Gestão de custos: como aplicar nas compras da empresa

Qualquer pequena compra pode provocar grandes impactos no faturamento das empresas, por isso, é sempre interessante buscar alternativas que favoreçam a gestão de custos.

Você já sabe que ter as contas em dia é a garantia de uma empresa capaz de trabalhar a todo vapor, certo? Isso, com certeza, aumenta a produtividade dos funcionários e melhora todos os processos da companhia.

Mas e aí, como aplicar a gestão de custos nas compras realizadas por sua empresa? O primeiro passo é ficar atento a este post que preparamos especialmente para você. Confira nossas dicas e prepare-se para colocá-las em prática!

Organize o setor de compras

Para um bom controle de custos é necessária muita disciplina, então, antes de sair às compras, é preciso colocar esse departamento em ordem. Que tal verificar se todas as compras e vendas estão devidamente registradas nas planilhas?

Elas contêm dados importantes que podem ajudar no momento de fechar novos negócios. Nessas planilhas, você pode verificar se o atual fornecedor tem oferecido melhores condições de compra ou se a cada negociação os preços aumentam, por exemplo.

Não se esqueça de que uma das principais funções de uma boa gestão de compras é, justamente, permitir que a empresa renove o estoque e obtenha matéria-prima de qualidade com um ótimo custo-benefício.

Faça um bom controle de estoque

Impossível falar em gestão de custos sem mencionar o estoque da empresa! É para renová-lo que a empresa realiza as compras e, consequentemente, é por meio dele que você pode encontrar alternativas para reduzir os custos.

Se produtos armazenados podem gerar mais despesas, a falta de suprimentos — até mesmo para as atividades administrativas — pode levar a gastos emergenciais excessivos para a reposição.

Assim, registrar todas as entradas e saídas é importante para manter o equilíbrio do estoque e garantir uma boa gestão. Além disso, a partir da análise do histórico dos produtos disponíveis, você consegue identificar os materiais que precisam ser repostos.

Programe as compras da empresa

O controle do estoque pode ser útil também no momento de criar um calendário de compras, o que pode contribuir para uma maior economia e uma gestão mais eficiente das compras da empresa.

Ao identificar as demandas no histórico de entradas e saídas, você pode criar um documento com a programação de compras a fim de garantir melhores preços e uma disponibilidade contínua de produtos no estoque quando necessário.

Além dos suprimentos mantidos no estoque, considere ainda os períodos em que a empresa tem uma maior movimentação, para garantir que todo o material necessário para o funcionamento do negócio esteja acessível.

Escolha bem os fornecedores

Com o estoque e a gestão de custos organizados, é hora de pegar sua lista de pedidos e começar a pesquisa de mercado! E, para realizar boas compras para sua empresa, você precisa estabelecer uma relação estratégica com seus fornecedores.

Não falamos apenas de obter um melhor custo-benefício no momento de comprar uma impressora nova para o escritório, por exemplo. Antes de fechar um negócio, verifique a credibilidade que o fornecedor escolhido tem no mercado, a disponibilidade dos produtos, a flexibilidade e o tempo para a entrega dos pedidos.

Se houver um consultor de vendas disponível para esclarecer suas dúvidas e até mesmo orientar no momento do pedido, melhor ainda!

Gostou das nossas dicas para aplicar a gestão de custos nas compras da empresa? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais! Fique atento, pois voltamos em breve com mais novidades!

Na loja Port você conta com diversos produtos de informática, papelaria, material escolar e muito mais. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu