primeiro protótipo.

Sua invenção revolucionou a forma de comunicação e interação entre pessoas e máquinas. Um legado que continua evoluindo e impactando as gerações.

Também, como trocar o símbolo do teclado?

É possível trocar símbolos no teclado. Caso você esteja habituado com o dispositivo usado, isso é feito de forma fácil. Caso esteja usando um teclado físico, pode ser necessária a troca das teclas e, assim, trocar os símbolos.

Já no caso dos teclados virtuais basta selecionar o símbolo na tela. É importante verificar, em ambos os casos, a disponibilidade dos símbolos desejados, no teclado que está sendo utilizado.

Qual a utilidade do teclado de computador?

Por ser utilizado para digitar textos, comandos e códigos nos aplicativos de softwares, o teclado é uma das principais ferramentas de entrada de dados no computador.

Os teclados também são importantes porque permitem o controle das funções dos sistemas operacionais. Também é utilizado para controlar personagens em jogos, por exemplo.

Por ser uma ferramenta importante, existem diferentes tipos de teclados, de acordo com a necessidade do usuário. A escolha pode ser feita entre os teclados padrões, ergonômicos e mecânicos. Ambos oferecem especificidades de custos e benefícios.

Como utilizar as teclas do teclado de computador?

Para utilizar os teclados é muito simples. Basta pressionar as teclas com os dedos. Elas são distribuídas no dispositivo de forma organizada. Cada uma delas representa letras do alfabeto, símbolos e números.

Ao digitar um texto, é preciso apenas pressionar as teclas correspondentes às letras e/ou caracteres que o compõem. Há também as teclas de controles que, juntamente com outras, indicam um símbolo desejado. Por isso é importante conhecer a disposição delas no teclado.

Tipos de teclado conforme o uso

Existem vários tipos de teclados. Cada um deles oferece propósitos e recursos específicos. O mais comum é o padrão. Ele é composto pelas teclas necessárias para a digitação de textos e controle do sistema operacional.

Já o teclado numérico, como o nome já diz, é composto pelas teclas numéricas. Ele fica em uma seção à parte para a entrada de dados numéricos. O teclado ergonômico tem a função de evitar a fadiga das mãos e dos pulsos. Para os usuários que digitam muito e/ou jogam no computador, os teclados mecânicos tem uma resposta tátil mais satisfatória.

Para quem busca maior mobilidade, os teclados sem fio são os mais recomendados. Sua conexão é feita por meio do Bluetooth ou por um conector USB. E para os amantes dos jogos, existem teclados especializados para essa finalidade. Eles possuem recursos adicionais como teclas programáveis, iluminação RGB, entre outros.

Sem fio ou com fio?

Os teclados podem ser com ou sem fios. A escolha é feita pelo usuário de acordo com sua necessidade ou preferência. 

Teclados com fios oferecem uma conexão mais confiável e estável. Não precisam de baterias ou recargas. Essa é uma vantagem caso você precise de longas horas de uso. 

Caso a necessidade ou preferência seja por maior mobilidade e flexibilidade, os teclados sem fios proporcionam tais benefícios. Com eles é possível trabalhar a uma certa distância do computador, até mesmo em um cômodo diferente. Alguns possuem recursos adicionais como teclas de atalho e controle multimídia. 

Tecnologias implementadas nos teclados

Com o avanço da tecnologia, os teclados evoluíram bastante desde a sua criação. Isso proporciona a melhora de suas funcionalidades, bem como sua usabilidade. Um exemplo é a retroiluminação que permite que as teclas sejam iluminadas, o que proporciona maior visibilidade em ambientes escuros.

Alguns teclados possuem teclas de atalhos programáveis. Elas permitem que os usuários personalizem funções específicas para uma ou mais teclas. É importante ressaltar também, o avanço no que diz respeito à ergonomia. Nos teclados ergonômicos, as teclas são projetadas de forma otimizada para a redução da fadiga nas mãos e nos pulsos.

Outra tecnologia importante é a conexão por meio do Bluetooth nos teclados sem fio. Ele permite a conexão sem a necessidade do uso de um cabo. Por fim, temos os teclados mecânicos que permitem uma resposta tátil mais nítida. São projetados com materiais mais confiáveis, o que proporciona maior durabilidade.

