Qual a importância do planejamento estratégico e como realizá-lo?

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O planejamento estratégico é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Trata-se de uma etapa primordial, que vai nortear o andamento dos processos no futuro. Na prática, estamos falando da análise de quais estratégias o negócio vai adotar para cumprir seus objetivos, com base em recursos, prazos e no panorama de mercado.

Para ilustrar melhor, deve-se responder às seguintes questões:

  • Onde a empresa está?
  • Até onde se quer chegar?
  • Qual é o caminho para atingir tal objetivo?

Com base na elaboração dessas respostas, é criado o planejamento estratégico e as decisões são tomadas rumo ao crescimento do negócio. Quer saber mais sobre os benefícios desse processo tão importante e ver um passo a passo para promovê-lo? Confira os tópicos que listamos abaixo agora mesmo!

Quais são os principais benefícios do planejamento estratégico?

O planejamento estratégico garante muitas vantagens a uma empresa. Veja algumas delas seguir!

Conhecimento do ambiente

É por meio do conhecimento do ambiente que os gestores ficam cientes dos pontos fortes e fracos do negócio. Assim, são visualizadas as lacunas que enfraquecem a empresa, as oportunidades que precisam ser aproveitadas e os diferenciais a serem potencializados para a obtenção de destaque no mercado.

Definição de objetivos

Outro benefício é a definição clara dos objetivos. Com base no planejamento, os gestores estabelecem metas específicas a curto, médio e longo prazo, podendo tomar decisões embasadas e acertadas com o intuito de atingi-las.

Apenas com a clareza dos pontos almejados é possível definir ações estruturadas e minimizar erros ou os impactos negativos que imprevistos provocam ao longo dos processos. Além disso, o planejamento estratégico parte da conscientização sobre a missão e os valores da companhia, o que faz com que a definição dos objetivos e rumos tomados em prol dos resultados seja consciente e realista.

Longevidade do negócio

Empresas criadas e conduzidas sem planejamento estratégico não sobrevivem em um mercado cada vez mais competitivo. Portanto, é preciso investir nessa etapa para garantir a longevidade. Nem só de uma boa ideia vive um negócio: deve-se apostar em uma gestão eficiente e no planejamento para conquistar o sucesso.

Aumento da rentabilidade

Para que o planejamento seja definido, é preciso estudar não somente a empresa e seu nicho, mas também a concorrência, as tendências de mercado e as objeções dos clientes, entre outros fatores. O resultado de todo esse estudo é um volume altíssimo de informações cruciais às tomadas de decisões — o que certamente gera a otimização dos custos e o aumento da rentabilidade.

É possível pensar em estratégias para superar as objeções, sair na frente da concorrência, antecipar demandas e, ainda, fornecer um produto (ou serviço) melhor. Fazendo tudo isso, certamente sua empresa vai aumentar a rentabilidade, crescer e ter cada vez mais renome e sucesso.

Melhoria nas tomadas de decisões

Complementando os benefícios já citados acima, o planejamento estratégico assegura uma tomada de decisão mais consciente e acertada — o que é um enorme diferencial competitivo. Seguir os caminhos certos é essencial para:

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  • fazer boas contratações;
  • fornecer um serviço de qualidade;
  • encontrar os melhores fornecedores;
  • fazer os investimentos adequados.

Maior controle sobre as ações

Por fim, o planejamento estratégico garante um maior controle sobre as ações em todas as esferas. Pode parecer redundante, mas não é. Acompanhar todos os processos é essencial a uma gestão segura, inteligente e eficiente.

Como fazer um planejamento estratégico completo?

Abaixo, abordamos quais ações são essenciais a um bom planejamento. Acompanhe!

Delimite os valores da empresa

O primeiro passo para fazer um planejamento estratégico é definir é a visão, os valores e a missão da empresa. Esses três pilares são fundamentais para nortear todos os processos que serão adotados.

De maneira simplificada, a missão é a razão pela qual a companhia existe e a visão se refere à posição pretendida por ela (ou seja: aos objetivos de longo prazo). Já os valores são os princípios que regem todas as ações, sendo inegociáveis.

Analise o ambiente interno e externo

O próximo passo é avaliar o ambiente interno e externo, o que envolve a própria empresa e o mercado. Com base nessa análise, é possível:

  • identificar oportunidades e lacunas que a concorrência não supre;
  • conhecer os pontos fortes e diferenciais do seu serviço ou produto;
  • encontrar tendências;
  • prever demandas;
  • fortalecer cada vez mais o nome e a reputação do seu negócio;
  • engajar os colaboradores.

Estabeleça metas

Depois de definir os valores da empresa e analisar os ambientes interno e externo, é hora de estabelecer as metas de curto, médio e longo prazo. Saber até onde o negócio quer chegar é essencial para descobrir de que maneira atingir tais objetivos e traçar o caminho a ser seguido rumo ao sucesso. É importante criar milestones e marcos, além de comemorar a conquista de cada um deles.

Defina ações e não deixe de acompanhá-las

Por fim, é preciso escolher ações e fazer o devido acompanhamento. Na prática, isso significa que o planejamento estratégico nunca termina, pois deve ser feito, acompanhado e repensado enquanto o negócio existir.

Apesar de servir para nortear decisões, o plano está sujeito a mudanças, já que imprevistos surgem, o mercado muda e os fornecedores podem deixar parcerias, por exemplo. Nesse contexto, é necessário um trabalho contínuo e avaliado periodicamente com indicadores de desempenho definidos a partir dos objetivos do negócio e da percepção do mercado.

Conforme mostramos ao longo deste artigo, o planejamento estratégico é a base para a construção de uma empresa de sucesso. É a partir dele que a missão, os objetivos e os meios para crescer serão definidos.

Além disso, o planejamento torna-se uma ferramenta essencial para embasar as tomadas de decisões, a revisão de processos, a minimização de erros e a criação de um diferencial competitivo. Por todos esses motivos, não se deve negligenciá-lo.

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