Como montar um escritório pequeno e funcional

Saiba como montar um escritório pequeno sem perder espaço

Tempo de leitura 8 min
Compre tintas originais Epson e ganhe 3 meses no TidalPowered by Rock Convert

Cada vez mais pessoas trabalham em casa, seja em tempo integral ou em momentos específicos da semana, o que é conhecido como home office. Logo, é necessário um ambiente adequado e confortável para desenvolver as atividades a contento. Para isso, nada melhor do que um escritório mobiliado e equipado com a estrutura necessária.

Contudo, nem sempre temos disponíveis grandes espaços para montar esse recinto tão importante. Para ajudar, neste conteúdo, listamos dicas práticas para estruturar um escritório pequeno otimizando a área disponível. Interessado? Acompanhe!

Aproveite os espaços disponíveis

O primeiro passo para montar o novo escritório é definir o espaço onde isso será feito. A opção mais comum é reservar um cômodo desocupado de casa, como o quarto de hóspedes. Se isso não for possível, separe um pedaço de outro ambiente, como a sala de estar ou mesmo o quarto. No entanto, nesses casos é preciso ter cuidado com possíveis distrações durante o expediente.

Considere as atividades que serão feitas ali. Se você for utilizar o espaço para receber colegas e clientes para reuniões de trabalho, talvez seja melhor procurar um local maior ou fazer os encontros a distância, utilizando softwares e equipamentos de videoconferência.

Escolha bem os móveis

A partir do espaço disponível, é possível se dedicar à escolha dos móveis. Logo de cara, esqueça o tradicional mesão. Dê preferência às mesas compactas, já que se foi o tempo quando era necessário manter muitos objetos sobre ela.

Dessa forma, uma estação de trabalho que comporte o monitor do computador ou o notebook, e tenha espaço para trabalhos manuais, costuma ser o suficiente. O restante pode ser alocado em gavetas, armários e prateleiras, por exemplo.

A cadeira é outro móvel essencial, cuja qualidade representa um bom ganho de produtividade, principalmente para quem passa muitas horas sentado. Opte por aquelas de design simples e que priorizem o conforto. Uma boa cadeira precisa manter seus pés firmes no chão ou em um descanso, os braços em paralelo na hora de digitar e o monitor na altura dos olhos, tornando possível observar a tela toda sem movimentos bruscos.

Para quem tem um dinheiro sobrando, a dica é investir em móveis planejados. Como são feitos sob medida, eles são capazes de aproveitar cada espaço de forma mais eficiente.

Pense de forma vertical

Outra dica para aproveitar melhor o espaço disponível é pensar a disposição dos itens de forma vertical. Ao incorporar as paredes no projeto, o espaço horizontal fica disponível para as demais necessidades e não ocupado com pastas, arquivos e livros.

A maneira mais fácil de implementar uma organização vertical é lançando mão de prateleiras (principalmente as flutuantes, instaladas acima da mesa), ganchos, nichos e pastas organizadoras (que podem ser empilhadas embaixo da mesa). Nas paredes, também podem ser colocadas lousas, painéis e murais. Eles são ótimos para anotar recados, traçar planejamentos e fornecem um bom aspecto visual.

O importante é que o ambiente tenha bastante espaço disponível para guardar o que for necessário, em um local onde tudo fique organizado e com fácil acesso. Nunca subestime sua capacidade de acumular itens e documentos referentes ao trabalho e tenha em mente que, dependendo da sua atividade, eles podem ser muitos.

Seja minimalista

Um escritório pequeno em casa não precisa de uma televisão, tampouco de uma mesa para colocar uma garrafa de café. Essa dica pode parecer um tanto óbvia, mas nós precisamos ressaltar que você deve prezar pelo minimalismo na hora de decorar o seu home office.

O sonho de muitas pessoas é ter um escritório bonito, cheios de móveis e itens de decoração, como aqueles que encontramos no Pinterest. Infelizmente, com pouca disponibilidade de espaço, você terá que abrir mão da decoração requintada e apostar no minimalismo.

Isso não significa que você não pode ter um escritório bonito e cheio de personalidade. Faça um bom investimento nos poucos itens que você usar para decoração — escolha uma mesa com design inovador, uma luminária estilo vintage, ouse na cor das paredes, enfim, seja criativo.

Mantenha a organização

De nada adianta ter bons móveis e aproveitar as paredes para montar seu escritório se a organização deixar a desejar. Além de desagradável visualmente, a bagunça atrapalha no rendimento e faz com que qualquer atividade demore muito mais tempo para ser concluída.

Objetos de decoração, como porta-retratos e brinquedos, são interessantes para dar sua cara ao local, mas devem ser utilizados com parcimônia. Eles são altamente distrativos, ocupam ainda mais o pouco espaço disponível e contribuem com a desorganização.

