Estojo escolar: o que considerar na hora de comprar um?

O estojo escolar é um acessório imprescindível para a vida de qualquer pessoa, sobretudo estudantes que o incluem na lista de material escolar. Isso porque é nele que você guardará seus pertences, como canetas, lapiseiras, lápis, borrachas, entre outras infinitas coisas.

Posto isso, o estojo tem importante função de guardar esses pertences e, com efeito, devemos escolhê-lo de uma forma eficaz, analisando o tipo que atenderá à sua necessidade. Além disso, a usabilidade interferirá na escolha, sendo necessário fazer uma boa acertada.

Pensando nisso, preparamos este post para falar sobre os aspectos que devem considerados e analisados na hora de comprar seu estojo escolar. Ficou curioso sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira!

O que é um estojo?

O estojo é um local de armazenamento de seus materiais, principalmente o lápis e a caneta. O modelo mais comumente utilizado tem um formato cilíndrico, feito de nylon e geralmente é mais usado por estudantes. Existem estojos mais complexos e maiores, fabricados, especialmente, para artistas que utilizam vários tipos de instrumentos distintos.

Além disso, muitos são utilizados para guardar e organizar itens como eletrônicos de porte pequeno e maquiagens. Esse tipo de estojo geralmente tem várias repartições e bolsos para pequenas coisas, além de faixas elásticas para agrupar todos os acessórios de forma organizada e bem separada, evitando que balancem ou saiam do lugar.

Quais pontos devem ser considerados no momento da compra do estojo escolar?

Necessidades

Esse ponto visa muito ao fato da usabilidade do estudante. Por exemplo, se for de uso contínuo, é muito importante optar por um estojo de material mais resistente e apropriado para o fim que você deseja. Aqui se enquadra também o valor a ser pago pelo estoque, por mais que preço não seja indicador de qualidade. É muito importante avaliar as opções apresentadas, pois, por mais que o estojo de melhor benfeitoria apresente um maior preço, é mais solícito comprá-lo.

Tamanho

Além de considerar quais são os pertences que serão colocados dentro do estojo, é necessário analisar o tamanho das peças que serão colocadas no acessório.

Dessa forma, crianças nas séries primárias geralmente utilizam muito material escolar, muitas vezes, exigido pela própria instituição escolar, sendo, assim, necessário optar por estojos maiores, que possam agrupar uma maior quantidade de objetos.

Ademais, como o estojo já tem como função guardar e proteger diversos objetos, é muito importante que você escolha um que agrupe todos seus acessórios, de forma que não cause danos.

Repartições

Quanto mais repartições seu estojo apresentar, mais organizadas suas coisas ficarão. Diante disso, há algumas opções que apresentam uma capacidade interna muito alta, com mais de uma divisória no meio, permitindo que os instrumentos sejam guardados com eficácia.

Entretanto, esse tipo apresentará um volume considerável, especialmente por conter várias divisórias.

Material

Estojos rígidos: esse modelo é feito de metal ou plástico, sendo muito indicado para quem deseja proteger seu material interno, porém exige um eficaz cuidado quando transportado junto a materiais frágeis. Além disso, esse tipo de estojo pode arranhar um tablet ou um notebook, caso eles forem transportados junto com o estojo escolar dentro da bolsa. É importante salientar que esse tipo de material deixa os materiais muito à vista, exigindo todo o conteúdo quando deixado em cima de uma mesa, por exemplo.

Estojos de proteção: estojos de proteção geralmente são feitos de silicone, couro, lona, nylon e poliestireno, materiais que são relativamente macios e não causam danos aos lápis e às canetas. Esse tipo geralmente é flexível, podendo ser esticado quando necessário e fácil, também, de limpar. Qualquer pessoa, independentemente da idade ou do uso, pode beneficiar-se bastante com esse tipo de estojo. É válido pontuar aqui que o náilon é especialmente portátil e resistente.

Estojos macios: os estojos macios geralmente são de tecidos mais leves. Além do mais, são mais ideais para pessoas que não precisam de muito espaço interno. Porém, esse tipo de estojo possui tecidos que são facilmente manchados e rasgados, quando comparamos materiais como o nylon. Sendo assim, é importante que você saiba que terá que lavar frequentemente esse tipo de material.

Qual é a diferença de estojo, bolsa e caixa de lápis?

Muitas pessoas confundem a utilidade de cada um, uma vez que, muitas vezes, são vistos como sinônimos. Mas há algumas diferenças. Por exemplo: uma caixa de lápis contém paredes rígidas, limitando o espaço, enquanto a bolsa é feita com um tecido mais flexível. Somando-se a isso, o estojo escolar de lápis pode ser enquadrado em qualquer um dos acessórios especificados anteriormente. Dessa forma, é o nome geral para um receptor de materiais escolares, variando em tamanho e estilo.

Quais são as utilidades de um estojo?

Inúmeras são as utilidades desse recipiente. Pensando nisso, preparamos as principais para que você conheça:

·    guardar jóias;

·    armazenar qualquer tipo de maquiagem (delineador, paleta de sombras, blush, protetor labial, pincéis, batons e entre outros);

·    acondicionar artigos de higiene pessoal;

·   manter kit de medicina de emergência, como estetoscópio, fita métrica, lanterna, termômetro, curativos, antissépticos, soro fisiológicos, entre outros);

·    guardar materiais de arte (marcadores, réguas, canetas, pincéis, tesoura, lápis de cor).

O que foi citado anteriormente é apenas uma parte da infinidade de coisas que o estojo pode guardar. Conclui-se, portanto, que qualquer material de porte pequeno pode ser guardado em um estojo, podendo deixar a criatividade fluir.

Mas é importante ressaltar que, no momento das compras, grande parte de nós se empolga com o momento e não averigua qual está mais apto para a finalidade para a qual se procura. Diante disso, é muito válido pesquisar em casa antes de comprar o seu estojo.

Se você é adepto de carregar muitos materiais, compre um maior que tenha mais repartições, a fim de possibilitar uma maior organização e adequação dos utensílios.

Comprar Material Escolar

Na loja Port você conta com diversos artigos de materiais escolares e muito mais. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Portanto, note os principais aspectos a serem considerado e analisados no momento da compra de um estojo escolar, a fim de escolher um que dure por mais tempo e atinja suas expectativas.

Gostou do nosso post? Então, deixe um comentário e compartilhe conosco sua experiência sobre o assunto! 

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu