Fique por dentro dos principais tipos de bobinas de papel que existem

A flexibilidade das bobinas de papel faz com que elas sejam empregadas em diferentes tipos de impressão para uma diversidade de utilizações, no uso industrial, comercial e até residencial.

Para uma melhor aplicação do papel, no entanto, é preciso lembrar que cada situação de impressão exige um tipo de bobina distinto. Como são muitos os modelos disponíveis, é fácil se confundir entre eles.

Pensando nisso, trouxemos este post com as bobinas de papel mais utilizadas no mercado de varejo e atacado e as principais características de cada uma. Por fim, você vai descobrir também onde encontrar bobinas de qualidade com o melhor custo-benefício. Não perca!

Impressora Plotter Designjet T250 e-Printer 24
Impressora Plotter 24″HP

Impressora Plotter Designjet T250 e-Printer 24″ Pol. HP

9.7

Produto original

design profissional e robusto

Fácil conexão no escritório

Bobina para Plotter 90G A0 914X45M 2 Pol.
Bobina para Plotter

Bobina para Plotter 90G A0 914X45M 2 Pol.

9,5

Produto original

 Altíssima qualidade

Ótima impressão

Perfeita para ambiente corporativo.

Impressora Plotter Designjet T650 36
Impressora Plotter 36″HP

Impressora Plotter Designjet T650 36″ Pol. HP

9.1

Produto original

Imprima projetos em vários tamanhos A3/B e A1/D ou A0/E automaticamente

Impressão em alta velocidade de até 25 s por desenho

Cartucho de Plotter HP 712 3ED70A Preto
Cartucho de Plotter HP

Cartucho de Plotter HP 712 3ED70A Preto

8.8

Produto original

Qualidade HP

Alto desempenho .

Impressora Plotter Designjet T730 36
Impressora Plotter 36″HP

Impressora Plotter Designjet T730 36″ Pol. HP

8.6

Produto original

Consulte o tamanho D/A1

Reduzir o desperdício em até 50%

Conceito de bobinas de papel

As bobinas de papel são rolos utilizados para os mais distintos tipos de impressão. Seu uso é mais frequente em ambientes corporativos e comerciais, pois permitem uma impressão constante, sem que haja a necessidade de reposição de papel a todo momento. Mas elas também são empregadas por pessoas físicas em máquinas de fax e impressoras.

Outras vantagens da utilização das bobinas de papel consistem na estabilidade, na definição e na velocidade da impressão. É possível, ainda, fazer a personalização das bobinas para que informações sobre a empresa apareçam também no verso da folha.

Elas são valiosas para os mais diversos fins e tipos de negócio, como, por exemplo, impressão de senhas, equipamentos de automação bancária, máquinas de relógio de ponto, calculadoras e produção de ingressos.

Principais tipos de bobina de papel disponíveis no mercado

Você vai conhecer, a seguir, os modelos de bobina de papel mais empregados pelas empresas. É importante lembrar que cada um deles é adaptado para um tipo de impressora. Portanto, possuem inúmeros comprimentos e diâmetros, variando também de acordo com a finalidade. Confira!

Bobinas de papel para plotter

A plotter é um tipo especial de impressora. Em geral, ela costuma ser bastante empregada na impressão de projetos da construção civil, arquitetura e publicidade, além de riscos e encaixes para a confecção de roupas, por exemplo.

Esse equipamento utiliza bobinas de papel branco ou kraft, mas existem outros tipos de aplicações de papel, como o fotográfico. As dimensões desse material normalmente oscilam entre 42 cm e dois metros, com gramaturas de 45 g/m² a 90 g/m².

Além da grande oferta de bobinas em uma série de tamanhos e gramaturas, outras vantagens desse tipo de papel são a alta qualidade, durabilidade e resistência das impressões com um baixo investimento.

