Como imprimir de um celular ou tablet?

Recebeu um arquivo pelo WhatsApp e precisa muito imprimi-lo rapidamente? Pois saiba que é possível fazer isso sem precisar fazer o download do arquivo no computador ou ter que ir até uma loja especializada em impressões e cópias.

Hoje em dia, muitas impressoras possuem conectividade para imprimir arquivos recebidos diretamente de dispositivos como smartphones. Se você não sabe ou tem dúvidas de como imprimir de um celular ou tablet, acompanhe este artigo com dicas para você fazer as suas impressões com praticidade e rapidez.

Como imprimir pelo celular usando aplicativo da impressora

Uma das formas mais fáceis de realizar a impressão de arquivos ou fotos que estão no seu celular ou tablet é com o auxílio de aplicativos das próprias impressoras.

Basicamente, o necessário para executar a ação é ter o app da impressora baixado em seu dispositivo, estar com a impressora ligada e conectada à mesma rede wi-fi do dispositivo em que estão os documentos a serem impressos.

Caso todos esses requisitos estejam sendo cumpridos, você poderá imprimir de maneira mais ágil e conveniente, tendo fácil acesso a textos para ler, fotos e cópias de documentos ou arquivos que sejam importantes.

Fabricantes têm apps que ajudam no processo de como imprimir do celular para impressora

Mas como são esses aplicativos? As principais fabricantes de impressoras (HP, Epson, Brother, Lexmark) desenvolveram apps gratuitos para facilitar o processo de impressão sem fio. Geralmente eles estão disponíveis nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS.

Download do app feito, você deve acessar o programa, configurar a impressora antes do primeiro uso e depois será necessário apenas localizá-la e enviar o documento que você deseja imprimir diretamente do seu celular.

Como imprimir do celular para impressora pelo aplicativo HP Smart

Vamos dar um exemplo prático para que fique mais fácil de entender. O app HP Smart é o aplicativo oficial disponibilizado pela fabricante HP para imprimir a partir de um celular com as impressoras da marca.

Feito o download do app, você deve abri-lo no celular e ligar a impressora — lembre-se que tanto o equipamento quanto o aparelho devem estar conectados à mesma rede wi-fi. No primeiro acesso, configure a impressora para uso e dê as permissões necessárias para que o app acesse o Bluetooth e a localização do celular.

Quando a impressora estiver aparecendo no app, é só clicar em “imprimir documentos” ou “imprimir fotos”, selecionar os arquivos desejados e realizar a impressão.

Como imprimir pelo celular usando aplicativos da nuvem

Caso você não queira ocupar a memória do seu smartphone com mais um aplicativo, tudo bem, existem outras formas para imprimir direto pelo celular. Você pode, por exemplo, utilizar apps de nuvem, que já costumam estar disponíveis nos aparelhos.

Geralmente, o Dropbox e o OneDrive estão na lista de aplicativos de qualquer celular por facilitar o armazenamento em nuvem, assim você não corre o risco de perder arquivos e pode acessá-los em diferentes dispositivos.

A partir desses apps, também é possível imprimir de forma rápida e fácil. Vamos te mostrar abaixo como é simples de fazer.

Processo de como imprimir do celular para impressora pode ser mais fácil com Dropbox e OneDrive

Localizou o Dropbox ou o OneDrive no celular e no computador? Então é só escolher o arquivo e enviá-lo para a impressão — mas se não tiver encontrado os apps, faça o download antes de executar esta ação.

Depois que o comando de impressão for dado, o app solicitará uma confirmação de impressão no seu PC antes de enviar o arquivo para a impressora. Portanto, é só dar o ok! Mas fique ligado porque esse procedimento pode ser um pouco diferente de acordo com o fabricante da impressora.

Como imprimir do celular para impressora com aplicativo do Dropbox

Vamos para o exemplo prático de como funciona com o Dropbox, que é um dos apps de armazenamento mais utilizados. Abra o aplicativo, encontre o arquivo que você deseja imprimir e clique no menu (ícone de “…”), em seguida “Exportar”, por fim em “Imprimir”.