Linguagem e design

Os teclados de computadores são projetados com uma disposição de teclas de linguagem padrão. O padrão QWERTY é o mais usado no mundo. Além dele existem também o padrão AZERTY, usado em países de língua francesa e o QWERTZ, usado em países de língua alemã.

No que diz respeito aos layouts dos teclados, existem os que são personalizados, ou seja, que atendem às necessidades específicas de cada usuário. Um exemplo são os teclados com o layout Dvorak, que proporciona maior velocidade da digitação.

Os designers dos teclados também são muito importantes. Eles impactam na facilidade e na eficiência da digitação. Resumindo, o layout e o design são fatores fundamentais na escolha de um teclado de acordo com a necessidade e usabilidade. 

Quais são os principais tipos de teclado?

1. Básico

Os teclados considerados padrão são aqueles cujo formato de distribuição das teclas segue o modelo QWERTY. Não se trata de uma sigla, mas da ordem em que estas letras estão dispostas no equipamento, herdada dos antigos teclados das máquinas de escrever.

Modelos básicos de teclado são indicados para quem busca, sobretudo, economizar. A preços baixos, você tem tudo de que precisa, entretanto, deverá estar ciente de que o conforto pode não ser o ideal.

Além disso, se estiver habituado a teclados nos padrões XPERT ou AZERTY, poderá ter mais dificuldade em encontrar modelos a preços mais acessíveis.

2. Gamer

Quem utiliza o PC para jogar sabe que nem sempre os teclados convencionais funcionam da forma adequada. Os Gamers têm necessidades especiais em termos de usabilidade, principalmente em relação à rapidez de resposta dos comandos, que deve ser à prova de falha.

Assim sendo, o teclado desenvolvido para jogos é a melhor alternativa, já que oferece respostas mais rápidas, com modelos permitindo o envio de até 10 comandos simultâneos. Trata-se de um diferencial e tanto, uma vez que, em um dispositivo comum, nem sempre a capacidade de transmissão de dados garante o funcionamento sem travar.

O teclado gamer também dispõe de outras funções úteis para quem joga — amadora ou profissionalmente. A programação de atalhos, por exemplo, é bastante útil para jogos de ação, em que o jogador precisa executar manobras ou golpes pressionando múltiplas teclas.

Há, ainda, modelos de teclado gamer com revestimento antiderrapante, afinal, é normal que o jogador transpire pelas mãos enquanto utiliza o teclado, o que pode comprometer a sua performance.

Instruções específicas para teclados de gamer

Saber usar o teclado de forma correta é fundamental para uma melhor performance e uma experiência máxima nos jogos. Para isso é preciso atentar-se a algumas instruções específicas.

Verificar se o teclado possui teclas programáveis, ajustar as teclas de atalho de ações dos jogos, usar as teclas macros com o intuito de executar várias ações com um único comando, configurar o teclado de acordo com o estilo de jogos que você adere, manter o teclado limpo, sem detritos, são algumas dessas instruções.

A partir daí, o sucesso e a satisfação esperada durante o jogo são garantidos. 

3. Teclado Wireless

O teclado wireless é indicado para quem trabalha ou usa o computador em ambientes com espaço reduzido ou simplesmente não quer ter que lidar com o inconveniente dos fios. Tendo em vista o perfil mais prático de quem busca por esse tipo de equipamento, normalmente os fabricantes produzem teclados sem fio com teclas extras, como comandos para reprodução de vídeo.

Seguindo o mesmo princípio, esse tipo de teclado também é, em geral, mais ergonômico. Ou seja, apresenta design que favorece o conforto e o bom posicionamento de mãos e cotovelos. Existem modelos que contam até com sistema para escoar líquidos, caso um usuário menos atento venha a causar algum acidente.

4. Teclado para smart TV

Cada vez mais integrados, os dispositivos eletrônicos compartilham não apenas funções, como os próprios mecanismos de controle. As smart TVs são um exemplo de como essa integração vem eliminando as fronteiras entre os equipamentos, já que podem também ser controladas via teclado.

As diferenças para um teclado normal ficam por conta da forma como se conectam à TV, normalmente via Bluetooth, o tamanho, em geral, reduzido, e a presença de teclas para comandar reprodução de áudio e vídeo.