Bobinas de papel térmico

O tipo mais usado hoje em dia é o modelo de papel termossensível, composto pelas três camadas a seguir:

  • material base, normalmente em papel do tipo offset, mas com uma qualidade superior aos outros modelos de papel da mesma categoria;
  • undercoating — esse primeiro revestimento contém um pigmento que consegue concentrar o calor da impressora e ajuda a selar o papel;
  • camada térmica — nessa camada encontram-se os aditivos que vão reagir ao calor para a impressão aparecer. Os produtos mais comuns são o corante leuco e o ácido revelador.

Embora as bobinas térmicas gerem um tipo de impressão muito semelhante, há características que distinguem as bobinas de papel segundo padrões de outros predicados, como você verá na sequência.

Cor

As bobinas de papel mais utilizadas aparece nas cores amarela, salmão, azul e branco. Não há uma proibição de tonalidade, desde que ela seja clara o suficiente para criar um contraste entre a impressão e o papel, em especial nos documentos com códigos de barras.

Há também tintas de impressão em papéis térmicos com cores diferentes do tradicional preto, mas são pouco comuns no mercado devido ao alto custo e à pouca aplicação prática.

Durabilidade da impressão

A impressão realizada com os papéis térmicos tende a desaparecer de forma natural. No entanto, esse processo pode acelerar quando o papel é exposto a calor, sol e umidade excessivos.

Atualmente, já existem no mercado bobinas de papel térmico com uma barreira extra de preservação chamada overcoating. Ela protege a superfície da folha de agentes externos, aumentando a durabilidade dessa impressão para cinco a sete anos, desde que armazenadas de maneira correta.

Gramatura

Há bobinas de papel termossensível em gramaturas que variam de 50 g/m² a 167 g/m², de acordo com a aplicação. Os cupons, em geral, possuem gramaturas de 56 g/m², enquanto os ingressos têm de 167 g/m² a 200 g/m².

Tipos de bobinas de papel termossensível

Por isso, dentro da categoria das bobinas de papel térmico, é possível encontrar papéis com características ou finalidades diferentes, como os modelos que apresentamos logo abaixo.

Bobinas de papel para cupom fiscal

Esses papéis de impressão térmica geram o cupom fiscal para os consumidores e informam a venda do produto/serviço realizada pelo comerciante, servindo como uma declaração do negócio.

Os papéis utilizados na máquina levam o nome de bobinas PDV ou ECF e, normalmente, figuram com a dimensão 76 x 22, sendo 76 mm de largura e 22 m de comprimento. Esse tipo de papel é também valioso em terminais bancários, na impressão de extratos e comprovantes das operações.

Bobinas de papel para impressoras não-fiscais

Trata-se, aqui, de um modelo bastante usual em equipamentos cuja impressão não possui o valor de um documento legal, como o comprovante fiscal. É uma espécie de recibo que desempenha a função de comprovante de venda para o empresário e o consumidor.

Assim como a impressora para cupom fiscal, o papel dessas bobinas é amarelo, salmão ou azul, impedindo a falsificação. Por isso, comumente atua evitando fraudes ou ações de pessoas mal intencionadas em situações do dia a dia.

Três exemplos de seu uso são os comprovantes do relógio de ponto, os tickets de estacionamento (que comprovam que o veículo entrou e saiu da garagem) ou o sistema de senha para filas em geral, para impedir que as senhas não sejam alteradas em locais de maior espera, como bancos e hospitais.

Bobinas de papel adesivo

Este estilo consiste em uma variação da bobina térmica tradicional. Nele, a impressão é feita em uma impressora de etiquetas e com papel autocolante no verso. Essas bobinas são muito empregadas no comércio para a produção de etiquetas dos itens.

Então, caso seja a necessidade, busque por esse modelo e, além disso, aquele que consegue proporcionar bons resultados para o seu negócio.

Bobinas de papel offset, couché ou apergaminhado

As bobinas desses papéis podem atuar nos mais variados tipos de impressora, como a jato de tinta, laser, toner, matricial e plotter. Em geral, porém, o equipamento mais comum é também uma impressora térmica. Seu uso costuma ser voltado tanto para as indústrias quanto para o comércio.

