Caneta para arquitetos

Você sabe como escolher uma caneta para arquitetos?

Tempo de leitura 9 min

A tecnologia faz parte de muitas carreiras. Sistemas e equipamentos de informática (notebooks, tablets, smartphones etc.) são cada vez mais importantes para os profissionais. Essa tendência também é facilmente percebida na arquitetura por causa dos softwares que ajudam na elaboração de projetos. Mesmo assim, as canetas para desenho profissional ainda têm um grande valor.

Um dos motivos é que elas ajudam na elaboração de desenhos, fundamentais para o desenvolvimento de ideias e na visualização de diversos ambientes (casas, prédios, pontes e estádios de futebol, por exemplo).

Neste post, mostramos a relevância da caneta na arquitetura e as modalidades mais utilizadas pelos profissionais do setor. Confira!

Entenda a importância da caneta para arquitetos

Você já pensou o que seria do jogador de futebol sem a bola? Pode até ser um pouco engraçado, mas a caneta tem a mesma função na arquitetura do que a bola para o esporte mais popular no Brasil.

Isso não é exagero. Para fazer lindas jogadas, um craque precisa ter habilidade, inteligência e raciocínio rápido com a bola nos pés. No caso do arquiteto, as ideias mais criativas e inovadoras precisam da caneta para serem registradas e eternizadas.

E o desenho é a forma de comunicação mais expressiva de um arquiteto. Ele é o modo pelo qual esse profissional expõe suas ideias com clareza e objetividade. Ao desenhar à mão livre, o profissional passa para o papel como um projeto pode ser elaborado de forma prática.

Para isso, as canetas para desenho profissional devem ser de boa qualidade e adequadas, a fim de fazer desenhos criativos e fascinantes. Nos escritórios de arquitetura elas são itens indispensáveis para o trabalho desses profissionais.

O uso da caneta para arquitetos não abrange somente o esboço de projetos, mas também a assinatura de contratos. Nesse caso, é recomendado utilizar uma caneta que permita uma assinatura legível e de fácil identificação.

Conheça as canetas mais importantes para a arquitetura

O avanço tecnológico facilita bastante a criação de projetos. Por outro lado, é comum os arquitetos utilizarem os desenhos à mão para desenvolver ideias. Pensando nisso, vamos listar os tipos de caneta mais usados pelos profissionais da área. Acompanhe!

Nanquim

É bastante utilizada pelos arquitetos porque reforça o caráter estético dos desenhos. É fundamental ter muita habilidade para usá-la, pois não é possível voltar o traço quando há um erro.

Para os que desejam evitar equívocos a dica é criar uma base feita com lápis. Depois disso, usar a caneta nanquim para finalizar o desenho. À medida que vai ganhando confiança ao utilizá-la, o ideal é fazer o croqui sem o lápis.

No mercado, existe caneta nanquim descartável, nas espessuras de 0.1, 0.3 e 0.6 mm. Ao fazer traços mais fortes e impactantes, a recomendação é usar uma 0.8 mm.

Para que o croqui seja uma “obra de arte” essa caneta tem um papel muito importante. Afinal, permite a criação de traços que são decisivos na elaboração de um projeto.

Hidrográfica

É muito conhecida pelo uso das crianças na elaboração de desenhos escolares. Porém, tem um papel bastante relevante na arquitetura. Em virtude da grande variedade de cores, a caneta hidrográfica possibilita dar mais vida aos ambientes.

Com relação à espessura, há várias opções para os arquitetos: 0.1, 0.3, 0.5 e 0.8 mm. Se um profissional está elaborando um projeto em uma área com vegetação ao redor, é bom utilizar uma caneta hidrográfica.

Quanto mais estilo tiver um croqui, maiores serão as chances de o esboço ser fiel à ideia do arquiteto.

Marcadores

Também conhecidos como “markers”, são canetas permanentes com finalidade profissional. Muitos as consideram mais interessantes do que as demais. Elas podem ser utilizadas em desenhos artísticos ou não, ilustrações e páginas de scrapbook, por exemplo.

Há uma grande oferta de cores, modelos e marcas dessa caneta. Existem marcadores com pontas arredondadas (soft), quadradas e chanfradas. Há também alguns bastante grossos e outros muito finos.

Marca-texto

É muito usado por aqueles que estudam para vestibulares ou concursos públicos. Na arquitetura, essa caneta também é de grande utilidade. Ela pode ser usada para destacar pontos importantes na elaboração ou revisão da justificativa de um projeto, por exemplo.

Há várias cores e espessuras disponíveis no mercado para os que gostam de marca-texto. O importante é que esse recurso possibilita dar uma maior ênfase ao que você considera ideal para destacar em um trabalho.

Com tanta informação circulando, é válido utilizar mecanismos para não se esquecer de aspectos que podem fazer a diferença no desenvolvimento de um projeto.

Esferográfica

São as mais usadas na escrita. Além de serem muito acessíveis por conta do preço, são leves e práticas e fazem parte do cotidiano de estudantes e profissionais de diversas áreas. Há diversos modelos com espessuras e cores diferentes.

No caso dos arquitetos, a caneta esferográfica é muito importante para a assinatura de contratos. Por isso, o mais indicado é usar as cores mais tradicionais (azul e preta), porque indicam um maior profissionalismo.

Plotter HP - Cartucho e ImpressoraPowered by Rock Convert

Tinteiro

Apresenta um preço mais elevado, pois tem uma fabricação mais complexa e materiais bem resistentes. Por ter uma leve inclinação, favorece a escrita cursiva, o que é muito bom na hora de assinar contratos.