5. Teclado Compacto

Teclados compactos são todos os que, por suas dimensões, permitem sua utilização em espaços menores do que os modelos convencionais.

Como são desenvolvidos para proporcionar mais conforto, normalmente também contam com atributos que favorecem a ergonomia, ou seja, o posicionamento correto de membros e articulações durante seu uso.

Outro reflexo disso são teclas especiais para reprodução de conteúdo audiovisual ou de acesso rápido, como as funções “Sleep” ou “Meu Computador”. Além disso, também têm, em geral, teclas para facilitar a navegação web, que permitem abrir navegador e e-mail ou acessar os favoritos.

6. Teclado Flexível

Para quem busca praticidade e está sempre em movimento, o teclado flexível é uma excelente alternativa. Produzido em material dobrável e ao mesmo tempo resistente, pode ser enrolado como se fosse um tapete, o que ajuda no transporte.No entanto, o teclado flexível apresenta outras vantagens.

Geralmente fabricado em silicone, suas teclas são confortáveis e macias; por isso, não emitem ruído ao serem acionadas. Sendo assim, dificilmente você terá problemas de manutenção com esse equipamento, já que teclas emborrachadas não quebram.

7. Teclado com iluminação

Nem sempre estamos sozinhos ou podemos ligar as luzes do ambiente enquanto usamos nossos computadores à noite. Pensando em eventuais limitações em relação à iluminação, foi desenvolvido o teclado com luz própria, com modelos em que é possível até mesmo personalizar o tipo e padrão de luz, dependendo da tecla.

Podem ser também utilizados como acessório para quem tem notebooks, cujos teclados nativos podem ser de difícil reparo, uma vez avariados.

8. Teclado Ergonômico

Já que a ergonomia é um atributo essencial para um bom equipamento, entre os tipos de teclado mais adequados, estão os modelos ergonômicos. São dispositivos cujas teclas são maiores do que o normal, assim como o espaço entre elas e a própria disposição na superfície.

Para facilitar ainda mais e evitar lesões articulares em função do esforço, o teclado ergonômico é mais macio. Ele conta com teclas mais sensíveis ao toque do que os modelos convencionais ou projetados sem considerar a ergonomia.

9. Teclado para canhotos

Se você é canhoto, então vai gostar de saber que existem teclados desenvolvidos especialmente para você, que escreve ou digita usando o lado mais lógico do cérebro. Nesse modelo, as teclas numéricas estão posicionadas do “lado certo” para as pessoas que privilegiam o lado esquerdo nas tarefas manuais.

10. Teclado Misto

Além dos modelos desenvolvidos conforme as especificações já descritas, há os teclados que apresentam um mix de todas essas características.

É o caso dos modelos que são, ao mesmo tempo, ergonômicos, com iluminação e projetados para jogos. Podem não ser tão baratos, mas são a escolha ideal para quem usa o teclado para tarefas distintas.

11. Teclados de membrana

Se você é um usuário que prefere um teclado silencioso e acessível, o de membrana é o mais indicado. Ele possui uma camada de membrana sobreposta à uma camada de contato quando a tecla é acionada. 

Os teclados de membrana são mais duráveis. Em função disso têm uma vida útil mais longa. Alguns possuem recursos adicionais como teclas programáveis e iluminação de fundo. No entanto, eles podem ser menos precisos e menos confortáveis ao digitar.

11. Teclados multimídia

Os teclados multimídias são projetados para proporcionar um acesso rápido quanto aos recursos de mídia. Possuem teclas de atalho, dessa forma os usuários controlam com mais facilidade as mídias sem o uso do mouse.

Eles também possuem recursos adicionais como iluminação de fundo e teclas programáveis. Para os usuários que assistem a vídeos e ouvem músicas por longo tempo, os teclados multimídia  usam uma ótima opção.

11. Teclados portáteis

Os teclados portáteis são compactos e de  fácil transporte. Para os usuários que estão sempre em movimento, são a opção ideal. Podem ser conectados a laptops, tablets e smartphones por meio do Bluetooth ou via USB. Suas teclas podem ser menores e mais espaçadas. 

Alguns modelos podem ter recursos adicionais. São ideais para quem viaja constantemente e para estudantes e pessoas que trabalham em trânsito.

