Curiosidades

Como saber se o site de compras é seguro?

julho 15, 2019
Tempo de leitura 6 min

A internet trouxe inúmeras facilidades para o dia a dia de todos, tornando tudo mais prático, rápido e acessível. Com o setor de compras não é diferente, visto que o e-commerce ganha cada vez mais adeptos, tanto criadores como usuários. Muitos são os seus atrativos: melhor preço, disponibilidade de produto e comodidade. Porém, algumas pessoas ainda têm receio por não saberem como identificar um site de compras seguro. 

Diariamente, novas páginas virtuais são criadas, muitas delas, apenas para aplicar golpes. Por isso, cuidados devem ser tomados para evitar inconvenientes, como produtos não recebidos e vulnerabilidade dos dados do cartão usado para pagamento. 

Pensando nisso, fizemos este post para ajudar você a identificar um site confiável e aproveitar os benefícios da compra online. Acompanhe!

Pesquise sobre as marcas

Um site com boa reputação tem marca registrada, pois zela por sua exclusividade e segurança, além de buscar a fidelização de seus clientes. No entanto, essas não são preocupações de páginas fraudulentas. Portanto, uma forma de se resguardar na hora de realizar uma compra online é pesquisar sobre elas.

Para isso, uma simples verificação em um site de busca não é suficiente, pois sites falsos podem ter um nome muito semelhante ao de uma marca registrada, justamente para efetivar o golpe.

Uma forma eficiente de constatar a legalidade é por meio do site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Nele é possível consultar e analisar mais detalhadamente, considerando o nome completo, a logo, processos específicos, entre outros.

Entenda melhor sobre os prazos de entrega

Uma das principais comodidades de comprar pela internet é receber o produto em casa. Porém, se os prazos não forem bem definidos e cumpridos pelo site de compras, pode causar vários transtornos para os consumidores.

Todos os dados disponibilizados pelo fornecedor devem ser verdadeiros, inclusive as informações de frete, que geralmente é contabilizado em dias úteis e cobrado de acordo com a região. Isso deve ser exposto de forma clara e acessível na página. Por isso, é fundamental procurar pela política de entrega do site e avaliar se o prazo estipulado atenderá às suas necessidades.

Muitas lojas online mantêm contato sobre a situação da compra via e-mail, o que representa uma grande vantagem para o monitoramento e acompanhamento do produto. Caso a loja escolhida não disponha dessa ferramenta, é importante salvar as informações fornecidas e acompanhar o pedido.

Procure por referências do site

Antes de escolher um site para realizar uma compra, procure por referências, verifique o que dizem os compradores e veja os comentários sobre as experiências deles com a página. Para isso, existem portais de avaliação e reclamação de consumidores, como o Reclame Aqui e, também, comentários nas redes sociais, caso a loja disponha desse recurso.

Outra forma de obter referências é a partir de certificações de segurança. Diversas organizações de internet analisam os pontos positivos e negativos do e-commerce, além de emitir uma constatação de acordo com essa análise, garantindo sua autenticidade e proteção.

Geralmente, o selo dessas certificações é apresentado no fim da página, mas sites fraudulentos também podem inserir esses ícones. Para verificar a veracidade deles é simples, basta clicar em cima da imagem, se o certificado for verdadeiro, vai direcionar ao endereço eletrônico da instituição certificadora com credencial válida.

Ganhe frete gratis na compra de dois cartuchosPowered by Rock Convert

Cheque os indicadores de um site de compras seguro

Veja a seguir, algumas recomendações para proteção de seus dados. 

Busque o CNPJ da empresa

Toda loja online deve dispor do Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ) para realizar operações por meios legais. Para se certificar de que o site de compras é seguro, busque pelo registro da empresa. Sem esse documento a loja não pode emitir nota fiscal do produto que está à venda, sendo um grande indicativo de falsificação.

Se o site não apresentar CNPJ, desconfie! A loja pode não existir ou ser ilegal. É viável consultar também se há alguma pendência jurídica no Serasa e a situação cadastral da empresa na Receita Federal.

Digite o site no navegador

Não seja curioso e atraído por baixos preços de anúncios via e-mail ou que aparecem espontaneamente na sua página. Prefira sempre digitar o site no navegador, com atenção para não errar.

Ao acessá-lo, certifique-se de que não foi redirecionado para outra página e confira se o endereço exibido no navegador é o mesmo que você deseja acessar. Muitos criminosos virtuais se aproveitam desse descuido e clonam sites conhecidos para aplicar golpes.

Verifique se a conexão é segura

Além de conferir se a loja cumpre com as entregas e prazos, também é importante estar em uma conexão segura. Isso evita pagamento de boletos falsos e confirma a segurança de dados pessoais e de pagamento (cartão).

Alguns indicadores podem garantir isso. Um dos mais conhecidos é o cadeado verde que aparece no navegador. Trata-se de uma certificação de segurança, conhecida como Secure Socket Layer (SSL). Ela assegura que todas as informações são criptografadas, ou seja, salvas de forma que ninguém consegue usá-las.

Outra importante ferramenta é o protocolo de segurança exibido no browser. Se o link começa com https, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro, o site é confiável e seus dados estão seguros, pois também são criptografados. Cuidado com sites que começam com http, embora similares, são suspeitos. 

Por isso, antes de fornecer seus dados, tanto pessoais como de pagamento, cheque essas dicas de segurança e mantenha-os protegidos.

Agora que você sabe identificar um site de compras seguro, pode usufruir dos benefícios do e-commerce sem medo. Apesar de essas dicas serem esclarecedoras e auxiliar muito na hora de escolher uma loja online, mantenha sempre a atenção e o cuidado ao fornecer seus dados. Além disso, fique atento aos meios de acesso, como computadores compartilhados. 

Vale ressaltar que empresas idôneas também podem ter contratempos, como atraso na entrega, que devem ser relevados se existir um bom contato com o cliente durante o processo de compra. Esteja sempre atento aos canais de comunicação que o site o oferece. 

Gostou do nosso conteúdo? Já teve dificuldades para identificar um site de compras seguro? Conte para gente nos comentários!

Ganhe Frete Grátis na compra de 1 TonerPowered by Rock Convert
    Scroll Up