Dicas para montar uma sala de cinema em casa

Imagina só você chegar em casa do trabalho, depois de um dia cansativo, e poder relaxar e curtir um filme ou série na sua própria sala de cinema…

Não precisa ficar só na imaginação não, viu?! As salas de cinema em casa têm se tornado uma tendência e podem tanto ser um espaço elaborado como algo mais simples, mas, ao mesmo tempo, aconchegante.

Quer saber como criar o seu cinema em casa? Então continue a leitura para conferir as dicas que trouxemos neste conteúdo especial para você!

O que é sala de cinema residencial?

Antes elas poderiam parecer completamente inacessíveis, mas as salas de cinema residenciais estão ganhando um espacinho no lar das pessoas.

Muita gente tem criado ambientes especiais dentro de casa com maior qualidade de som e imagem para reunir a família e os amigos para sessões de filmes e séries, com direito à pipoca, refrigerante, suco e todo o conforto do mundo.

E como criar um espaço assim dentro de casa? Ele pode ser feito de maneira simples, com um projetor, televisão, tela e um ótimo sofá, ou nascer de um investimento mais sofisticado, com direito a sistemas de automação para criar o ambiente perfeito para a sua sessão.

Como a automação pode transformar sua experiência ao assistir um filme?

A experiência de uma sala de cinema com automação na sua própria casa pode ser difícil de descrever. O investimento pode assustar, mas você viverá a sensação mais próxima de estar dentro de um cinema de verdade, com a mais pura magia e entretenimento.

Através da automação, é possível customizar aspectos como a iluminação e a aclimatação, a qualidade do áudio e do vídeo na sua sala de cinema, aumentando ainda mais o conforto e a sensação de estar dentro do que você está assistindo.

E o melhor, dá para controlar tudo isso pelo celular. A interatividade é uma das marcas das “casas inteligentes”, é só estar conectado à internet que você consegue controlar os sistemas automáticos instalados nos ambientes do seu lar.

Como criar uma sala de cinema em casa?

Vamos então começar a dar as dicas de como criar uma sala de cinema dentro de casa. Não há uma regra sobre onde ela deve ficar, pode ser montada em um ambiente exclusivo para as noites de filme ou ser elaborada em espaços já existentes, como uma sala de estar.

O básico que o seu “próprio” cinema deve ter é uma boa Smart TV, ou projetor com tela para exibir as imagens, um sofá aconchegante e um bom sistema de som.

Partindo desses itens, você pode começar a pensar nos outros detalhes para criar um espaço acolhedor e diferente para momentos de lazer com pessoas especiais.

Soluções para uma sala de cinema em casa

Montar uma sala de cinema residencial não precisa ser caro. É possível encontrar no mercado itens que vão criar um ambiente único sem pagar muito.

Pensando em funcionalidade e conectividade, busque por soluções que vão se conectar com facilidade utilizando a rede Wi-Fi ou o sistema Bluetooth — neste ponto, vale uma atenção especial para a televisão e o sistema de som do seu cinema.

Criar uma decoração especial pode ser o toque final deste cômodo. Ela pode, inclusive, ter as produções cinematográficas como tema, com papel de parede e itens decorativos que remetem aos filmes favoritos.

O que considerar antes de montar uma sala de cinema em casa

Mas antes de começar a comprar os equipamentos para fazer sua sala de cinema sair do papel, é bom analisar o ambiente e planejar o espaço. Somente assim você conseguirá criar um espaço funcional e agradável. Veja o que deve ser levado em consideração nessa hora.

1. Tamanho do ambiente

Televisão grande em espaço pequeno é o terror dos arquitetos. Mas não é só pela estética, a combinação não é agradável para quem está assistindo. Esta, portanto, é uma das razões pela qual devemos considerar o tamanho do ambiente antes de montar a sala de cinema.

E não é que este espaço não possa ser pequeno, mas o ideal é que a composição harmonize e o resultado final seja confortável. Por isso, antes de ir às compras, tire as medidas e faça um bom planejamento do espaço que vai receber um cômodo especial.

2. Isolamento acústico

Analisar se o local possui um bom isolamento acústico é essencial. Assim, o som da sua sala de cinema em casa não vai atrapalhar outros ambientes da casa, assim como ruídos externos não vão incomodar durante a sessão.

Se o local já tem uma porta, temos um bom começo para conter o som. Outra dica interessante é investir em móveis e piso de madeira, já que é um material considerado isolante acústico natural — fora o charme que as peças trazem para qualquer lugar.

3. Iluminação apropriada

Iluminação baixa, quase nenhuma luz. Isso sim vai fazer a sua sala lembrar um cinema de verdade. Logo, é fundamental ter uma atenção especial com a iluminação do local.

Se o cômodo tiver janelas, é essencial ter cortinas em blackout para bloquear a entrada de luz e não limitar as sessões ao período noturno. A iluminação artificial também pode fugir das luminárias tradicionais, sendo possível apostar em arandelas e plafons.

Escolha um projetor excelente

Agora vamos ao possível diferencial da sua sala de cinema em casa. Ao invés de uma TV, que tal apostar em um projetor para exibir suas séries, filmes e games preferidos?

