Gestão de custos

Gestão de custos: como aplicar nas compras da empresa

Tempo de leitura 3 min

Qualquer pequena compra pode provocar grandes impactos no faturamento das empresas, por isso, é sempre interessante buscar alternativas que favoreçam a gestão de custos.

Você já sabe que ter as contas em dia é a garantia de uma empresa capaz de trabalhar a todo vapor, certo? Isso, com certeza, aumenta a produtividade dos funcionários e melhora todos os processos da companhia.

Mas e aí, como aplicar a gestão de custos nas compras realizadas por sua empresa? O primeiro passo é ficar atento a este post que preparamos especialmente para você. Confira nossas dicas e prepare-se para colocá-las em prática!

Organize o setor de compras

Para um bom controle de custos é necessária muita disciplina, então, antes de sair às compras, é preciso colocar esse departamento em ordem. Que tal verificar se todas as compras e vendas estão devidamente registradas nas planilhas?

Elas contêm dados importantes que podem ajudar no momento de fechar novos negócios. Nessas planilhas, você pode verificar se o atual fornecedor tem oferecido melhores condições de compra ou se a cada negociação os preços aumentam, por exemplo.

Não se esqueça de que uma das principais funções de uma boa gestão de compras é, justamente, permitir que a empresa renove o estoque e obtenha matéria-prima de qualidade com um ótimo custo-benefício.

Faça um bom controle de estoque

Impossível falar em gestão de custos sem mencionar o estoque da empresa! É para renová-lo que a empresa realiza as compras e, consequentemente, é por meio dele que você pode encontrar alternativas para reduzir os custos.

Se produtos armazenados podem gerar mais despesas, a falta de suprimentos — até mesmo para as atividades administrativas — pode levar a gastos emergenciais excessivos para a reposição.

Plotter HP - Cartucho e ImpressoraPowered by Rock Convert

Assim, registrar todas as entradas e saídas é importante para manter o equilíbrio do estoque e garantir uma boa gestão. Além disso, a partir da análise do histórico dos produtos disponíveis, você consegue identificar os materiais que precisam ser repostos.

Programe as compras da empresa

O controle do estoque pode ser útil também no momento de criar um calendário de compras, o que pode contribuir para uma maior economia e uma gestão mais eficiente das compras da empresa.

Ao identificar as demandas no histórico de entradas e saídas, você pode criar um documento com a programação de compras a fim de garantir melhores preços e uma disponibilidade contínua de produtos no estoque quando necessário.

Além dos suprimentos mantidos no estoque, considere ainda os períodos em que a empresa tem uma maior movimentação, para garantir que todo o material necessário para o funcionamento do negócio esteja acessível.

Escolha bem os fornecedores

Com o estoque e a gestão de custos organizados, é hora de pegar sua lista de pedidos e começar a pesquisa de mercado! E, para realizar boas compras para sua empresa, você precisa estabelecer uma relação estratégica com seus fornecedores.

Não falamos apenas de obter um melhor custo-benefício no momento de comprar uma impressora nova para o escritório, por exemplo. Antes de fechar um negócio, verifique a credibilidade que o fornecedor escolhido tem no mercado, a disponibilidade dos produtos, a flexibilidade e o tempo para a entrega dos pedidos.

Se houver um consultor de vendas disponível para esclarecer suas dúvidas e até mesmo orientar no momento do pedido, melhor ainda!

Gostou das nossas dicas para aplicar a gestão de custos nas compras da empresa? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais! Fique atento, pois voltamos em breve com mais novidades!

Na PORT tem Cartucho Original HP XL com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up