Como espelhar notebook na tv com cabo HDMI?

Desafio lançado: queremos ver alguém apontar algum ponto negativo de espelhar a tela do notebook na televisão! Esta é uma prática adotada por muitas pessoas e que abre novas possibilidades, como ter uma segunda tela para trabalho, realizar apresentações ou jogar e assistir filmes e séries em uma tela maior.

Esse emparelhamento pode ser feito rapidamente, utilizando um cabo ou sem fio. Neste post, vamos focar na primeira opção e tirar todas as dúvidas sobre como espelhar notebook na TV com cabo HDMI. Vem ver a molezinha que é!

NotebookUltra Core I3 14.1
Caderno Ultra

Notebook Ultra Core I3 14.1″ 4GB RAM/240GB SSD Linux Prata UB434

9.7

Produto original

Para quem procura estar em sintonia em termos de tecnologia.

Notebook Ultra Celeron UB232 14.1
Caderno Ultra

Notebook Ultra Celeron UB232 14.1″ 4GB RAM/500GB HD Win 11 Home Preto Ub232

9.1

Produto original

Ideal para tarefas do dia a dia e navegação na internet.

Design leve e fino

NotebookUltra Core I5 ​​5257U 14.1
Caderno Ultra

Notebook Ultra Core I5 ​​5257U 14.1″ 8GB RAM/1TB HD Win 10 Prata UB531

8.8

Produto original

Desempenho notável
 
Ideal para tarefas do dia a dia e navegação na internet
 
Pasta Executiva Para Notebook Sestini Active III Preta
Elegância e Estilo

Pasta Executiva Para Notebook Sestini Active III Preta

8.6

Produto original

Material resistente

Possui compartimento para o laptop, proporcionando maior praticidade e segurança

Suporte Para Notebook Armor Slim GS-6212 GShield
Suporte Para Notebook GShield

Suporte Para Notebook Armor Slim GS-6212 GShield

8.2

Produto original

Material resistente: liga de alumínio

Muito prático e permite total mobilidade

Espelhar a tela do notebook na TV

Utilizar o notebook conectado à TV é um hábito cada vez mais recorrente, seja pela rapidez e praticidade, seja pela comodidade de acompanhar diversos conteúdos do sofá ou da cama, ou ainda pela possibilidade de trabalhar com mais de uma tela.

Por isso, é fundamental entender o que é necessário para espelhar a tela do notebook no aparelho de televisão. E, você vai ver, não tem mistério! Se ainda existe alguma dúvida, ela acabará no fim deste post.

O emparelhamento pode ser feito de diversas formas. Será necessário apenas ter um cabo compatível com a entrada dos aparelhos ou uma boa conexão de internet Wi-Fi, forma mais utilizada por quem tem Smart TVs mais atuais.

Espelhar a tela do notebook na TV com Chromecast

O Chromecast é um dispositivo de streaming da Google que tem se tornado muito popular. Basicamente, ele converte a TV em Smart, permitindo transmissões a partir de notebooks e também smartphones ou tablets.

É necessário que os dois aparelhos estejam conectados à mesma rede Wi-Fi. Feito isso acesse o navegador do Google Chrome em seu notebook e siga os seguintes passos:

  • Clique no menu, indicado por três pontos verticais, no canto superior direito;
  • Seleciona a opção “Transmitir” e, em seguida, na opção “Fontes” clique em em “Transmitir tela”;
  • Feito isso, basta selecionar o dispositivo do Chromecast e a tela do notebooks será exibida.

Espelhar a tela do notebook na TV com cabo HDMI

Achou fácil? Então você vai perceber que espelhar a tela do notebook na TV com cabo HDMI é ainda mais. Só é preciso que os dois aparelhos possuam entradas HDMI.

Depois de conferir e identificar as entradas, só é preciso conectar o cabo em ambas e selecionar a saída HDMI na televisão. Dessa forma, será possível transmitir com áudio e vídeo em alta resolução, e ainda tem a possibilidade de projetar, estender a tela do notebook ou utilizar a televisão como segunda tela.

Posso conectar o notebook na TV com cabo USB?

Se é possível conectar o notebook com a televisão utilizando o cabo HDMI, o mesmo deve valer com o cabo USB, certo? Se você pensou assim, pensou errado!

Embora os cabos USB sejam extremamente populares, eles não são um meio viável para fazer o emparelhamento entre os eletrônicos. A largura de banda desses tipos de cabos é insuficiente para reproduzir vídeos em alta qualidade.

Agora, se o notebook ou computador possuir uma entrada do tipo USB-C, é possível comprar um adaptador HDMI/USB-C e fazer a conexão como se fossem duas entradas HDMI.

Como conectar o notebook na TV com cabo

Há mais de uma maneira para conectar o notebook na TV utilizando um cabo por conta das diferentes conexões disponíveis entre esses aparelhos.