11. Teclados verticais

Os teclados verticais são projetados para reduzir a fadiga e o estresse das mãos e dos pulsos. Isso porque proporcionam uma digitação com as mãos posicionadas de forma mais natural. Alguns possuem recursos adicionais.

A disposição das teclas é em formato de “V” ou “Torre”. Dessa forma, as mãos e os braços ficam em uma posição mais ergonômica. Embora os teclados verticais possam precisar de um tempo maior de adaptação, são uma ótima opção para usuários que têm lesões repetitivas ou desconforto ao digitar por longos períodos. 

11. Teclados virtuais

Os teclados virtuais são interfaces que permitem aos usuários a inserção de textos ou comandos sem a necessidade de um teclado físico. São mais usados em smartphones, tablets, entre outros dispositivos móveis. Sua tecnologia permite o reconhecimento de gestos.

Eles também permitem a personalização de idiomas e preferências específicas de digitação. No entanto, em caso de uso frequente e de longo prazo, podem não ser tão eficientes. Contudo, para os usuários que  estão em constante movimento, é uma opção útil e viável.

16. Teclados de projeção

Teclados de projeção são dispositivos compactos. Projetam um teclado virtual sobre uma superfície plana. Em função disso, a digitação é feita sem um teclado físico. São conectados a dispositivos móveis como smartphones, tablets ou via USB.

Alguns deles possuem recursos adicionais como reconhecimento de gestos e iluminação de fundo. São uma boa opção para usuários em movimento, no entanto algumas pessoas podem levar um tempo a mais para se adaptarem a esse tipo de teclado.

Vantagens e desvantagens de cada modelo

Cada modelo de teclado possui suas vantagens e desvantagens. Os mecânicos são mais duráveis e têm uma boa sensação tátil, no entanto podem ser barulhentos e mais caros. Os de membranas são mais silenciosos que os mecânicos, mas podem ser menos precisos e confortáveis em caso de digitação por longo prazo.

Para os usuários que passam muito tempo assistindo vídeos ou ouvindo músicas, os teclados multimídias são uma ótima opção. No entanto sua durabilidade é menor em relação aos outros e podem ter teclas menores. Os teclados portáteis são compactos e fáceis de transportar, mas a adaptação a eles pode ser demorada.

Os teclados verticais reduzem a fadiga e o stress  das mãos e dos pulsos. Já os teclados de projeção são ideais para quem fica em constante movimento, no entanto ambos demandam um tempo maior de adaptação para usá-los. A partir daí, a escolha pelo teclado ideal depende da necessidade e/ou da preferência de cada usuário.

Como limpar o teclado de computadores e notebooks?

Seja você um gamer ou uma pessoa que trabalha em um escritório, com certeza, o teclado é um item muito importante no seu cotidiano. Um teclado bom e de marca confiável não custa barato, e, se você quer que o seu teclado dure bastante e não te deixe na mão nos momentos mais importantes, é preciso fazer a manutenção correta do item.

Os teclados acumulam poeira, pedaços de comida, pelos de animais e muitas outras coisas que você nem imagina. Toda essa sujeira, além de travar as teclas e dificultar o uso, é um ótimo ambiente para a proliferação de bactérias. Portanto, se quer que o seu teclado funcione corretamente, fique livre de germes e tenha uma vida útil longa, deve higienizá-lo periodicamente.

A forma como você limpa o seu teclado também influencia diretamente no tempo de vida útil do produto. Afinal, é preciso ter cuidado para não usar um produto ou fazer qualquer coisa que o danifique. Saiba como limpar o seu teclado da forma correta com as dicas a seguir:

Teclado de notebook

Para limpar a sujeira superficial que fica sobre as teclas, você vai precisar de um pano bem macio e que não solte fiapos. Umedeça esse pano com água e retire, com delicadeza, toda a sujeira visível. Jamais use esponjas ou objetos ásperos para retirar as manchas mais difíceis, em vez disso, dilua álcool isopropílico em água e continue usando o pano macio.

Limpar entre as teclas é a parte mais difícil, uma vez que o teclado do notebook precisa ser compacto; por isso, as teclas são praticamente coladas umas às outras. Molhe um cotonete na mesma mistura de álcool citada acima e limpe o espaço entre as teclas. Se estiverem emperradas, provavelmente, é pela sujeira embaixo. Você pode usar um compressor de ar (ou até mesmo o aspirador de pó) para alcançar a sujeira que fica embaixo das teclas.

