Organizando a agenda: um passo a passo para deixar a vida em ordem

Todo início de ano é uma boa oportunidade para começar a se planejar e ter um dia a dia mais produtivo organizando a agenda. A rotina atribulada e várias tarefas e preocupações na cabeça acabam gerando estresse e comprometendo nosso rendimento tanto pessoal quanto profissional.

Por isso, um recurso como uma agenda é muito útil para tornar seu cotidiano mais fácil e equilibrado. Confira, neste post, algumas dicas práticas de planejamento para você coordenar todas as suas atividades e evitar o caos.

Conheça sua rotina

Um passo básico quando você está organizando a agenda é entender como funciona sua rotina. Afinal, sua programação diária deve refletir o seu fluxo de tarefas, suas necessidades e outros fatores como:

  • a quantidade de procedimentos que devem ser executados;
  • o tempo médio que você demora para se dedicar a eles;
  • seus horários de trabalho, pausas, estudos etc.;
  • reuniões a distancia ou compromissos externos.

Lembre-se de que uma boa agenda precisa facilitar seu dia, e não virar um instrumento de estresse. Portanto, pense nas suas prioridades para arranjá-la da melhor forma.

Use cores e legendas para organizar melhor as tarefas

Para aquelas pessoas que são muito ocupadas, as páginas com listas enormes de tarefas e pendências podem deixar tudo mais confuso.

Uma boa ideia para quem está organizando a agenda é categorizar seus compromissos. Basta pegar algumas canetas marcadoras coloridas e destacar cada um com cores diferentes, de acordo com o seu tipo. Desse jeito, fica muito mais fácil distinguir um afazer de outro.

Da mesma forma, crie uma legenda para sinalizar o status de cada atividade. Escolha sinais que façam sentido para você e, no fim do dia, saiba claramente qual foi o resultado de cada ação. Algumas sugestões são:

  • (✓) tarefas concluídas;
  • (✘) tarefas que foram canceladas;
  • (  ) tarefas que foram delegadas.

Não programe tarefas em excesso

Quando o assunto é a organização da agenda, é muito tentador colocar tudo no papel e fazer listas longas — que quase nunca são cumpridas. O ideal, na verdade, é registrar apenas um número viável de atividades.

Listagens grandes são irreais e só geram frustração, pois você fica com a sensação de que não tem tempo para fazer tudo o que precisa. Então, anote apenas o que for indispensável para aquele dia, e os compromissos que você tem certeza que vai conseguir cumprir.

Planeje o seu dia com antecedência

No fim de cada dia, dedique alguns minutos para atualizar o status das tarefas e planejar o dia seguinte.

Esse hábito é muito importante para que você entenda melhor seu ritmo produtivo, se consegue cumprir prazos, que tarefas são mais desafiadoras ou demandam mais tempo, entre outros insights. Sem contar que você já vai começar um novo dia com tudo organizado e sabendo por onde começar.

Ter sua agenda a seu lado em qualquer lugar é fundamental. Assim, você gerencia melhor seu tempo, não perde nenhum compromisso e sabe exatamente o que precisa fazer em cada ocasião. Portanto, se você está organizando a agenda no momento, aproveite essas dicas para deixá-la mais funcional e completa!

Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos relevantes e novidades diretamente por e-mail!

Quer o melhor fornecedor para sua empresa? No site da PORT você encontra os melhores materiais de escritório, informática e papelaria. Entre e confira!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo da culinária contemporânea é crucial o uso de boas panelas para elevar a experiência gastronômica a níveis superiores.

No mundo da culinária, é fundamental zelar pela qualidade das ferramentas utilizadas para alcançar o sucesso de qualquer receita. Os

Agora é hora de entrar no emocionante mundo da culinária contemporânea! Esse ano a Tramontina destaca com orgulho os 7

Este post tem 3 comentários

  1. Vera Silva

    Gosto muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    1. PORT

      Olá Vera,

      muito bom receber sua positividade!

  2. Vera Silva

    Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

Deixe um comentário

Fechar Menu