Como votar

Saiba como votar com consciência!

Tempo de leitura 3 min
PORT, distribuidor oficial ChamexPowered by Rock Convert

Alta do dólar, desemprego, violência, crise, casos e mais casos de corrupção. Esses são alguns dos assuntos que assolam o Brasil diariamente. Nesse cenário, fica difícil criar uma boa perspectiva sobre o futuro, porém, com as eleições, sempre existe a esperança de dias melhores, já que nosso país é repleto de riquezas naturais e tem potencial para ser uma das nações mais prósperas do planeta.

Por isso, no post de hoje, vamos mostrar como votar pode ser o primeiro passo para uma mudança efetiva dessa realidade. Confira.

Não anule o seu voto

Muitos brasileiros, insatisfeitos com a política atual e desacreditados em seus representantes, por vezes, optam pela anulação do voto, como uma forma de protesto. Essa atitude funciona, apenas, como um desperdício do seu papel de cidadão, já que você jogará fora o seu direito de escolha.

É importante ressaltar também, que há muita desinformação sobre o voto nulo, pois muita gente crê que ele é capaz de anular a eleição, o que é uma inverdade. Se, em um utópico cenário, no qual os eleitores raivosos decidem anular seus votos, um candidato vota nele mesmo, ele é proclamado vencedor.

Acompanhe os debates na televisão

Os debates promovidos na televisão, nas vésperas das eleições, ajudam o eleitor a votar de forma mais consciente. Afinal, esse é o momento em que cada candidato tem a oportunidade de expor seus projetos e programas de governo, além de mostrar suas posições diante de outros assuntos importantes.

Por isso, acompanhe, escute, questione e pesquise sobre aquilo que cada político defende e oferece para o seu possível mandato. Não desperdice essa oportunidade.

Busque informações sobre o político e sua campanha

A honestidade de um político deve ser a mesma de qualquer cidadão comum. E isso não é uma questão de mérito, mas sim uma obrigação. No entanto, sabemos que esses valores nem sempre são explícitos e fáceis de encontrar.

Por isso, ao se interessar pelas ideias de um candidato, faça uma busca mais detalhada sobre seu histórico, seu partido e coligações, seus aliados e, inclusive, sobre seus gastos de campanha. Esse é um papel fundamental daqueles que sabem como votar da forma correta.

Não venda o seu voto

A velha política no Brasil é famosa pela compra de votos em troca de benefícios pessoais ou para pequenos grupos. Entenda que isso é barato demais e seu voto é muito valioso, já que pode trazer vantagens muito maiores no futuro.

É preciso compreender que votar é essencial para o sistema democrático e, se feito de forma consciente, esse ato tende a gerar resultados muito positivos para a vida dos cidadãos.

Essas foram apenas algumas dicas de como votar com consciência. Essa é a principal arma da sociedade, pois pode gerar e motivar mudanças capazes de promover uma melhoria no atual cenário. Seu voto é fundamental para o futuro da sociedade, da economia e, até mesmo, para os negócios da sua empresa. Vote!

Gostou do post? Já decidiu em quem e como votar? Deixe seu comentário aqui e compartilhe conosco o que você considera fundamental para um candidato merecer o seu voto.

Quer o melhor fornecedor para sua empresa? No site da PORT você encontra os melhores materiais de escritório, informática e papelaria. Entre e confira!

 

 

 

Atividades gratuitas: Estimule a criatividade de suas criançasPowered by Rock Convert
Na PORT tem Cartucho Original HP XL com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up