Vai comprar uma câmera para conferência? Saiba como escolher a melhor!

Há muitas considerações ao procurar atualizar uma câmera para conferência. Todos os aspectos da sala de colaboração devem ser considerados para que a câmera possa efetivamente fazer o seu trabalho.

Ter um equipamento de câmera de videoconferência dedicado e de última geração é uma obrigação para muitas empresas. A câmera atualizada deve ter a capacidade de produzir uma boa imagem da sala para sessões de grupo. Essa tecnologia permite que todos falem e se vejam, apagando problemas da distância. Descubra, a seguir, como escolher a sua!

Qual é a importância de uma câmera para conferência?

A comunicação eficaz sempre foi essencial para o sucesso nos negócios e na economia global. Isso significa trabalhar em estreita colaboração com clientes e parceiros em locais distantes. Chamadas por e-mail e voz podem ser suficientes para trocas básicas de informações, mas a videoconferência oferece benefícios claros em comunicação e colaboração. Portanto, não é surpresa que mais empresas estejam adotando.

A prática não se trata apenas de se comunicar com pessoas fora da empresa. Muitas companhias modernas fazem uso de locais de trabalho virtuais, onde colaboradores não compartilham o mesmo escritório físico.

O equipamento ajuda as equipes a serem tão eficientes e produtivas quanto em uma interação presencial. É bom para o moral também, permitindo que trabalhadores remotos sintam-se mais envolvidos.

Quando você pensa em uma sala preparada para conferência, pode imaginar um local muito bem equipado de uma grande corporação, mas, atualmente, essa é uma opção perfeitamente acessível para pequenas e médias empresas. De fato, o investimento pode ser recuperado em apenas alguns meses, reduzindo drasticamente os custos de viagem e minimizando o tempo que os funcionários perdem no trânsito. 

Como escolher o melhor equipamento?

Os equipamentos de videoconferência estão mais simples de instalar e inteligentes, o que abriu seu uso para empresas de todos os tamanhos. Aqui estão algumas das opções a serem consideradas antes de tomar uma decisão final.

Qualidade de áudio e vídeo

Se você fizer muitas teleconferências, considere investir em um equipamento com recursos de alta definição. A resolução de 720p é a básica para o nível empresarial, enquanto uma câmera com vídeo full HD de 1080p ou superior será melhor, pois podem fornecer uma imagem mais nítida.

Um vídeo granulado ou de baixa qualidade pode distanciar os participantes, tornando a experiência “artificial”. A alta resolução permite que a câmera faça zoom, sendo possível focar no interlocutor (sem se preocupar com a perda de qualidade).

Não se esqueça de verificar também a qualidade do som. Em muitos casos, se a câmera não oferecer um bom microfone (HD com redução de ruído), talvez seja necessário adquirir um aparelho separado.

Lente grande angular (ultrawide)

Para chamadas em conferência, é sempre importante garantir que todos na sala de reuniões possam ser vistos e ouvidos. A câmera de ângulo estreito permite que apenas 2 ou 3 membros da equipe encaixem-se confortavelmente no vídeo. Ninguém gostaria de ficar sem espaço durante toda a reunião.

Mesmo com uma equipe atual pequena, é interessante adquirir um equipamento para suprir suas necessidades de longo prazo.

Marcas reconhecidas

Você encontrará inúmeras marcas disponíveis no mercado. Algumas já são consolidadas no segmento de vídeos (Logitech, Microsoft, Sony), e outras oferecem soluções apenas para uso pessoal. Se você procura uma solução para o longo prazo e não quer perder tempo com reparos, desconfie de equipamentos extremamente “baratos”.

Facilidade de uso

A maioria dos organizadores de reuniões espera a maneira mais simples de operar videochamadas. Um sistema de sala de conferência universal, que combina áudio e vídeo, além de alto-falantes, pode ser um salva-vidas.

Em vez de perder tempo com os cabos e as configurações confusas, basta instalar um equipamento para que o sistema de videoconferência e áudio funcione em conjunto. A câmera deve ser “plug and play”, funcionando em segundos ao conectar na porta USB.

Ela também precisa ser compatível com a maioria dos softwares de videoconferência, como Cisco WebEx, Skype for business, Zoom, Google Hangouts, Microsoft Teams, etc. Essa flexibilidade oferece uma grande vantagem para pequenas empresas.

O mito dos megapixels

Se você simplesmente ler as especificações das câmeras, verá contagens semelhantes de megapixels (16MP, 20MP e assim por diante). No entanto, o desempenho e a qualidade geral entre os modelos são muito diferentes.

O tamanho físico do sensor é mais importante para a qualidade da imagem do que o número de pixels nele. Embora também haja fatores de qualidade subjetivos, como controle de profundidade de campo, provenientes de sensores maiores, a razão objetiva para a melhoria da qualidade é que um sensor maior reúne mais luz. Isso resulta em menos ruído em situações de pouca luz, o que melhora a cor e o contraste em geral.

Atualmente, todas as câmeras gravam vídeo, e muitas até gravam com resolução 4K Ultra HD, mas algo para prestar atenção é a taxa de quadros: 24 a 30 fps é o mais comum; já 60 fps é bom para uma reprodução super suave. No entanto, um fabricante desonesto pode anunciar uma câmera “4K” com nota oculta sobre o fps no rodapé. Você pode acabar adquirindo uma câmera com 15 fps, o que quase não é um vídeo.

Vídeos com pouca luz

Uma boa câmera deve suportar a captura em locais pouco iluminados. Procure por autofoco HD e correção de luz para que a qualidade seja mantida em qualquer ambiente. Não adianta investir em um equipamento barato, se você precisa melhorar a iluminação do cômodo posteriormente.

Resistência e garantia

Por fim, assim como todo equipamento de escritório, a câmera precisa ser durável e resistente. Um bom fornecedor possui garantia para qualquer problema de fabricação.

Como podemos ver, não é necessário um grande investimento para elaborar reuniões remotas. O mercado de câmera para conferência evoluiu bastante. Hoje, é possível encontrar excelentes opções para cada necessidade. Use as dicas deste artigo para encontrar o melhor custo-benefício para sua empresa.

Uma webcam é uma ótima opção para criar vídeos, tutoriais ou transmissão ao vivo do seu escritório. Elas possuem um ótimo preço, são fáceis de usar e gravam diretamente no seu computador. Descubra agora os melhores modelos.

Na loja Port você conta com diversos produtos de informática, papelaria, material escolar e muito mais. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

O Dia dos Namorados está batendo na porta e a busca pelo presente perfeito já começou. Essa é uma ótima

Os consumidores estão sempre em busca de alta qualidade, eficiência e economia no ativo e inovador mundo da tecnologia. Esse

Já é hora de começar a pensar em encontrar o presente perfeito para a namorada. Essa tarefa é desafiadora, mas

Deixe um comentário

Fechar Menu