EcoTank Epson perfeita também para a diversãoPowered by Rock Convert

Os cabos também precisam ser foco de atenção para combater a bagunça. Quem nunca ficou embaixo da mesa tentando descobrir qual o cabo certo de cada equipamento? Esse problema é ainda pior nos espaços pequenos. Por isso, coloque etiquetas nos cabos, separando-os por cores.

Não se esqueça da iluminação

A iluminação é um quesito que a maioria ignora, embora ela seja importante para o conforto e um bom desempenho. Ambientes escuros colaboram para a sensação de sonolência, enquanto iluminação em excesso ou mal posicionada gera reflexos no monitor que incomodam.

As fontes naturais de luz devem ser priorizadas. Quando possível, instale o escritório em um local com boa iluminação do Sol, que clareia o ambiente e o ajuda a se manter desperto. Se a vista for bonita, melhor ainda! Ela será um refresco para a visão na hora do descanso.

De toda forma, nem sempre a luz solar será suficiente para manter o escritório iluminado. Com isso, será preciso instalar boas lâmpadas. Esqueça luminárias que ficam sobre a mesa, para poupar espaço. A localização dos focos de iluminação artificial deve ser central ou direcionada à mesa, com o cuidado para não gerar sombras e reflexos. Para economizar na conta, priorize lâmpadas de LED, que emitem mais luz e gastam menos.

Tenha todo o material disponível

Antes de começar o trabalho, liste todo o material necessário para o desenvolvimento das atividades. Imagine ter que interromper o que você está fazendo toda hora para ir atrás de canetaspapel ou um grampeador? Além da óbvia quebra de ritmo, essas escapadas podem distrair você com outras coisas da casa, como a TV ou a cozinha.

Quem achar necessário pode pensar, ainda, em manter um cantinho para água, café e pequenos lanches, que evitam interrupções para suprir essas necessidades mais urgentes. Nunca se esqueça de que, estando em casa, tudo o que mais gostamos está a alguns passos de distância.

Escolha as cores do seu escritório com sabedoria

Se você já tem que lidar com a falta de espaço do seu escritório, então, uma boa dica é investir na cor branca, seja nas paredes ou nos móveis. As tonalidades claras dão ao ambiente a sensação de amplitude, pois elas também ajudam a propagar a luz, ou seja, isso é mais um ponto positivo para a iluminação do cômodo.

Se você quer trabalhar em um ambiente calmo e acolhedor, então as cores claras são a melhor opção. Além de promover relaxamento, os tons mais serenos também ajudam na concentração. Agora, se você quer um escritório mais alegre, inspirador e que ajude na sua produtividade, então é melhor apostar nas cores vibrantes.

Entenda que cada tonalidade age no nosso humor de uma maneira diferente, portanto, evite usar cores escuras no seu escritório. Você, com certeza, vai se sentir mais sonolento, desanimado e até mesmo triste dentro de um ambiente pequeno, fechado e escuro. Então nada de cores escuras, combinado?

Use plantas para decoração

Ficar horas e horas trabalhando dentro de um escritório é estressante, seja em uma firma ou na sua própria casa. Uma boa dica para deixar o ambiente mais aconchegante e tranquilo é usar plantas como decoração

As plantas não são um mero item de decoração. Além de deixar o ambiente mais bonito, elas também nos deixam mais felizes. O contato com a natureza, por menor que seja, faz bem ao ser humano.

Como nós estamos lidando com um ambiente com pouco espaço, então o mais viável é usar plantas menores, com folhagem mais discreta e que não faça tanta sujeira.

Não se preocupe: caso você seja inexperiente com plantas, existem vários tipos que exigem poucos cuidados e que não morrem tão fácil, como, cactos, suculentas, babosa e espada de São Jorge. Vá até uma floricultura e eles saberão indicar o melhor tipo para você.

Aposte em gavetas

Como manter o ambiente organizado se você não pode ter armários e estantes? A resposta é simples: guarde tudo em gavetas. O lado bom de usá-las para organização é que você pode aproveitar o espaço que a sua mesa já ocupa, acoplando gavetas a ela, por exemplo.

Caso apenas as gavetas não forem suficiente, você pode colocar uma estante ou um armário no seu escritório, porém, procure pelos menores móveis. Afinal, é um escritório para uma pessoa só, você não precisa de tantos móveis assim.

Um escritório pequeno, se bem planejado, consegue atender de forma satisfatória a necessidade de quem precisa trabalhar em casa, sem perder produtividade. Nada impede que, além das dicas, você use sua criatividade para personalizar o espaço de acordo com suas preferências.

Você precisa montar um escritório pequeno? Está procurando por itens de papelaria? Então entre em contato conosco agora mesmo e conheça mais sobre o nosso trabalho!

Na PORT tem Cartucho Original HP XL com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up