Veja 4 dicas de cursos online gratuitos para aprender e se capacitar!

Em tempos de isolamento social, é fundamental buscar algo para se ocupar no tempo livre. E nada melhor do que ter a oportunidade de aprender algo novo. Por isso, os cursos online gratuitos têm sido uma das alternativas mais interessantes nesses dias e permitido que muitas pessoas aproveitem aquelas horas ociosas em algo realmente produtivo. 

Sendo assim, nós resolvemos destacar uma pequena lista desses cursos pela internet para aprender durante a quarentena – e, o melhor, é que todos são gratuitos. 

Quer conferir e começar agora mesmo? Então, vamos direto ao assunto. Boa leitura! 

4 dicas de cursos online gratuitos para a quarentena 

1. Idiomas 

Que tal aprender ou aprimorar aquele idioma que sempre apreciou? Sem dúvidas, a quarentena é o momento perfeito para tirar uma hora ou, até mesmo, alguns poucos minutos diários para começar e praticar. O mais interessante disso é que há uma infinidade de cursos online gratuitos e dos mais variados idiomas, desde o concorrido inglês até outros praticamente impensáveis, como o tupi ou esperanto. Que tal? 

Confira as dicas e os links de onde começar: 

  • Duolingo – esse é um aplicativo gratuito, bem-interativo e muito divertido para aprender idiomas durante a quarentena. São várias as opções, como inglês, francês, espanhol, italiano e até línguas indígenas. Além disso, você pode escolher o nível e o tempo que tem disponível para estudar, sempre pontuando a cada etapa e ganhando incentivos virtuais para prosseguir e competir com outros usuários.
  • TV5 (Francês) – a emissora de TV francesa, TV5, conta com um conteúdo riquíssimo em seu site, todos gratuitos, como séries, programas e documentários sobre a cultura do país e de suas ex-colônias. Além disso, o portal possui uma plataforma gratuita e interativa com aulas e exercícios de francês. É uma forma de aprender o idioma e conhecer um pouco mais sobre a França.
  • Idiomas sem Fronteiras – a iniciativa é do Governo Federal e conta com programações completas em diversos idiomas, o que inclui a emissão de um certificado reconhecido pelo MEC. