Conheça os melhores tipos de impressoras

Você sabe quais são os melhores tipos de impressoras que existem no mercado? Ter esse conhecimento vai beneficiar as suas escolhas na hora de comprar um equipamento desses, seja para uso pessoal, em casa, ou para uso profissional.

Pensando em te ajudar a encontrar um material que ofereça qualidade e bom desempenho no dia a dia, preparamos este post com tudo sobre os principais modelos de impressoras e dicas para você acertar na compra. Vem com a gente para conferir!

Introdução aos principais tipos de impressoras

Foi-se o tempo em que escolher uma impressora se resumia a decidir sobre comprar um equipamento que imprime a laser ou a jato de tinta. 

A tecnologia avançou e trouxe novos modelos, que chegaram ao mercado com os seus prós e contras, algumas mais indicadas para determinado tipo de trabalho. Hoje em dia, quem diria, é possível criar até mesmo objetos em três dimensões com uma impressora.

Para acabar com as dúvidas, este conteúdo vai explicar melhor sobre as funcionalidades dos principais tipos de impressoras e como cada uma delas pode proporcionar melhor custo-benefício e ser mais vantajosa de acordo com o seu tipo de negócio.

Conheça alguns tipos de impressora

A oferta de impressoras no mercado não é mais limitada como algumas décadas atrás. Caso você esteja pensando em comprar uma e começar a pesquisar, vai encontrar equipamentos com funcionalidades e valores diferentes.

E aí, qual a opção melhor atende às suas necessidades pessoais e profissionais?

É o que vamos te mostrar agora, trazendo informações sobre os principais modelos, os tipos de impressão realizados e para quais ambientes cada uma delas vai oferecer melhor custo-benefício.

Impressora Jato de Tinta – Um dos tipos de impressoras mais utilizados em residências

Você já teve impressora em casa — provavelmente acompanhando o desktop — para imprimir trabalhos escolares ou pequenas impressões pessoais? Então há uma grande chance dela ter sido um modelo a jato de tinta. 

Ela se popularizou nos lares brasileiros pelo baixo custo e boa qualidade. As impressões são feitas a partir de cartuchos que liberam gotas de tinta que se fixam no papel. E quem é que não tem uma lembrança trocando um cartucho de tinta, não é mesmo?

Embora sua velocidade de impressão seja menor que a da impressora a laser, a jato de tinta oferece ótimo custo-benefício para impressões domésticas e para pequenas empresas que necessitam imprimir materiais coloridos.

Impressora a Laser – Um dos tipos de impressoras mais utilizados em escritórios

Impressoras a laser são a escolha ideal para ambientes que necessitam imprimir em maior quantidade. Esse é um dos principais motivos pelo qual elas são facilmente encontradas em escritórios e ambientes corporativos.

As impressões são feitas com o uso de toner, onde é armazenado um pó fino que “mancha” o papel quando entra em contato com a alta temperatura provocada pelo laser. 

Em relação aos cartuchos, o custo do toner é ligeiramente mais elevado. Contudo, a capacidade de impressões é maior, o que aumenta a rentabilidade com este tipo de impressora, sem contar na maior agilidade e qualidade proporcionada por ela.

Impressora Térmica

Outro modelo vantajoso para uso empresarial, especialmente em restaurantes e pontos comerciais, é a impressora térmica. Ela costuma ser mais indicada para imprimir códigos de barras, notas fiscais e cupons.

Como o próprio nome sugere, a tecnologia térmica é a responsável por criar as impressões. Sua cabeça térmica aquece as áreas das folhas, geralmente papéis especiais, também chamados térmicos, que escurecem sob o efeito do calor.

Este é outro tipo de impressora que tem a rapidez como grande vantagem. Mas fique atento que materiais feitos neste tipo de equipamento podem desbotar com o passar do tempo.

Impressora 3D

Vamos sair das folhas de papel diretamente para a impressão de objetos tridimensionais praticamente perfeitos! Se você já viu algo criado em impressora 3D sabe que não estamos exagerando.

Este modelo cria moldes, miniaturas, protótipos, enfim, variados modelos em três dimensões sobrepondo as camadas do material escolhido (plástico e resina são os mais comuns), que são aquecidos e resfriados durante o processo de criação.

Podemos dizer que as impressoras 3D são as queridinhas do momento, tanto que alguns modelos com preços mais acessíveis já podem ser encontrados no mercado. Este tipo de equipamento é muito útil em startups, escritórios de arquitetura, laboratórios e na área da saúde.

Impressora LED

Os modelos de impressora LED chegam a lembrar as impressoras a jato, não apenas pela dinâmica de criação das impressões, mas também pela velocidade com que imprime.

As impressoras LED também utilizam toners que “colorem” o papel em contato com a luz. Neste caso, porém, a fonte de iluminação são as matrizes de LED. 

Este equipamento é comum em serviços relacionados à área da saúde, como hospitais e clínicas, uma vez que é utilizado para a impressão de raios x, ultrassons, ressonâncias e demais exames médicos.

Impressora Multifuncional

Hora de falar de outro tipo de impressora que é uma das mais escolhidas em escritórios, comércios e também para uso doméstico: a impressora multifuncional.

As multifuncionais podem imprimir tanto a jato de tinta quanto a laser. Mas então qual é o seu diferencial em relação a esses modelos? A capacidade de ser “mais do que apenas uma impressora”.

Normalmente, esses modelos executam também as funções de copiadora e digitalizadora, o que diminui os custos com essas produções. Atualmente, a variedade de multifuncionais compactas disponíveis faz dela sucesso de vendas em relação aos modelos a laser e jato de tinta.

Impressora Matricial – Um dos tipos de impressoras mais antigos

Não se assuste caso nunca tenha escutado falar sobre a impressora matricial. Vamos mergulhar um pouquinho na história das impressoras para você descobrir que tipo é esse.

As matriciais foram um dos primeiros modelos de impressoras a aparecer no mercado. Por meio de impacto direto no papel, elas imprimem letra por letra através de agulhas, de forma bem similar ao funcionamento das máquinas de escrever. Vendo assim, podem parecer um pouco arcaicas, mas são capazes de imprimir em várias fontes e tamanhos de caracteres.

Ainda que tenham perdido um pouco de espaço, elas ainda podem ser encontradas em escritórios e indústrias, para a impressão de notas fiscais e formulários.

Impressora Jato de Cera

Vamos falar agora de inovação? Em 2005, a Xerox (estamos falando da fabricante, hein?!) lançou uma impressora a jato de cera!! Diferente, não é mesmo? 

Esqueça o que você viu até aqui sobre cartuchos ou toners, a proposta deste tipo de impressora é utilizar blocos de cera — que se assemelha bastante ao popular giz de cera — para imprimir com cores mais vivas e muita qualidade.

Sobretudo, o grande trunfo deste modelo é a redução do desperdício no momento da impressão. Porém, ela ainda não caiu plenamente nas graças do público pelo custo ligeiramente maior, mas não deixa de ser uma ótima opção para grandes empresas.

Impressora Fotográfica

Revelar foto, sem dúvida nenhuma, é coisa do passado. E as fotos digitais estão muito mais fáceis de serem impressas em casa mesmo, depois que as impressoras fotográficas chegaram ao mercado.

Definitivamente, elas são a melhor escolha em termos de qualidade para a impressão de fotos, afinal foram desenvolvidas exclusivamente para isso.

Além de tudo, as impressoras fotográficas são muito funcionais e práticas: os modelos compactos são bastante acessíveis no mercado, podem funcionar sem a necessidade de um computador ou notebook para executar os comandos e os equipamentos mais novos têm evoluído ainda mais no quesito bateria, melhorando a usabilidade em qualquer lugar.

Impressora Tanque de Tinta

Os modelos de impressoras tanque de tinta são boas escolhas para quem deseja imprimir com qualidade e ainda pena em economia a longo prazo. 

Ao invés de imprimir com cartuchos de tinta colorida, essas impressoras vêm, como o nome sugere, com pequenos tanques de tinta que podem ser recarregados de forma mais fácil e individualmente, além de serem mais econômicos.

Também é um ponto de destaque o volume de impressões capaz de ser feito com uma única recarga. Por isso, esses modelos tendem a ser muito comuns em gráficas e locais que trabalham com a necessidade de imprimir materiais em grandes quantidades.

Impressora Tanque de Toner

Para quem possui altas demandas de impressões, os modelos de impressoras tanque de toner aparecem como excelentes opções, destacando-se pelo ótimo custo-benefício. 

Isto porque o toner é muito mais rentável do que o cartucho, permitindo imprimir mais cópias com o mesmo tanque. Só para ter uma base de comparação, um refil de toner pode render até 5 mil páginas impressas.

Além disso, a alimentação do tanque com o refil original é rápida, limpa e as impressões produzidas são de altíssima qualidade. Tanto que quem compra impressoras a laser faz a escolha, entre outros motivos que já citamos, pelo fácil abastecimento que a impressora tanque de tanque de toner permite.

Como escolher a melhor impressora para gráfica?

Decidir qual a melhor impressora para se investir quando se tem uma gráfica parece ser uma escolha fácil. Mas só parece, viu?!

Existem fatores diversos que influenciam no que vai ser melhor para o seu negócio: quais materiais serão impressos?; qual é o seu público-alvo?; a gráfica é de pequeno, médio ou grande porte? As respostas para essas perguntas te deixarão mais perto do acerto.

Como as impressoras também apresentam características diferentes, vamos tentar esclarecer esta questão para você conferir se tem os tipos mais adequados para a gráfica ir bem nos negócios.

Impressora Plotter

Antes de discutirmos como escolher a melhor impressora para gráfica, vamos falar de um outro tipo de impressora que é muito popular neste segmento: as impressoras plotter. 

Popularmente chamada apenas de plotter, este modelo é uma impressora de grande formato utilizada para imprimir materiais altamente detalhados, criados em alguns softwares específicos de áreas como arquitetura, design gráfico, engenharia e marketing.

Além de imprimir em áreas maiores, as plotters se destacam por criarem materiais mais precisos e exatos, o que é imprescindível em alguns projetos que utilizam deste serviço.

1. Público-alvo

A escolha do seu público vai ditar o tipo de materiais e de serviços que serão oferecidos pela gráfica. Consequentemente, vai influenciar no modelo de impressora que vai atender melhor.

O objetivo é entregar materiais rápidos e cotidianos? Impressoras a laser ou a jato de tinta poderão dar conta do recado. Já para materiais mais sofisticados, será preciso investir em um equipamento mais robusto e de acordo com tais necessidades.

2. Porte da sua gráfica

Não se esqueça de levar em consideração também o tamanho da gráfica. Será um negócio focado em impressões rápidas ou grandes quantidades? 

De acordo com a estrutura do negócio, você poderá escolher os equipamentos que atenderão com mais agilidade e qualidade aos serviços que forem oferecidos.

3. Investimento inicial

Por fim, definir o investimento inicial de uma gráfica que está sendo criada vai determinar qual o tipo de equipamento possível de ser adquirido no começo.

Caso o capital investido na abertura do negócio seja grande, já pensando em uma gráfica de grande porte, é possível avançar em um maquinário melhor. Agora, se a intenção é crescer aos poucos, comece com equipamentos mais modestos, impressoras básicas e que vão entregar qualidade na impressão de materiais como documentos e fotos.

Conclusão

Pronto, agora que você já conhece quais os melhores tipos de impressoras no mercado, vai conseguir pesquisar e escolher o seu equipamento de um jeito mais assertivo, com um foco ainda maior nas necessidades e funcionalidades que procura no material. 

Antes de comprar, não se esqueça de fazer uma boa pesquisa, comparar bem as impressoras e os preços. No site da PORT você encontra as melhores marcas e produtos com qualidade garantida para a sua casa, escritório, gráfica ou empresa. Até o próximo conteúdo!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

O Dia dos Namorados está batendo na porta e a busca pelo presente perfeito já começou. Essa é uma ótima

Os consumidores estão sempre em busca de alta qualidade, eficiência e economia no ativo e inovador mundo da tecnologia. Esse

Já é hora de começar a pensar em encontrar o presente perfeito para a namorada. Essa tarefa é desafiadora, mas

Deixe um comentário

Fechar Menu