Feito isso, o Dropbox perguntará em qual impressora o arquivo deve ser impresso. Se ainda não tiver nenhuma cadastrada, clique em “Todas impressoras”, depois em “Adicionar impressora”. Para finalizar, você pode encontrar a impressora pelo Wi-Fi Direct ou usando o Google Cloud Print, para que as suas impressões sejam concluídas.

Como imprimir pelo celular direto pelo e-mail

Estando seu e-mail associado a uma impressora, é possível imprimir remotamente qualquer arquivo a partir deste endereço.

Este não é um recurso habilitado por todos os fabricantes e pode estar disponível a partir de alguns modelos e fabricantes específicos.

Geralmente, a opção para associar o endereço de e-mail à impressora estará disponível no menu do equipamento. A configuração também pode variar de acordo com o fabricante, mas o passo a passo costuma ser bem intuitivo para facilitar a vida do usuário.

É possível enviar arquivo direto para um endereço de e-mail associado à impressora

Para entender melhor como funciona, vamos entender como é o processo utilizando uma impressora da marca Epson e o E-mail Print, recurso presente nos aparelhos da fabricante.

Primeiro, você deve criar a sua conta na Epson Connect e conectar o seu dispositivo à conta. Feito isso, envie um e-mail para o endereço único associado à sua impressora, com o arquivo que será impresso em anexo, e é só aguardar o material ficar pronto.

Como imprimir do celular para impressora

Quem adquiriu modelos de smartphone mais novos têm ainda uma outra possibilidade para imprimir direto pelo celular na impressora com conectividade wi-fi ou Bluetooth.

Essas versões mais recentes e com sistema operacional atualizados podem imprimir via suporte nativo, tanto para celulares quanto para tablets. Da forma mais simplificada possível, você terá apenas que escolher o arquivo, selecionar a impressora e aguardar para ter o material em mãos.

Esta via de impressão por celular ou tablet direto na impressora está disponível tanto para aparelhos Android quanto iOS.

Como imprimir pelo celular Android

Preste atenção se você tem um modelo de celular com sistema operacional Android porque vamos explicar como imprimir direto do seu aparelho na impressora. Não tem mistério, não tem segredo, tudo muito fácil.

Escolha o arquivo que será impresso, clique no menu (ícone “…”) e, em seguida, “Imprimir”. Feito isso, basta selecionar a impressora. Caso nenhuma esteja configurada com o seu celular, vá em “Todas impressoras”, depois em “Adicionar impressora” e conclua o processo localizando a sua impressora por Wi-Fi Direct ou Google Cloud Print.

Como imprimir pelo celular via Google Cloud Print

O Google Cloud Print é um serviço do Google que permite a impressão remota a partir de vários dispositivos. É possível até mesmo imprimir pelo celular na impressora mesmo que eles não estejam conectados à mesma rede.

Para configurar, você deve abrir o Google Chrome no computador e ir em “Configurações”. Procure por “Configurações Avançadas”, em seguida “Google Cloud Print” e clique em “Adicionar impressoras”. Na próxima tela, selecione a impressora que vai usar e vá em “Adicionar impressora(s)” novamente, último passo antes da confirmação.

Com a impressora configurada, você só precisa abrir o arquivo no Google Drive e enviar para impressão — desde que a impressora esteja online no momento.

Como imprimir pelo celular iPhone IOS via AirPrint

Agora, se você é do “time Apple”, tranquilo, imprimir a partir do iPhone também é bem simples e lembra bastante o processo dos celulares Android.

No seu smartphone, escolha o arquivo que deseja imprimir, clique no botão de “Compartilhar”, e em seguida “Imprimir”. Em seguida, você vai definir as preferências de impressão antes de finalizar o processo. Mas lembre-se que o material só será impresso se o celular e a impressora estiverem conectados à mesma rede.

