Como funciona um repetidor de sinal e como usá-lo na empresa?

Tempo de leitura 5 min
Cartucho de Plotter Original HP é na PORTPowered by Rock Convert

Você sabe o que é e como funciona um repetidor de sinal de internet? Hoje, é impossível qualquer atividade profissional ausentar-se por completo das redes. Portanto, a presença online é um fator essencial na rotina dos escritórios e ambientes de trabalhos. 

No entanto, para que isso seja viável na prática, alguns equipamentos se fazem necessários dentro dos espaços, para que seja garantida a abrangência total dos sinais nas dependências do lugar — o que nem sempre ocorre com eficiência. 

Para evitar aquela mesa no canto com internet lenta ou ter que procurar um lugar onde o sinal é mais forte, entenda como funciona um repetidor de sinal e tenha uma cobertura mais ampla e completa do wifi em seu escritório. Vamos conferir? 

Afinal, o que é e para que serve um repetidor de sinal de internet? 

Os repetidores de sinais são pequenos hardwares que captam o sinal de wifi do modem principal e estendem a sua cobertura dentro de determinado espaço. Ou seja, como já bem diz o nome, esse equipamento serve para repetir a função do modem, especialmente onde o seu sinal não alcança. Isso possibilita o aumento da abrangência do sinal, sem necessariamente ter que mudar a posição ou investir em outra rede. Basicamente, o repetidor de sinal serve para ampliar a área do wifi em sua empresa, com a facilidade do uso de aparelhos específicos, móveis e sem fio para tal fim. 

O repetidor de sinal precisa ser da mesma marca que o roteador? 

Uma dúvida muito comum, principalmente na hora de comprar um repetidor, é se ele precisa, necessariamente, ter a mesma marca do roteador. A resposta é não! Esses aparelhos são desenvolvidos para captar o sinal de wifi de um modem principal, independentemente da marca ou do modelo do mesmo. No entanto, é possível que essa combinação “roteador + repetidor” demande configurações específicas, de acordo com as orientações de cada fabricante. Porém, em geral, são compatíveis e extremamente simples de ser instalados e manuseados. 

Como aproveitar melhor o repetidor de sinal na empresa? 

Apesar de ser simples e fácil de manusear, é sempre recomendado conhecer melhor como funciona um repetidor de sinal na prática e, assim, usufruir de todas as suas funções e seus desempenhos. Por isso, tanto na hora de escolher um modelo, como na hora de configurá-lo, não deixe de levar em consideração as dicas que destacamos a seguir. Confira! 

Qualidade do aparelho 

Hoje, há uma infinidade de repetidores de sinal no mercado, mas muitos são de origens duvidosas e sem as devidas garantias para o consumidor. Portanto, não se deixe levar apenas pelo preço baixo, mas, sim, pelo custo-benefício do equipamento. Como dica, duas marcas atuantes no Brasil e com equipamentos de altíssima qualidade são a Multilaser e a TP-Link, cada qual com modelos diferentes para variadas necessidades. 

Posicionamento estratégico 

Para que o repetidor de sinal tenha um desempenho melhor e mais amplo, é fundamental detectar os lugares em que o roteador começa a falhar ou não alcança dentro do ambiente. Um simples teste com um notebook ou smartphone já é possível mensurar os sinais mais fracos e mais fortes dentro do escritório. 

Na PORT tem Cartucho Original HP com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Sendo assim, os repetidores de sinal devem ser instalados em tomadas próximas a essas áreas de menor sinal do wifi, justamente para ser ampliado a partir desse ponto. 

Repetidores para redes de 5 GHz 

Uma dica importante de como comprar um repetidor de sinal é conferir se o aparelho é compatível às redes de 5 GHz. O motivo é porque esses dispositivos mais novos já operam nessa faixa de frequência, mas, ao mesmo tempo, reconhecem os sinais de roteadores mais antigos. Ou seja, se a sua rede já opera nessa frequência, somente os repetidores mais modernos conseguirão fazer suas funções com eficiência. 

Orientações de configuração 

Em geral, não há mistérios para configurar um repetidor de sinal. Basicamente, a instalação é imediata e requer apenas alguns passos básicos, como ligar o aparelho na tomada, parametrizar os gadgets (notebook, tablets, telefones etc.) com as informações descritas no próprio equipamento e finalizar a configuração de forma online no link indicado pelo fabricante. 

Independentemente da marca de seu repetidor de sinal, o fabricante enviará uma cartilha com todas as informações necessárias para a instalação por conta própria. Qualquer dificuldade pode ser orientada pelo vendedor da loja em que você adquiriu ou mesmo pelos próprios canais de atendimento do fornecedor. Se a rede estiver ok, e o roteador compatível, não há necessidades de mão de obra especializada para a instalação. 

Fornecedor de confiança 

Uma última dica para quem queria saber como funciona um repetidor de sinal de wifi é escolher bem o fornecedor do aparelho. Como bem destacamos ao longo do texto, detalhes como a marca, o tipo e a facilidade de configuração fazem total diferença nos resultados e no desempenho do aparelho. Portanto, na hora de investir em um, dê preferência sempre a lojas de informática de referência e que trabalhem com produtos de qualidade. Além disso, o fornecedor sempre poderá reforçar conselhos, dicas e orientações sobre o melhor uso e a instalação de acordo com as suas dependências. 

Onde comprar um bom repetidor de sinal? 

Agora que você sabe como funciona um repetidor de sinal, é hora de escolher o modelo ideal para as suas necessidades, lembrando-se de que a PORT conta com uma variedade de marcas e modelos do equipamento. 

Além disso, a PORT oferece: 

  • compra online ou em uma de suas lojas físicas; 
  • atendimento personalizado com equipe técnica; 
  • equipamentos de principais marcas e fabricantes; 
  • garantias de troca e devolução em caso de defeitos; 
  • facilidade de pagamento; 
  • navegação segura e garantida. 

Em resumo, essas são as dicas para quem precisava saber como funciona um repetidor de sinal e, principalmente, o que levar em consideração na hora de escolher o modelo ideal para a sua empresa. Como vimos, trata-se de um aparelho simples e fácil de ser utilizado, mas que faz toda a diferença para o desempenho e a abrangência de sua internet

Gostou? Tem alguma dúvida ou sugestão sobre o aparelho e qual escolher? Então, deixe o seu comentário aqui e compartilhe sua mensagem com quem pode ter a mesma dúvida!

PORT, distribuidor oficial EpsonPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up