Acredite, aqui é que pode estar o grande trunfo do seu ambiente. Você pode conectá-lo ao notebook para espelhar as imagens que podem chegar a 100 polegadas, muito mais do que uma Smart TV em valor acessível pode te oferecer. Além disso, convenhamos: um filminho no projetor cria um clima intimista que não tem igual…

Nossas indicações

E se a opção para a sua sala de cinema em casa for pelo projetor, vamos te ajudar a fazer uma escolha. Os projetores mais acessíveis no mercado atualmente são em Full HD, mas pesquisando bem já é possível encontrar projetores com imagens em 4K a preços mais atraentes.

Projetor Powerlite CO-W01 3000 Lumens Epson

Prepare-se para viver experiências como se estivesse na sala de cinema com o Projetor Powerlite CO-W01 3000 Lumens Epson. Este aparelho projeta imagens mais nítidas e brilhantes em alta qualidade mesmo em ambientes de mais luz, sem prejudicar a exibição.

O tamanho da exibição também é capaz de impressionar. O Powerlite CO-W01 pode exibir em widescreen de até 300’’, criando uma imersão total, além de possuir conectividade avançada para Chromecast, Mac e os sistemas ioS e Android.

Escolhendo a tela do Cinema em Casa

Escolher um projetor implica em optar por uma tela de projeção para o entretenimento ficar completo. Você pode até pensar em usar a parede de casa, mas a gente já avisa: a qualidade de imagem fica muito melhor utilizando o equipamento adequado.

Tenha atenção em relação ao tamanho da imagem para aproveitar ao máximo a sua sala de cinema. Veja o máximo de polegadas que o projetor pode alcançar para escolher a tela.

Outra questão é que a tela de projeção pode ser retrátil ou manual. Em muitos casos, quando a sala de cinema em casa é planejada para um determinado espaço, a opção por telas retráteis acionadas por automação é uma excelente escolha.

Nossas indicações

Tem indicação de tela de projeção por aqui também! A nossa primeira opção é a Tela de Projeção TES Retrátil 2,00m X 2,00m, que tem acionamento manual e pode ser fixada na parede ou no teto para você assistir seus conteúdos com tranquilidade.

Além de ser uma tela retrátil, ela possui superfície de projeção do tipo Matte White com ganho de brilho de 1,1 a 1,5 vezes maior. Vai, só de ler já dá para se imaginar assistindo seus títulos favoritos com uma senhora qualidade de imagem!

Mas se você não vai fazer uma sala exclusiva para cinema em sua casa e prefere montar algo nos momentos especiais, nossa recomendação é a Tela de Projeção Com Tripé Tes Retrátil 1.80m X 1.80m.

Um pouco menor que a nossa primeira opção, ela pode exibir em até 97’’ e conta com o mesmo tipo de tela Matte White, que proporciona mais brilho à imagem. Além disso, possui estrutura em aço carbono de alta resistência, permitindo montar e desmontar a tela no cômodo que você preferir exibir os seus filmes.

Escolha um ótimo sistema de som

Não vai convidar os amigos para assistir filme em uma tela grande e deixar o som do computador resolver o resto, hein?! Sua sala de cinema tem que ter um som de qualidade para levar a mesma energia das telonas para a sua casa.

As escolhas mais naturais de quem monta um sala para filmes na própria residência são o home theater e os sistemas de som surround. Vale lembrar que a escolha do número de caixas deve acompanhar o tamanho do ambiente, e elas devem estar sempre viradas para os espectadores, não para o aparelho.

Escolha um ótimo sofá e poltronas

Chegamos no momento do conforto. Afinal, depois de um longo dia de trabalho, você vai querer assistir as suas séries relaxado e bem aconchegado.

Por isso, escolha por sofás e poltronas que vão proporcionar esta sensação. Atualmente, os sofás retráteis estão em alta, ampliando o espaço para curtir deitadinho. Puffs, almofadas e travesseiros vão deixar tudo ainda mais completo e ajudar na decoração.

Aposte nos acessórios e mimos para o seu cinema

E por falar em decoração, a sua sala de cinema merece ganhar um toque especial. Quem é cinéfilo de verdade, inclusive, gosta de ornamentar o ambiente com peças que remetem aos filmes que mais gostam (quadros, papel de parede, almofadas e objetos).

Sabe outro acessório muito interessante de ter na sua sala de cinema e que vai fazer a alegria de todos os visitantes? Uma pipoqueira elétrica portátil, para fazer a pipoca sem perder nada da exibição.

Agora, se você prefere aquela pipoquinha quentinha saindo da panela, tenha a Panela Pipoqueira Espagueteira Paris 22cm Tramontina na sua casa. Ela é antiaderente, tem capacidade de quase 5 litros e mais: é uma panela multifuncional, que você pode mudar a tampa e preparar espaguete, caso prefira uma sessão cinema com pegada italiana.

Conclusão

Definitivamente dá para criar uma sala de cinema dentro de casa e criar um momento de lazer diferente com a família, os amigos ou uma pessoa especial. E o melhor de tudo: sem gastar muito e com qualidade!

Não importa se você vai ter uma sala especial para esses momentos ou fazer algo casual, com as dicas que trouxemos, dá para ter uma sessão de filmes, séries ou eventos esportivos proveitosa a hora que quiser. Agora, é só colocar as nossas dicas em prática e boa diversão!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu