Como fazer o descarte de toners e cartuchos vazios?

Um cartucho de impressora é composto por materiais que, em contato com biomas, agridem ecossistemas e contaminam lençóis freáticos. Por isso, o descarte de cartuchos e toners vazios precisa ser feito corretamente.

Em seu lento processo de decomposição, um toner libera metais pesados, polímeros e o perigoso gás metano. Como é formado basicamente por plástico e derivados de petróleo, pode levar até mil anos para se degradar na natureza!

Tendo em vista o enorme risco ambiental e os prejuízos incalculáveis associados ao descarte irregular, é muito importante saber como fazê-lo sem colocar a natureza em risco. Sendo assim, continue a leitura e veja como é significativo fazer a coisa certa!

Entenda os benefícios do descarte correto

Certamente a reciclagem de materiais não se presta apenas a gerar benefícios para o meio ambiente, embora esse seja um motivo forte o bastante para estimular a prática. Pessoas e empresas que destinam seus resíduos da forma certa prestam um serviço que pode, inclusive, ser bem remunerado.

Você já parou para calcular quanto sua empresa gasta com a compra de tinta para impressão e as próprias impressoras? Dependendo do volume, o descarte de toners e cartuchos vazios pode significar uma receita a mais ou, pelo menos, uma redução nos custos com a aquisição de material de escritório.

Além disso, não se pode deixar de lado o risco que o descarte incorreto representa para a saúde humana. Há evidências cientificamente comprovadas de que o pó que entra na composição dos cartuchos é cancerígeno. Portanto, ao realizar o descarte do jeito certo, você ajudará a reduzir a exposição a uma doença potencialmente fatal. Uma ajuda e tanto, concorda?

Conheça os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de cartuchos e toners

A melhor forma garantir que todos farão descarte correto de cartuchos e toners é por meio da conscientização. É justamente por isso que, neste tópico, nós mostraremos como o descarte incorreto causa danos ao meio ambiente.

Como já foi dito no início do texto, a maioria dos materiais utilizados na fabricação dos cartuchos e toners são considerados tóxicos para o meio ambiente e, portanto, podem contaminar o solo, rios e lençóis freáticos.

No entanto, o descarte incorreto não é a única forma de degradar a natureza. A fabricação dos cartuchos e toners também pode ser poluente se não realizada de maneira correta, embora poucas pessoas saibam disso.

A fabricação de apenas um cartucho de toner gera, aproximadamente, 4,8 kg de gases de efeito estufa. Vale ressaltar que esse número é equivalente à fabricação apenas do cartucho, não levando em conta o toner que está dentro. Além disso, as matérias-primas utilizadas na fabricação dos toners e cartuchos são retiradas de fontes minerais finitas.

Isso significa que falar sobre o uso consciente dos cartuchos e toners é tão importante quanto falar sobre o descarte correto. Ao colocar mais elementos em uma mesma folha e fazer impressões frente e verso você também ajudará o meio ambiente.

Considere as normas em vigor

A eliminação de toners e cartuchos não é algo simples, em função da diversidade de insumos tóxicos e a lenta degradação do material plástico que os compõem. Felizmente, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em vigor desde 2010, trata da questão de forma bastante técnica.

Entre as suas orientações, constam os parâmetros para implementar a logística reversa no Brasil. Trata-se do conjunto de normas e procedimentos aos quais toda a sociedade se envolve no processo de descarte de materiais recicláveis. Para isso, a participação das empresas é indispensável, já que são elas as responsáveis diretas pela produção de resíduos.

Assim sendo, veja nas próximas dicas como você consegue descartar seus cartuchos com segurança, contando com o apoio dos fabricantes e de empresas especializadas.

Realize o descarte na rede autorizada dos fabricantes

Algumas marcas, como HP, mantêm postos de coleta de cartuchos usados em suas lojas físicas autorizadas. Outra maneira de destinar cartuchos vazios dessas marcas é acessando seus respectivos sites, nos quais você se cadastra e agenda a devolução sem custos. Conheça agora como algumas marcas oferecem o serviço de reciclagem e coleta de cartuchos usados aos seus consumidores.

HP

Essa empresa oferece duas alternativas de coleta gratuitas. A primeira consiste na entrega do material vazio em lojas autorizadas. Existem várias filiais da HP espalhadas pelo país inteiro. Para encontrar o ponto de coleta mais próximo, basta digitar o seu CEP no site.

Se você mora em uma cidade que não tem uma filial da HP, você pode agendar a coleta previamente pelo site. O agendamento demora até 10 dias úteis e é necessário haver mais de 5 cartuchos ou toners de tinta para coleta.

Samsung

A Samsung também conta com um projeto de coleta de cartuchos chamado Planet First. Para fazer parte do projeto basta se cadastrar no site da empresa e preencher um formulário. A melhor parte é que a coleta também ocorre sem custo algum para o consumidor.

Epson

Os pontos de coleta da Epson estão distribuídos por todo o Brasil. Para entregar os cartuchos vazios, primeiro você precisa preencher uma declaração com seus dados pessoais.

Lexmark

Em parceria com a empresa DescarteCerto, a Lexmark também conta com um programa de preservação ambiental. O agendamento da coleta para reaproveitamento das peças em reciclagem deve ser feito por meio do e-mail planeta@lexmark.com.

Brother

O programa Brother Earth também realiza a coleta dos cartuchos gratuitamente. O processo de coleta varia de acordo com a quantidade de cartuchos a serem descartados. Confira:

  • até quatro unidades: coloque os cartuchos dentro de uma embalagem, em seguida dentro de uma caixa e lacre com fita adesiva. Imprima o documento de devolução com frete gratuito e entregue o pacote na agência dos Correios mais próxima;
  • de 4 a 12 unidades: solicite à marca uma caixa de reciclagem para o envio dos cartuchos. A etiqueta com o endereço do centro de devolução já estará colada na caixa, então basta enviá-la pelos Correios;
  • mais de 12 unidades: registre-se no site para receber as caixas de reciclagem. Cada caixa tem capacidade para 12 cartuchos de toner. Em seguida, agende a coleta pelo site.

Recorra às empresas de reciclagem

No site da prefeitura da sua cidade provavelmente há informações sobre como proceder para realização de coleta seletiva. Procure saber quais são as empresas credenciadas para receber cartuchos e toners e não deixe de envolver o material em plástico bolha ou jornal antes do descarte. Assim, você evita vazamentos e garante a destinação adequada.

Sempre alerta em relação às melhores práticas de descarte de toners e cartuchos vazios, a PORT também disponibiliza pontos de coleta em suas lojas. Conte conosco para tomar a atitude certa, colaborar com o meio ambiente e facilitar a sua vida!

O que você achou deste texto? Gostaria de ler mais artigos como este? Então assine a nossa newsletter e receba em primeira mãos os novos conteúdos do nosso blog.

PORT

Na loja PORT você conta com diversos produtos para papelaria, informática e escritorio. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Esse ano, a busca por praticidade e eficiência cresce cada vez mais e continua a impulsionar a inovação no mercado

As pessoas estão cada vez mais preocupadas em ter uma alimentação saudável de forma prática. Em função disso as bolsas

Por ser uma ocasião especial, o Dia dos Namorados é o momento certo para os casais expressarem todo o amor

Deixe um comentário

Fechar Menu