Se você deseja causar uma boa impressão nos clientes, essa caneta para arquitetos é a ideal. Isso porque ela tem uma imagem mais ligada à sofisticação. Por isso, muitos a indicam como um bom investimento.

A caneta tinteiro pode ser reutilizada com a inclusão de tinta, que pode ser oferecida em pequenos frascos acopláveis ou diretamente inserida no interior do objeto.

Rollerball

Ela se caracteriza por facilitar a escrita, como as canetas tinteiro, e por ser tão leve quanto as esferográficas. Essa caneta é compacta e pode armazenar uma grande quantidade de tinta. Por outro lado, não é reutilizável.

Há diversos modelos com diferentes espessuras e cores disponíveis no mercado para a escolha dos clientes. Essas canetas também podem ser usadas na assinatura de contratos.

Com certeza, a caneta para arquitetos tem um significado muito importante para esses profissionais. Afinal, elas proporcionam o início da elaboração de projetos que podem fazer a alegria dos clientes. Além disso, são fundamentais para a formalização de contratos de trabalho.

Saiba as características de uma boa caneta de precisão

Hoje, as canetas para desenho profissional não são usadas exclusivamente por arquitetos e engenheiros. Ilustradores e cartunistas também optaram pela ferramenta por um simples motivo: a precisão é essencial em tarefas que exigem uma grande quantidade de detalhes, como desenhos ou ilustrações.

O que as torna tão especiais?

Não é de surpreender que essas canetas sejam consideradas as ferramentas de desenho perfeitas. Elas são usadas ​​principalmente por arquitetos e engenheiros que desenham à mão e precisam de linhas escuras absolutamente retas que são sempre idênticas.

Às vezes, os artistas as usam para criar desenhos caligráficos. Essas canetas têm pontas super finas (como a Staedtler Pigment Liner) que variam de 0,1 mm a 1,3 mm e são projetadas de maneira que podem ser colocadas ao lado de uma régua para desenhar linhas retas — com uma tinta especial que se destaca na página.

As canetas muito precisas secam rapidamente, não requerem tempo de preparação e oferecem gratificação instantânea. As linhas feitas por essas canetas têm uma qualidade distinta devido ao material de marcação suave.

Uma grande desvantagem para alguns pode ser que há pouca margem de erro ao trabalhar com elas e, portanto, requerem um pouco de experiência em desenho e também uma maior confiança no trabalho manual.

Na maioria dos modelos há um tubo fino de metal preso a um fio que fornece tinta à prova d’água — sendo capaz de criar linhas precisas em qualquer direção. Mas, devido à maneira como a tinta é entregue ao metal, a ponta da caneta funciona melhor na posição perpendicular.

Hoje em dia, também é possível encontrar canetas com ponta de plástico (reforçadas com metal). Elas são um pouco mais flexíveis, mas podem ser menos precisas.

Descubra como escolher a caneta ideal

Tipo de ponta

Existem dois tipos de canetas: pontas completamente metálicas e pontas plásticas alinhadas a um guia de metal. O primeiro tipo está disponível em tamanhos muito finos e é extremamente durável, mas tem um preço alto e precisa de manutenção regular. Uma grande vantagem é que elas produzem linhas extremamente previsíveis.

Por outro lado, canetas com ponta de plástico não são tão duráveis, mas são muito mais suaves. Elas também são mais fáceis de manusear quando se trabalha em ângulo. Um grande motivo para serem populares é a confiabilidade e o baixo custo.

Tamanho da ponta

Como dissemos, os tamanhos das pontas podem variar de 0,1 mm a 1,3 mm e produzir uma linha de largura única, que pode ser acentuada usando canetas de pontas variadas. Os resultados são extremamente detalhados e meticulosos, mas para obtê-los elas precisam ser manuseadas com cuidado extra.

De um modo geral, canetas com pontas de metal produzem linhas mais finas do que as de plástico. O tamanho da ponta milimétrica está escrito na lateral da caneta ou na embalagem.

Resistência

Se você estiver trabalhando em uma planta complexa (para colorir posteriormente), escolha uma tinta que não borre as folhas — à prova d’água. Também é uma boa ideia usar tintas que não desbotam com o tempo. Isso fará com que as linhas estejam nítidas depois de colorir o desenho.

Sistemas de tinta

Grande parte das canetas de precisão (Liner) tem um sistema de tinta próprio. O uso de um tipo diferente de tinta pode entupir ou danificar a caneta.

As canetas com sistema de cartucho funcionam perfeitamente para quem viaja a trabalho e tem o hábito de levar consigo as canetas favoritas. Elas foram projetadas para serem à prova de vazamentos ou obstrução. Mas a desvantagem disso é que elas não são universais e você só pode usar certos tipos de tintas.

Frascos de tinta, por outro lado, são mais baratos, mas tendem a derramar ou secar se armazenados incorretamente.

As canetas para desenho profissional são um acessório muito importante para os arquitetos, devido à sua precisão e à ampla variedade de tamanhos para diversos trabalhos. Adicione um conjunto de canetas Liner ao seu repertório e você verá uma grande diferença em suas ilustrações e esboços.

Há mais de 25 anos, a PORT é distribuidora oficial das melhores marcas nacionais e importadas. Precisa de algum produto de papelaria, escritório ou informática? Entre em contato agora para um atendimento personalizado!

Na PORT tem Cartucho Original HP XL com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up