Reposição de estoque

Aprenda a fazer uma reposição de estoque eficiente para empresa

Tempo de leitura 6 min
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Como anda a sua reposição de estoque? Trata-se de um processo que precisa ser conduzido com o máximo de eficiência para que os seus resultados não sejam prejudicados. A reputação da sua empresa pode sofrer bastante caso ocorram problemas nesse setor.

O momento de repor o estoque serve para garantir que ele não fique vazio e frustre os seus potenciais clientes com uma falta. Ele só é feito corretamente quando cada etapa do seu processo é respeitada e as necessidades da sua empresa são consideradas.

Felizmente, existem maneiras eficazes de trazer mais eficiência para essa área. O primeiro passo deve ser a organização de um planejamento que leva em consideração as particularidades do seu negócio: tipo de produtos armazenados, sazonalidades envolvidas e, claro, o seu fluxo de vendas.

Neste post você conhecerá os principais pontos que sinalizam a importância de controlar o seu estoque corretamente e quais caminhos utilizar para acertar nesse trabalho.

Por que é importante ter um gerenciamento de estoque de qualidade?

Ficar com estoque parado ou faltando não é positivo para ninguém. O seu cliente não consegue comprar o seu produto e pode seguir até um concorrente. Você perde essa venda e tem a sua imagem prejudicada. Tendo isso em mente, fica claro o quanto é importante se preocupar com uma boa reposição de estoque.

Além disso, lembre-se de que os seus concorrentes provavelmente estão sempre em busca de oportunidades para ultrapassar a sua empresa. Falhas em reposição de estoque têm um impacto direto na capacidade dos seus clientes de comprarem de você, podendo prejudicar seus resultados de vendas.

Administrar a sua gestão de estoque não é algo difícil, mas requer disciplina dos gestores para que não pulem etapas e realizem o trabalho da forma correta. Isso significa conhecer bem os seus níveis de demanda e sempre garantir o abastecimento no nível adequado.

Como fazer uma reposição de estoque eficiente?

Conheça seu estoque mínimo e máximo

Para evitar problemas com a sua reposição de estoque, é importante ter em mente alguns indicadores bem importantes. É o caso do estoque mínimo e máximo. Ao monitorar esses indicadores, você conseguirá se preparar para uma boa variedade de situações.

O estoque mínimo simboliza uma reserva de produtos para casos excepcionais. Já o estoque máximo serve para delimitar até onde vai o seu abastecimento, algo valioso para evitar problemas com o espaço físico de armazenamento, com itens perecíveis e com custo de estoque parado.

Tenha fornecedores de confiança

O trabalho de reposição de estoque não depende completamente de você, já que seus fornecedores têm um papel importante nesse meio. Para que seja possível alcançar um bom nível de eficiência nesse processo, é essencial que você conte com parceiros que não faltem com você nos momentos em que precisa.

Isso significa ter fornecedores que entreguem seus produtos dentro do prazo e no volume combinado. Tenha cautela ao negociar com eles e ao receber ofertas sedutoras demais: avalie sempre o impacto que essas decisões terão no abastecimento.

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Conte com previsões de demanda

Trabalhar de forma inteligente em sua reposição de estoque envolve saber exatamente o quanto precisa ser abastecido e quando. Para isso, é necessário contar com boas previsões de demanda, algo essencial para atuar de forma produtiva e evitar desperdício de esforços e de recursos.

Por exemplo, uma loja é capaz de prever um aumento significativo de demanda ao se aproximar a época de Natal. Não se preparar para isso pode ocasionar grandes transtornos, além de prejudicar seriamente os seus resultados.

Tenha um inventário contabilizado

Fica impossível administrar a sua movimentação de produtos sem que exista um inventário adequado dos seus itens. Trata-se de uma informação valiosa para conseguir negociar corretamente com seus fornecedores, entender a sua demanda ao longo do ano e evitar se surpreender com faltas.

Tal inventário deve sempre refletir a sua realidade. Portanto, requer atualizações periódicas sempre que ocorrerem alterações. Falhar nesse quesito pode fazer com que você se baseie em dados incorretos.

Acerte no timing dos pedidos

Uma reposição de estoque não ocorre se os seus pedidos de reposição estiverem desalinhados com o cenário atual. Ou seja, se você não se programar e requisitar os produtos no tempo certo, pode acabar sofrendo com estoque insuficiente.

O segredo para isso está em se planejar. Compreenda como funcionam os seus ciclos de abastecimento, considerando o tempo que costuma demorar entre o pedido e a chegada dos produtos. Você precisa se adiantar conforme o necessário para que seja possível estar abastecido antes de faltar.

Adote softwares de controle de estoque

A tecnologia pode ser uma grande aliada do seu dia a dia, bastando fazer uso de ferramentas inteligentes que otimizem as suas atividades. Isso também se aplica à reposição de estoque, sendo possível contar com softwares focados nesse trabalho para aumentar a produtividade e minimizar a ocorrência de erros.

Com essas ferramentas, você consegue acessar dados atualizados para tomar as decisões certas de reposição e até prever tendências de demanda a partir do seu histórico. Seus recursos de automação possibilitam melhorar a velocidade das tarefas e maximizar a qualidade dos seus resultados.

Quais os próximos passos?

Levando em conta essas dicas, você pode estruturar um plano robusto focado em aprimorar a sua reposição de estoque. É possível aproveitar uma série de benefícios ao acertar nessa área, além de se manter longe de problemas causados por falta de abastecimento, como a falta de materiais de escritório para o dia a dia.

O processo adotado deve refletir completamente as demandas e particularidades da sua empresa. Não se contente com um modelo padrão que não se encaixa no que você precisa. É necessário usar um formato pensado para o seu volume de produtos, para a periodicidade de vendas e para os seus padrões de movimentação.

Lembre-se de que os passos planejados nesse momento não devem ser definitivos. Mantenha a sua estratégia em plena evolução, conforme as suas demandas mudam e surgem novas tecnologias capazes de ajudar você a alcançar resultados ainda melhores.

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