Impressoras Informática

Descubra os principais tipos de impressora do mercado!

junho 11, 2018
Tipos de impressora
Tempo de leitura 3 min

A impressora é um item indispensável em qualquer escritório. Mas, na hora de sair às compras, são tantos modelos e recursos disponíveis que fica difícil escolher o modelo ideal, não é mesmo?

Pensando nisso, reunimos aqui informações sobre os principais tipos de impressoras disponíveis no mercado e as características de cada um. Assim, você vai conseguir encontrar o modelo certo para atender suas necessidades. E então, preparado?

Impressora matricial

Também conhecidas como impressoras de impacto, são muito usadas em escritórios porque podem imprimir vários papéis de uma só vez, como folhas de pagamento e notas fiscais.

Existem dois tipos de impressora matricial: matriz de pontos e margaridas. A matriz de pontos utiliza um sistema de agulhas que ajuda a formar e imprimir a letra. Já o modelo margarida tem um funcionamento muito parecido com o da máquina de escrever, no qual um pino pressiona um rolo de fita banhado com tinta contra o papel.

Impressora jato de tinta

Se o volume de impressão do seu escritório é baixo, talvez a impressora jato de tinta seja o modelo ideal para você. Ela é a mais popular do mercado porque oferece uma boa qualidade e velocidade de impressão, além de uma alta fidelidade de cores. E o melhor, tem baixo custo e exige pouca manutenção.

A impressora jato de tinta utiliza os cartuchos com quatro cores primárias (amarelo, ciano, magenta e preto). Esses cartuchos jogam os jatos de tinta sobre o papel para a impressão.

Impressora a laser

Ela é um dos tipos de impressora mais encontrados nos escritórios, pois consegue realizar uma grande quantidade de impressões em alta qualidade e baixo custo. Com a impressora a laser, quanto maior o número de páginas impressas, menor o custo de impressão por folha.

Há ainda mais uma diferença em relação às impressoras de jato de tinta: enquanto essas utilizam os cartuchos, o suprimento utilizado pelos modelo a laser é o toner, uma espécie de tinta em pó que fixa a impressão na folha ao ser aquecida.

Impressora multifuncional

Como o próprio nome indica, as funcionalidades da impressora multifuncional vão além da simples impressão de documentos e fotos, por isso, são recomendadas para escritórios e home office.

Além da impressão, entre as funcionalidades mais comuns encontradas nesse modelo de impressora estão a capacidade de realizar cópias, digitalização de documentos e até fax.

A tecnologia e o tipo de suprimento utilizado vai depender do modelo da multifuncional, podendo ser jato de tinta ou laser.

Impressora com tanque de tinta

Já pensou em realizar suas impressões sem o uso de cartuchos ou de toners? Também conhecidas como bulk ink, as impressora tanque de tinta dispensam o uso desses suprimentos.

Elas têm um tanque de armazenamento e é o próprio usuário que recarrega a impressora com tintas vendidas como refis quando necessário. A capacidade de armazenamento de tinta desse modelo também garante uma grande quantidade de impressões. Os modelos mais novos também têm a função de scanner e copiadora.

Outros tipos de impressoras

É importante lembrar que existem ainda outro tipos de impressoras voltados para nichos de mercado mais específicos. É o caso dos plotters, tipo de impressora utilizado nas empresas de plotagem. Elas trabalham com impressões em grande escala, como aqueles banners e faixas que você encontra na rua.

Já a impressora térmica é utilizada para imprimir cupons fiscais, enquanto a impressora A3 é utilizada na impressão de documentos publicitários e apresentações. São perfeitas para agências de design, arquitetos e fotógrafos.

Promoção - Cartucho HP a partir de R$ 39,90

Gostou da nossa seleção especial com os principais tipos de impressoras? Comente aqui no post qual é o seu modelo preferido!

 

 

    Scroll Up