Por fim, a única forma de fazer uma limpeza profunda no teclado de um notebook é retirando as teclas. Se você não se sente seguro para realizar esse processo, não se arrisque. Leve o seu notebook até a assistência técnica e deixe que os profissionais retirem as teclas.

Instruções específicas para teclados de notebook

Os teclados de notebooks possuem algumas diferenças em relação aos de desktops, como o tamanho e a disposição de suas teclas, por exemplo. A maioria deles é projetada para proporcionar mais facilidade no uso.

É indicado configurar o idioma e o teclado dos notebooks de acordo com a necessidade e/ou preferência do usuário. A utilização da tecla “FN” é uma dica útil para a utilização de combinações com outras teclas. Para manter o teclado em funcionamento, é importante fazer sua limpeza de teclado constantemente.

A ergonomia é fundamental para os usuários de notebooks. É importante manter uma postura confortável e ergonômica para evitar lesões repetitivas. Usá-los em uma superfície plana diminui a fadiga e o stress nas mãos e nos pulsos. No geral, os teclados dos notebooks são projetados para serem práticos e funcionais.

Teclado de computador

Limpar teclados de computadores é bem mais fácil, pois você pode retirar o teclado do restante das peças e limpá-lo separadamente — o que não é possível de ser feito com um notebook.

O primeiro passo é muito simples: você vai usar a força da gravidade ao seu favor. Forre o chão com um jornal (ou qualquer outro papel), vire as teclas do teclado para baixo e sacuda para que a poeira e a sujeira caiam. Você deve sacudir o teclado sem muita brutalidade — jamais esmurre-o, pois isso pode danificar o produto.

Assim como no caso de teclados de notebook, você pode usar um jato de ar comprimido ou um aspirador de pó para tirar os resíduos mais insistentes que ficam entre as teclas. O último passo é passar um pano úmido e macio para tirar a sujeira superficial e usar o cotonete para limpar as partes mais estreitas.

Independentemente de qual teclado você deseja comprar, vá direto à PORT, especializada em equipamentos de informática e que trabalha com diversas marcas e produtos de qualidade. Afinal, entre tantos tipos de teclado para escolher, é fundamental contar com uma loja em que todos eles possam ser encontrados, certo?

Gostou das dicas? Achou o texto interessante? Então, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais, para que mais pessoas saibam a diferença entre os modelos de teclado.

Qual o melhor teclado de computador?

Para cada necessidade e/ou preferência dos usuários, existe um modelo de teclado para o seu computador. Algumas questões sobre a usabilidade como jogos, escrita ou ações de multimídias são importantes considerações na hora da escolha. 

É importante levar em consideração a durabilidade e o custo benefício de acordo com a rotina de uso. O local de uso e a ergonomia são outros fatores fundamentais para a escolha de teclado ideal para o seu computador. 

Ao observar atentamente as necessidades e/ou preferências, ergonomia e o custo benefício, o usuário encontrará o melhor teclado para uso.

Teclado com ou sem fio

Os teclados podem ser com ou sem fio. Ambos se adaptam às necessidades e rotina de uso de cada usuário. Os com fio oferecem maior durabilidade, são mais confiáveis e costumam ser mais baratos. Não precisam de baterias e não apresentam interferência de sinal.

Já os teclados sem fio oferecem maior mobilidade, não enchem a superfície de uso com fios e possuem uma conexão mais limpa. Alguns modelos oferecem um alcance maior, além de poderem ser usados em dispositivos móveis. A partir dessas dicas, será mais fácil na hora de adquirir o teclado que melhor te atende.

Teclado de membrana ou mecânico

A escolha entre usar o teclado mecânico ou de membrana dependerá da necessidade do usuário. Se o que você procura for durabilidade e precisão, os teclados mecânicos são mais indicados. Eles oferecem maior satisfação tátil.

Se você procura por um teclado silencioso e mais acessível, os de membranas são os que devem optar. Além de serem uma opção mais econômica, possuem um design mais fino e confortável.

Layout do teclado

O layout dos teclados depende do seu idioma, país ou marca. Em países de língua inglesa, o QWERTY é o mais usado. Já nos países de língua alemã, é o QWERTZ. Existe também o ABNT2, usado em países de língua portuguesa.

