Por que comprar de fornecedores locais? Descubra agora!

Comprar de fornecedores locais significa que a sua empresa beneficiará o comércio de sua região, o que movimentará a economia e fará com que os impactos de uma possível crise sejam percebidos de forma mais branda. Mas o que significa isso na prática? É a estratégia de fazer compras nas empresas de sua cidade, valorizando o lugar e promovendo o desenvolvimento social.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda um pouco mais sobre o assunto e conheça as vantagens de adotar essa ação em seu negócio, além de conferir por que vivemos um momento que exige estratégias como essa. Boa leitura!

Por que estamos em um período de valorizar fornecedores locais?

Em 2020, o mundo foi surpreendido com a pandemia da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Por essa razão, devido aos decretos municipais e estaduais lançados em grande parte do país, comerciantes precisaram fechar as suas portas como forma de prevenir a disseminação da doença, o que exigiu ações rápidas para que o negócio pudesse continuar de pé.

Nesse contexto, torna-se essencial valorizar o trabalho daqueles que continuaram as suas atividades de acordo com os protocolos sanitários lançados pelo governo. Entenda!

Geração de empregos

Conforme explicado, com a necessidade de as empresas operarem de forma diferenciada para atender aos decretos municipais, há o risco de ocorrerem demissões, uma vez que o dinheiro não está circulando no local — o que traz dificuldades para que o gestor possa atingir os resultados pretendidos e mantenha o pagamento de seus profissionais.

Tal situação traz o risco de ocorrer uma reação em cadeia. Sem empregos, essas pessoas também vão parar de consumir, o que tende a impactar um grande grupo de empreendimentos. Ao optar pelos fornecedores locais, as chances de chegar a esse ponto diminuem consideravelmente, o que permitirá um melhor desenvolvimento em toda a região — sendo uma atitude, inclusive, de responsabilidade social.

Fortalecimento da economia

Com um número menor de empresas parando suas atividades de forma definitiva, há o fortalecimento da economia, mesmo em um período desafiador. Além de uma maior arrecadação do município em impostos, destaca-se a possibilidade de trazer melhorias constantes ao serviço oferecido e aos produtos vendidos.

Isso sem falar no incentivo às micro e pequenas empresas. Muitas vezes, boas ideias não saem do papel por medo de arriscar. Em um contexto no qual as empresas estão fechando, dificilmente pessoas apostarão as suas fichas em novos modelos de negócio.

Por essa razão, uma economia aquecida traz outras oportunidades, visando ao bem-estar da população como um todo, além de gerar oportunidades de sucesso para aqueles que buscam por recolocação.

Quais os benefícios de uma empresa que compra localmente?

Agora que você já conhece alguns dos pontos que serão impactados de forma positiva com o consumo de fornecedores locais (especialmente em períodos conturbados), chegou o momento de apresentarmos as vantagens que a empresa poderá alcançar com essa prática

Redução de custos logísticos

O primeiro deles está relacionado com a redução de custos logísticos. Ao apresentarmos as dicas para a diminuição de gastos em seu negócio, ressaltamos a necessidade de pensar de forma estratégica e a importância de automatizar processos, além de estabelecer de forma coerente metas e limites para a sua empresa.

No entanto, o que muita gente deixa de lado é a economia gerada pelo consumo de fornecedores locais. Além de não precisar pagar um frete (muitas vezes alto) nem ter que se deslocar em grandes distâncias para adquirir os produtos desejados, esse tipo de prática contribui para o trânsito das cidades, uma vez que o fluxo de veículos será reduzido.

Redução de estoque

Quem cuida da gestão de estoque em uma empresa, certamente, já passou por períodos que exigiram calma e muito pensamento estratégico para lidar com o desafio. Adquirir itens de fornecedores que não sejam de sua região necessita de uma preocupação maior para comprar uma quantidade eficaz em determinado período de tempo.

Essa atenção não será necessária para quem adquire de fornecedores locais. Afinal, como o deslocamento é facilitado, não há a exigência de comprar uma grande quantidade (justamente por ter a oportunidade de trazer esses produtos em um curto espaço de tempo).

Possibilidade de ampliar as indicações para o seu negócio

Parcerias são fundamentais para as micro e pequenas empresas. Por meio delas, é possível ampliar o mercado de atuação e atingir diferentes públicos, além de possibilitar o marketing boca a boca — o que contribui efetivamente para a captação de forma barata dos novos clientes, bem como fideliza aqueles que já consomem os seus produtos.

Ao consumir de fornecedores locais e fazer questão de continuar adquirindo itens daquelas empresas, consequentemente, a relação será recíproca, até mesmo no que diz respeito às indicações.

Facilidade na execução das demandas

Hoje, encontrar um fornecedor que atenda às suas expectativas e ainda ofereça um material de qualidade (com um bom atendimento) é um dos desafios para qualquer empresa. Além disso, mais do que nunca, é preciso buscar por alternativas para otimizar o tempo, uma vez que aquele colaborador que tem uma visão mais estratégica permitirá que o negócio possa crescer e se desenvolver de acordo com as metas estipuladas, possibilitando resultados atrativos mesmo em épocas de crise.

Nos fornecedores locais, você tem a oportunidade de encontrar tudo o que precisa em uma mesma região, com prazos e preços acessíveis. Além disso, tem a proximidade com aquelas pessoas, tendo a chance de tirar as mais diversas dúvidas com um retorno rápido e que atenda às expectativas de seu negócio. Isso sem falar do fato de que gastará um tempo muito menor para as compras, o que possibilita a otimização do trabalho como um todo!

Neste conteúdo, você pôde entender os motivos para adquirir produtos de fornecedores locais, além de compreender como isso vai impactar de forma positiva a comunidade. Faça um planejamento de suas compras, pesquise quais são as empresas que ficam próximas e oferecem bons produtos e serviços e estimule a economia de sua região!

Para quem busca por materiais de escritório e uma consultoria com qualidade, entre em contato com a gente e conheça nossa linha completa de produtos.

Na loja Port você conta com diversos produtos de informática, papelaria, material escolar e muito mais. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo da culinária contemporânea é crucial o uso de boas panelas para elevar a experiência gastronômica a níveis superiores.

No mundo da culinária, é fundamental zelar pela qualidade das ferramentas utilizadas para alcançar o sucesso de qualquer receita. Os

Agora é hora de entrar no emocionante mundo da culinária contemporânea! Esse ano a Tramontina destaca com orgulho os 7

Deixe um comentário

Fechar Menu