Bobinas de papel autocopiativas

Esse modelo de bobina é indicado para as pessoas que precisam de mais de uma via de controle fiscal ou mesmo para demais tipos de objetos que exigem uma impressão extra, como uma para o consumidor e outra para a empresa. Ou, ainda, cópias adicionais com dados diferentes.

Saiba que esse papel pode ser encontrado para realizar a retirada de duas ou até mesmo três vias. Sendo assim, verifique quais as suas demandas para realizar a melhor escolha e evitar desperdícios de tinta e papel.

Bobinas de não-tecido

Caso sua área de atuação englobe indústrias e fábricas, as bobinas de não-tecido, que também são conhecidas como wiper rolls, consistem na opção mais adequada. Elas entregam boa eficiência para efetuar a limpeza de estêncil e ainda servem em outras aplicações de cunho industrial.

Dessa forma, por terem um objetivo mais direcionado, é legal certificar em detalhes seus aspectos antes de concretizar a compra. A indicação também vale para suas dimensões, visto que precisa se encaixar corretamente nas máquinas impressoras.

Escolha da melhor bobina

É primordial saber selecionar a melhor bobina para cada demanda. Assim, procure saber se elas apresentam algumas características específicas e com capacidade de contribuir de modo ativo a favor do seu negócio. Para isso é fundamental atentar para determinados aspectos, entre eles os citados a seguir.

Flexibilidade para personalização

Uma das características mais positivas da automatização da coleta de leituras e impressão simultânea de faturas é a oportunidade de apostar na personalização. Por esse motivo, você deve prestar atenção nas opções que a bobina de papel selecionada proporciona com relação a aspectos como cor, dimensão e outros elementos extras.

Sensibilidade e resistência

Hoje em dia, você acha bobinas de papel térmico com diferentes especificações e materiais. Então, passa a ser importante analisar as necessidades minuciosamente para adquirir uma bobina que satisfaça cada desejo e que apresente boa resistência.

Uma sensibilidade eficaz, aliada a uma boa resistência, contribui para um processo satisfatório de impressão. Além do mais, consegue realizar trabalhos de forma mais produtiva.

Durabilidade

Uma das principais características da impressão em papel térmico é que ela some com o decorrer do tempo. O processo de desaparecimento aumenta quando o papel é colocado sobre alguns agentes externos.

Nesse sentido, veja se a bobina que você deseja comprar garante alta qualidade de impressão. Afinal de contas, é essencial proporcionar uma resolução diferenciada para os clientes, considerando a concorrência crescente dentro do mercado.

Tenha certeza de que sua bobina de papel é de excelente qualidade, já que só assim você atingirá o desempenho buscado. As de baixa performance apresentam a camada térmica pouco uniforme e deixam a impressão com falhas que podem até interferir na leitura.

Local de compra

Precisa de uma bobina para relógio de ponto ou uma bobina térmica? Na PORT você encontra as bobinas de papel de melhor qualidade do mercado para as mais diferentes finalidades.

De quebra, pode aproveitar também para realizar a compra de acessórios de informática essenciais para sua empresa de forma rápida e ágil. A PORT conta com importantes diferenciais para deixar seus processos mais satisfatórios

Conforme observamos, a versatilidade das bobinas de papel para impressão é fundamental hoje em dia, e os principais modelos do mercado são marcados por essa característica. Além disso, saber onde e como encontrar bobinas de qualidade, a partir das demandas definidas, também consiste em questão muito importante no processo.

Gostou do post? Então aproveite a visita e entre em contato com a PORT para definir a bobina mais eficiente para sua demanda!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Com a crescente evolução tecnológica e o aumento da demanda por uma conectividade confiável, escolher um roteador adequado se tornou

Estar conectado é essencial atualmente, em função disso a qualidade do roteador Wi-Fi exerce um papel fundamental nessa conexão. A

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Deixe um comentário

Fechar Menu