5 principais motivos para você começar um diário na quarentena

No início de 2020 o novo coronavírus, mais conhecido como covid-19, chegou ao Brasil. O começo da pandemia foi muito difícil, pois os sentimentos de ansiedade, desesperança e falta de perspectiva de futuro eram comuns a todos. Para piorar a situação, praticamente todas as pessoas do mundo foram obrigadas a ficarem trancadas em suas casas durante meses.

Embora muito progresso tenha sido feito, após exatamente um ano a maioria dos países ainda se encontram em quarentena e os cuidados preventivos contra o coronavírus foram mantidos. O ser humano é um ser social, isso significa que interagir com outras pessoas é essencial para nossa sobrevivência. É justamente por isso que o distanciamento e o isolamento social estão afetando tanto a saúde mental da maioria das pessoas.

Se você está procurando uma forma de manter a calma e a sanidade mental em tempos de pandemia, saiba que veio ao lugar certo. Neste texto nós mostraremos quais benefícios escrever um diário na quarentena pode trazer para a sua saúde mental. Acompanhe a leitura para saber mais.

1. Melhora a produção de endorfina

A endorfina, também conhecida como hormônio da felicidade, é uma substância química produzida pelo nosso cérebro responsável por causar as sensações de prazer e bem-estar. Certas situações otimizam a produção de endorfina, por exemplo, comer chocolate e praticar exercícios físicos. Poucas pessoas sabem, mas escrever em um diário também é uma atividade capaz de aumentar a produção do hormônio da felicidade.

Além disso, quando escrevemos sobre nossos problemas e frustrações pessoais, é como se estivéssemos desabafando com alguém, por isso sentimos uma grande sensação de alívio após escrever sobre algo que nos incomoda. Também vale ressaltar que a produção de endorfina diminui os níveis de estresse, portanto, se você está se sentindo estressado por causa da pandemia, nada melhor do que conversar consigo mesmo enquanto escreve um diário.

2. Diminui a sensação de solidão

Como dissemos no início do texto, a pior consequência do isolamento social foi a sensação de solidão. A maioria dos brasileiros tiveram que mudar completamente sua rotina. Tanto o trabalho quanto os estudos passaram a ser feitos em casa e muitas pessoas estão até hoje sem ver seus pais ou avós para evitar a disseminação da doença.

É cientificamente comprovado que escrever diminui a sensação de solidão, afinal, essa é uma forma de você conversar mais consigo mesmo. Portanto, podemos dizer que escrever um diário é, sim, uma prática de autoconhecimento e autoaceitação. Algumas pessoas se apegam tanto aos seus diários que começam a humanizar esse simples caderno de anotações pessoais, como se o diário fosse um confidente.

3. Ajuda a encontrar soluções para problemas

Você provavelmente já deve ter se deparado com um problema que, no momento em que ele apareceu, julgou ser impossível de resolver. No entanto, pensando melhor sobre o acontecido, você acabou encontrando soluções para o que parecia não ter saída.

Na maioria das vezes nós escrevemos no diário quando nossas emoções estão a flor da pele, afinal, o diário serve justamente como um desabafo. Fale sobre todos os seus problemas e nos dias seguintes, quando você estiver mais calmo, releia as páginas que você escreveu nos dias de estresse.

Temos certeza de que você vai perceber que o que parecia tão grave há alguns dias, na verdade, não era tão sério assim. Essa reflexão sobre o passado pode, até mesmo, como dissemos, ajudar a encontrar soluções para problemas ainda não resolvidos.

4. Registra momentos importantes

Por que não transformar o seu simples diário em um diário de bordo? Esse instrumento é utilizado em navegações ou qualquer outro tipo de exploração para que o autor possa registrar os acontecimentos mais importantes.

Uma pandemia é um cenário inusitado. A maioria das pessoas vivas no planeta atualmente nunca presenciaram algo parecido com a pandemia que estamos enfrentando. Querendo ou não, estamos vivendo um momento histórico. Assim como as pessoas com quase 100 anos hoje contam histórias sobre a Segunda Guerra Mundial, futuramente nós seremos os responsáveis por mostrar para as gerações seguintes como foi viver em uma pandemia.

Escreva em seu diário todas as notícias sobre o covid-19 para que você possa se lembrar como foram cada um dos dias da quarentena. No futuro, ao ler o seu antigo diário, vai perceber como você foi forte ao sobreviver a uma pandemia. Caso você não faça os registros dos acontecimentos cotidianos, pode ser que daqui alguns anos essas memórias caiam no esquecimento.

5. Tem efeitos terapêuticos

Durante a pandemia muito se falou sobre o autocuidado. Em momentos de dificuldade, algumas pessoas gostam de mudar o cabelo, tentar uma receita nova na cozinha e até mesmo passar horas fazendo absolutamente nada. O autocuidado também diz respeito à saúde mental. Durante essa pandemia, o que você está fazendo para cuidar do seu cérebro?

A quarentena bagunçou a nossa rotina, afinal, agora a maioria das pessoas trabalha e estuda em casa. A falta de uma rotina regrada pode desencadear a ansiedade. Não é à toa que durante a pandemia os casos de transtorno de ansiedade generalizada aumentaram.

Escrever sobre o seu dia pode ajudar a organizar os seus afazeres, portanto, você tem a sensação de que está com tudo sob controle. Precisamos ressaltar, é claro, que nada substitui a ajuda de um profissional de saúde. Escrever deve ser visto como um hobby, não como um substituto para a terapia. Se você está com sintomas fortes de ansiedade ou depressão, procure um psicólogo o quanto antes!

Para quem não tem a prática de escrever, ter um diário na quarentena pode parecer uma ideia estranha de início, mas temos certeza que aos poucos você vai se acostumar e o seu diário se tornará um dos seus maiores companheiros. Siga as nossas dicas e com o tempo você vai perceber como a escrita pode ajudar em momentos tão difíceis.

Gostou das nossas dicas? Achou o assunto interessante? Então compartilhe já este texto em suas redes sociais para que seus amigos também possam descobrir os benefícios de escrever um diário durante a pandemia.

PORT

Na loja PORT você conta com diversos produtos para papelaria, informática e escritorio. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu