Cartuchos e Tonners

Como fazer o descarte de toners e cartuchos vazios?

dezembro 7, 2018
Tempo de leitura 3 min

Um cartucho de impressora é composto por materiais que, em contato com biomas, agridem ecossistemas e contaminam lençóis freáticos. Por isso, o descarte de toners e cartuchos vazios precisa ser feito corretamente.

Em seu lento processo de decomposição, um toner libera metais pesados, polímeros e o perigoso gás metano. Como é formado basicamente por plástico e derivados de petróleo, pode levar até mil anos para se degradar na natureza!

Tendo em vista o enorme risco ambiental e os prejuízos incalculáveis associados ao descarte irregular, é muito importante saber como fazê-lo sem colocar a natureza em risco. Sendo assim, continue a leitura e veja como é significativo fazer a coisa certa!

Entenda os benefícios do descarte correto

Certamente a reciclagem de materiais não se presta apenas a gerar benefícios para o meio ambiente, embora esse seja um motivo forte o bastante para estimular a prática. Pessoas e empresas que destinam seus resíduos da forma certa prestam um serviço que pode, inclusive, ser bem remunerado.

Você já parou para calcular quanto sua empresa gasta com a compra de tinta para impressão e as próprias impressoras? Dependendo do volume, o descarte de toners e cartuchos vazios pode significar uma receita a mais ou, pelo menos, uma redução nos custos com a aquisição de material de escritório.

Além disso, não se pode deixar de lado o risco que o descarte incorreto representa para a saúde humana. Há evidências cientificamente comprovadas de que o pó que entra na composição dos cartuchos é cancerígeno. Portanto, ao realizar o descarte do jeito certo, você estará ajudando a reduzir a exposição a uma doença potencialmente fatal. Uma ajuda e tanto, concorda?

Considere as normas em vigor

A eliminação de toners e cartuchos não é algo simples, em função da diversidade de insumos tóxicos e a lenta degradação do material plástico que os compõem. Felizmente, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em vigor desde 2010, trata da questão de forma bastante técnica.

Ganhe frete gratis na compra de dois cartuchosPowered by Rock Convert

Entre as suas orientações, constam os parâmetros para implementar a logística reversa no Brasil. Trata-se do conjunto de normas e procedimentos os quais toda a sociedade se envolve no processo de descarte de materiais recicláveis. Para isso, a participação das empresas é indispensável, já que são elas as responsáveis diretas pela produção de resíduos.

Assim sendo, veja nas próximas dicas como você consegue descartar seus cartuchos com segurança, contando com o apoio dos fabricantes e de empresas especializadas.

Realize o descarte na rede autorizada de fabricantes

Algumas marcas como HP mantém postos de coleta de cartuchos usados em suas lojas físicas autorizadas. Outra maneira de destinar cartuchos vazios destas marcas é acessando seus respectivos sites, nos quais você se cadastra e agenda a devolução sem custos.

Recorra às empresas de reciclagem

No site da prefeitura da sua cidade, provavelmente há informações sobre como proceder para realização de coleta seletiva. Procure saber quais são as empresas credenciadas para receber cartuchos e toners e não deixe de envolver o material em plástico bolha ou jornal antes do descarte. Assim, você evita vazamentos e garante a destinação adequada.

Sempre alerta em relação às melhores práticas de descarte de toners e cartuchos vazios, a PORT também disponibiliza pontos de coleta em suas lojas. Conte conosco para tomar a atitude certa, colaborar com o meio ambiente e facilitar a sua vida!

Agora que você está por dentro, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais e ajudar seus amigos a fazer o bem?

Quer o melhor fornecedor para sua empresa? No site da PORT você encontra os melhores materiais de escritório, informática e papelaria. Entre e confira!

Ganhe Frete Grátis na compra de 1 TonerPowered by Rock Convert
    Scroll Up