Descarte de pilhas e baterias: como realizar de forma adequada?

Ao mesmo tempo em que a tecnologia trouxe avanços para as nossas vidas, alguns componentes e práticas dessa nova era representam uma mudança de comportamento que todos precisamos acompanhar. Por exemplo, o descarte de pilhas e baterias precisa ser realizado de forma especial, separado dos demais lixos comuns, já que causa impactos ambientais mais graves.

Esse assunto ainda gera dúvidas entre muitas pessoas e, paralelo a isso, vemos cada vez mais crescer o uso de aparelhos eletrônicos em nossos cotidianos. Por isso, resolvemos preparar este post, exclusivamente para mostrar como deve ser feito esse descarte de pilhas e baterias e ajudar a conservar o nosso planeta.

Quer conferir? Então, continue a leitura e comece a praticar! Vamos lá!

Qual o risco das pilhas e baterias para a saúde e meio ambiente?

De acordo com a NBR 10.004, as pilhas e baterias são consideradas resíduos domésticos especiais, devendo, assim, serem devolvidas ao fabricante ou importador quando não forem mais úteis.

Esses equipamentos podem ser encontrados nos mais variados aparelhos eletrônicos, como notebooks, smartphones, impressoras, brinquedos, calculadoras etc. Eles têm substâncias químicas altamente tóxicas e a reação entre as mesmas gera energia elétrica. Em uma comparação básica e simples, é como se fosse uma usina portátil.

O zinco, o manganês e o chumbo são alguns dos metais encontrados nas pilhas e baterias e, se jogados de maneira incorreta na natureza, podem contaminar o solo e o lençol freático, trazendo riscos à saúde humana, da fauna e da flora local.

Como usar melhor as pilhas e baterias?

Para evitar o descarte de pilhas e baterias de forma precoce, vale a pena seguir alguns cuidados de conservação dos aparelhos eletrônicos e, assim, aumentar a vida útil dos equipamentos. Confira abaixo!

  • use o tamanho e tipo de pilhas indicados pelo fabricante;
  • mantenha a superfície de contato e o compartimento da bateria sempre limpos (pode-se usar borracha de lápis limpa);
  • se não utilizar o aparelho por muito tempo, recomenda-se remover a bateria e armazená-la em local protegido;
  • certifique-se de utilizar as pilhas e baterias nas posições corretas do aparelho;
  • evite altas temperaturas e lugares muito úmidos.

Como fazer o descarte de pilhas e baterias?

Feito o descarte de pilhas e baterias da forma e no local correto, esses equipamentos podem ser reciclados ou reaproveitados, ganhando novas utilizações. No Brasil, desde 2010, funciona a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que orienta empresas e consumidores a retornarem esses acessórios aos seus fabricantes. No entanto, especialmente o consumidor doméstico ou escritórios pequenos, nem sempre têm o devido conhecimento disso. Portanto, saiba mais abaixo!

Celulares

Sem dúvidas, esse é um dos equipamentos eletrônicos mais populares e, consequentemente, o mais trocado com frequência. Suas baterias são formadas por metais altamente poluentes. Por isso, informe-se sobre as políticas do fabricante ou da loja responsável pela venda. Caso não consiga a devida informação, busque por centros de coleta na sua cidade.

Aparelhos eletrônicos

Notebooks, computadores, impressoras, projetores e muitos outros equipamentos de informática também contam com baterias que precisam ser descartadas como lixo eletrônico. As grandes fabricantes como a HP, Dell e Samsung oferecem programas de coleta desses itens. A loja que realizou a venda também pode realizar esse serviço ou indicar o caminho correto e mais próximo de sua cidade.

Pilhas e baterias

As pilhas e baterias alcalinas têm uma vida útil reduzida e isso proporciona um descarte mais rápido. No Brasil é proibido descartar esses itens a céu aberto e os fabricantes são obrigados a coletarem, quando solicitado. Contudo, por ser um alto volume, esse serviço se torna um grande desafio em algumas regiões. Por isso, há também empresas particulares de coletas e lixeiras especiais, espalhadas em alguns estabelecimentos, como supermercados, prefeituras, shoppings etc.

Enfim, fazer o descarte de pilhas e baterias é uma forma consciente de preservar a saúde humana e o meio ambiente, considerando que é totalmente possível usufruir dos avanços da era tecnológica e, ao mesmo tempo, agir de forma sustentável e eficiente.

Gostou? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e conscientize mais pessoas sobre a importância do descarte de pilhas e baterias.

PORT

Na loja PORT você conta com diversos produtos para papelaria, informática e escritorio. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Com a crescente evolução tecnológica e o aumento da demanda por uma conectividade confiável, escolher um roteador adequado se tornou

Estar conectado é essencial atualmente, em função disso a qualidade do roteador Wi-Fi exerce um papel fundamental nessa conexão. A

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Deixe um comentário

Fechar Menu