Impressora para celular

Quer uma última alternativa para imprimir fotos e documentos direto do seu celular? Então esqueça dos modelos convencionais e tenha a sua própria impressora para celular.

Esses modelos de impressoras são portáteis, portanto você pode levar para qualquer lugar. Por meio de conectividade Bluetooth ou wi-fi, elas se conectam com os smartphones e tablets, permitindo realizar a impressão com grande qualidade e em qualquer lugar.

Para quem deseja ter uma dessas, a dica é realizar uma boa pesquisa antes de comprar, levando em consideração aspectos importantes como qualidade de impressão e o tipo de fonte de alimentação da impressora.

Como imprimir pelo celular na impressora Epson?

Como dissemos logo no início deste artigo, as principais fabricantes de impressoras possuem os seus próprios aplicativos para simplificar o processo de impressão. No caso da Epson, o app é o Epson iPrint, disponível para Android e iOS.

Depois que você fizer o download no seu celular, abra o aplicativo. Geralmente, ele abrirá uma tela com um mini tutorial para que você possa configurar a impressora via Wi-Fi Direct.

Após finalizar a configuração da impressora ao app, você pode selecionar as opções de imprimir arquivos, fotos, utilizar o compartilhamento na nuvem ou mesmo capturar uma imagem instantâneamente para fazer a impressão.

Modelos facilitam o processo de como imprimir pelo celular

Com conectividade via wi-fi ou Bluetooth, muitos modelos de impressoras tornaram ainda mais fácil a impressão de arquivos, documentos e fotos a partir do celular.

Como vimos na maioria dos casos, bastam alguns cliques para ter o material em mãos em instantes. A qualidade das impressões não diminui e você tem acesso ao material que for necessário de uma forma simples e eficiente, sem precisar do auxílio de cabos ou ter que abrir o arquivo em um computador.

Impressora Multifuncional Mono Ecotank M2120 Epson

Para fechar com chave de ouro, só mesmo deixando para você nossas dicas de impressora para imprimir direto do celular ou tablet com qualidade e ótimo custo-benefício.

A Impressora Multifuncional Mono Ecotank M2120 Epson pode realizar impressão remota a partir de notebooks, smartphones e tablets via wi-fi ou Wi-Fi Direct.

Ela tem tanque de tinta compacta que proporciona um custo de impressão menor mesmo mantendo o alto rendimento e qualidade nas impressões. Além disso, outra vantagem é o fato de ser multifuncional — além de imprimir, faz digitalizações e cópias.

Impressora Multifuncional Ecotank L3250 Epson

A Ecotank L3250 da Epson é outro modelo multifuncional com conectividade avançada para quem procura facilidade na impressão dos seus arquivos.

Ela pode conectar-se por wi-fi, Wi-Fi Direct ou por cabo USB aos aparelhos, além da facilidade de configurar e operar o equipamento através do novo aplicativo Epson Smart Panel.

Também um modelo Ecotank que dispensa cartuchos, ela entrega um kit de impressão baixíssimo, podendo imprimir até 4.500 páginas em preto ou 7.500 páginas coloridas.

Conclusão

Está claro que você não precisa mais do auxílio de um computador conectado à impressora por cabos para ter arquivos impressos nas mãos. Com equipamentos que dispõem de conectividade sem fio, alguns cliques são suficientes para ter um material impresso.

Faça o download do app da impressora no seu celular, configure agora mesmo e torne a impressão de fotos e documentos algo simples e quase instantâneo na sua vida.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

O Dia dos Namorados está batendo na porta e a busca pelo presente perfeito já começou. Essa é uma ótima

Os consumidores estão sempre em busca de alta qualidade, eficiência e economia no ativo e inovador mundo da tecnologia. Esse

Já é hora de começar a pensar em encontrar o presente perfeito para a namorada. Essa tarefa é desafiadora, mas

Deixe um comentário

Fechar Menu