Em geral, o que vai determinar qual o tipo de cabo a ser utilizado será a conexão de saída do laptop, que pode ser HDMI, VGA ou USB-C e Mini DisplayPort, esses compatíveis com MacBooks da Apple.

Identificada essa conexão, basta seguir um procedimento simples e que leva menos de um minuto, consistindo em:

  • Conectar uma ponta do fio na entrada da TV (em geral, HDMI)
  • Conectar a o outra ponta ou adaptador ao notebook
  • No menu da TV, acessar a entrada de vídeo ao qual o notebook foi conectado
  • Se necessário, ajustar a resolução nas configurações de vídeo do computador

Conectar via cabo HDMI

Já que citamos tipos diferentes de saídas de vídeo do notebook, vamos falar um pouco sobre cada uma, a começar pelo cabo HDMI. É o tipo de conexão mais comum, barata e transmite com qualidade.

Para reproduzir a transmissão, é só seguir os mesmos passos explicados sobre como espelhar a tela do notebook na TV com cabo HDMI. Ou seja, basta conectar o cabo nos dois aparelhos, selecionar a entrada HDMI na TV e aproveitar a tela maior para se divertir ou trabalhar.

Conectar a tela de notebook em TV com o cabo VGA

A porta VGA, que era marca registrada em desktops e laptops mais antigos, caiu em desuso pois existem outras formas mais simples e de mais qualidade para reproduzir a tela na TV. Mas se o seu aparelho conta com essa saída, basta ter um adaptador no formato VGA/HDMI.

Um ponto para chamar a atenção é que o VGA transmite apenas vídeo. Por isso, esses adaptadores costumam ter uma entrada P2 que também deve ser conectada para a reprodução do som.

Conexão Mini DisplayPort (Thunderbolt 2) e USB-C (Thunderbolt 3)

Se você possui MacBook, ainda deve estar procurando qual saída utilizar para conectar a tela do seu aparelho na TV com cabo. Nesse caso, também serão necessários adaptadores especiais: o Mini DisplayPort, compatível com Thunderbolt 2 (modelos mais antigos de Mac) ou adaptador USB-C, compatível com Thunderbolt-3 (os modelos mais recentes).

Identificado o modelo correto, é só ligar o adaptador ao Macbook e fazer a conexão via cabo HDMI, que é o formato de saída presente nesses dispositivos. Pontas conectadas, acesse a entrada HDMI da televisão no menu e a tela já estará sendo reproduzida.

Conectando o PC na televisão

A praticidade de transportar para qualquer lugar fez os notebooks se popularizarem nas últimas décadas. Mas, ainda assim, existe muita gente que é fã dos PC’s, o Personal Computer — o famoso Desktop.

E aí, quem quiser conectar o PC na televisão, como que faz? Da mesma forma que a conexão entre um notebook e a TV. Será preciso identificar o formato de entrada e saída e ter o cabo adequado.

A ligação pode ser feita por HDMI, adaptador VGA/HDMI ou mesmo sem fio, seguindo os mesmos passos que mostramos acima. Importante: se o PC não reconhecer a televisão, será preciso procurá-la nas “Configurações de vídeo” do computador.

Detectando a televisão no Windows

Este também é um procedimento simples de ser feito. Com os dois aparelhos ligados e a entrada HDMI já selecionada na TV, você deverá clicar com o botão direito na área de trabalho do computador e procurar pela opção “Configurações de vídeo” ou “Configurações de exibição”.

Na janela de configurações, clique em “Procurar” ou “Detectar”. Assim que a televisão for encontrada, ela será exibida como segunda tela, e aí sim, nas configurações de exibição, ela pode ser alterada para reproduzir apenas na TV ou estender a tela do computador.

Conclusão

Pronto, deixamos tudo bem explicado para não ter mais dúvidas sobre como espelhar notebook na TV com cabo HDMI ou em outros formatos compatíveis com os dois aparelhos.

De forma simples e muito rápida, será possível consumir qualquer conteúdo da sua máquina em uma tela maior, aumentando a qualidade do trabalho ou o tamanho da diversão. É só seguir o passo a passo, encontrar uma posição confortável e aproveitar!

Agora que você está bem inteirado no assunto, na PORT você encontra uma variedade de cabos HDMI, como também TV BOX e ainda Notebooks que podem auxiliá-lo a por este novo aprendizado em prática. Acesse nosso site www.portinfo.com.br ou visite uma de nossas lojas e dê um grau na sua integração TV e Notebook/Computador.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e por isso escolher um bom Headset sem fio é fundamental e

Hoje é dia de falar da tão querida e esperada Black Friday. Trata-se de um evento comercial cuja origem é

A panela certa faz toda a diferença na cozinha, portanto escolher a ideal é fundamental. Isso causa um impacto direto

Fechar menu