Organização de tempo

Como a organização de tempo impacta a produtividade da empresa?

Tempo de leitura 3 min

É fundamental que os funcionários tenham uma boa organização de tempo para cumprir as tarefas de maneira correta e eficiente, certo? Assim, evitam perder prazos   com a repetição trabalhos que já deveriam ter sido entregues.

Por isso, as companhias devem incentivar ações para os colaboradores serem mais produtivos e menos sujeitos a erros. As empresas precisam de planejamento para satisfazer as demandas do cliente; caso contrário, podem perder prestígio e espaço para a concorrência.

Neste post, vamos destacar iniciativas valiosas para administrar o tempo com inteligência e os benefícios dessa prática para o seu negócio. Confira!

Estabeleça prioridades

O que é mais importante a ser entregue na próxima semana? Para responder a essas perguntas é preciso planejamento. Crie uma lista de atividades a serem concluídas:

Empresas e funcionários precisam priorizar as ações a serem executadas. Se não houver essa postura, o rendimento não será satisfatório.

Aposte na pontualidade

Foi agendado um encontro com um cliente para apresentar impressoras recém-lançadas no mercado, por exemplo. Para causar um impacto positivo, a primeira medida é chegar ao local da atividade no horário marcado.

Imprevistos podem acontecer, mas devem ser evitados ao máximo. Com planejamento e um controle eficaz das tarefas, é possível terminá-las no prazo estabelecido. Essa medida é indispensável para construir uma boa imagem.

Opte por reuniões objetivas

Antes de começar uma reunião, informe aos participantes quais serão os assuntos a serem debatidos e a duração. Assim, você terá uma organização de tempo que vai ajudá-lo a executar as demandas dentro do prazo.

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Pense que foi marcado um encontro para avaliar os equipamentos de informática que devem ser adquiridos pela empresa. Na ocasião, não faz sentido os participantes debaterem sobre futebol. Isso significa que o foco deve ser mantido para não afetar a produtividade.

Fuja das atividades desnecessárias

Não é fácil ficar concentrado o tempo todo. Por outro lado, você precisa ter bom senso para não ficar muito tempo com iniciativas que não são relevantes para o seu trabalho.

Imagine, por exemplo, que um amigo te ligue durante o expediente. Em vez de uma conversa rápida ou agendá-la para outro momento, você prefere esticar o assunto e gargalhadas na frente dos seus colegas de empresa. Sem dúvida, está dando mau exemplo e prejudicando o andamento dos serviços.

Procure fazer pausas

Ninguém é de ferro, como diz o velho ditado popular. Por isso, reserve um período para dar uma pausa. Você pode estipular a cada 1 hora de trabalho descansar cerca de 10 minutos. Nesse período, você pode conversar com um colega, ir ao banheiro, escutar uma música, beber água ou tomar um cafezinho.

O importante é gerenciar as pausas de forma inteligente, sem exageros. O descanso é essencial para um bom rendimento, mas deve ser feito com prudência.

Conheça os benefícios da organização de tempo

Uma corporação tem uma série de vantagens ao contar com uma administração de tempo eficaz:

  • produtividade maior dos empregados;
  • cumprimento de metas no prazo previsto;
  • aumento no nível de satisfação dos clientes;
  • melhoria do ambiente de trabalho;
  • fortalecimento da cultura organizacional.

É inegável que uma empresa tem muitos benefícios com a organização de tempo, porque será capaz de resolver as demandas no prazo estabelecido e de atingir melhores resultados. Isso favorece o engajamento dos funcionários, o que é imprescindível para melhorar o atendimento ao público-alvo.

Se você pretende aumentar os lucros de sua companhia, a dica é ler, agora mesmo, este post sobre a gestão de custos nas compras. Estar bem informado é um ótimo caminho para o sucesso!

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