A disposição das teclas também pode variar em teclados de diferentes tipos. Na hora da  escolha é importante verificar o layout do teclado antes de confirmar a compra. Dessa forma é possível verificar o que melhor atende às suas necessidades e/ou preferências. 

Os 10 teclados de computador mais vendidos

Agora que você já percebeu todos os cuidados necessários para comprar o seu teclado sem ter dor de cabeça, selecionamos os 10 teclados de computador mais vendidos para facilitar a sua vida.

Entre as opções incluímos com fio e sem fio, e também os kits de teclado que acompanham o mouse destacando igualmente modelos com fio e sem fio. Venha a lista e escolha o que mais se adapta ao seu estilo de vida.

  • Kit teclado e mouse sem fio MK235 Logitech
  • Kit teclado e mouse sem fio DKT850 Microsoft
  • Combo teclado e mouse com fio MK120 Logitech
  • Teclado de computador Slim TC193 Multi
  • Kit multimídia TC212 Multi
  • Teclado de computador K120 Logitech
  • Kit teclado de computador e mouse MK270 Logitech
  • Teclado e mouse sem fio MK295 Logitech
  • Kit wireless teclado e mouse MK220 Logitech
  • Teclado slim TC065 Multi

Onde comprar teclado de computador?

Alguns fatores são fundamentais na escolha do teclado que melhor atende às rotinas de uso de cada usuário. O tipo, a conectividade e a ergonomia são uns dos mais importantes. O tipo de teclado ideal influencia na experiência de digitação. A conectividade se refere à escolha de um teclado com ou sem fio em função da liberdade de movimento.

Em ambos os casos, a ergonomia precisa ser rigorosamente considerada. Os cuidados com a saúde e o conforto em relação ao tempo de uso evita problemas relacionados à postura, bem como a fadiga e o stress nas mãos e nos pulsos. Uma boa pesquisa e o conhecimento das necessidades complementam a escolha do dispositivo.

Conclusão

Como vimos, existem vários modelos de teclados que atendem às demandas específicas de acordo com as necessidades e/ou preferências de cada usuário. Ter conhecimento disso facilita a escolha na hora da compra.

No geral, é fundamental ressaltar a importância de manter a saúde e o conforto nas rotinas de uso, bem como o custo benefício de cada dispositivo.

PORT

Na loja PORT você conta com diversos produtos para papelaria, informática e escritorio. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Com a crescente evolução tecnológica e o aumento da demanda por uma conectividade confiável, escolher um roteador adequado se tornou

Estar conectado é essencial atualmente, em função disso a qualidade do roteador Wi-Fi exerce um papel fundamental nessa conexão. A

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Este post tem 7 comentários

  1. José Rosa dos Santos

    Bom dia. Gostaria de saber se há algum teclado USB, que suas teclas não se apaguem tão facilmente, pois tenho diversos sem uso por esse motivo.

    1. PORT

      Olá José Rosa, boa tarde
      Como vai?

      A Logitech conta com uma linha com teclas duráveis revestidas com UV: O revestimento especial protege as teclas do esmaecimento, para que você possa ver o que está digitando ano após ano. Neste link você acessa diretamente o teclado com proteção UV https://www.portinfo.com.br/teclado-logitech-sfio-k270-preto-20051

      Qualquer dúvida nos chame 😉

  2. António prenda

    Quero receber conteúdos da informática.

    1. PORT

      Olá Antônio, como vai?

      Que mensagem boa para alegrar o nosso dia! Incluímos o seu email para receber nossas comunicações 💛
      Você também pode reforçar o cadastro inserindo seu email na página inicial do nosso Blog: https://blog.portinfo.com.br/

      Até breve!

    1. PORT

      Olá Dilolo, como vai?
      Muito gratificante descobrir que este conteúdo acrescentou conhecimento. Venha nos visitar sempre que desejar 🧡

  3. Gabriel Silva

    Ás vezes nossos filhos preferem ficar no celular do que ter uma conversa com a família, principalmente quando nossos filhos entram na pré-adolescência é por isso que monitoro meus filho com o aplicativo https://brunoespiao.com.br/espiao-de-email , com esse aplicativo instalado no celular dele eu consigo ver tudo o que ele faz.

Deixe um comentário

Fechar Menu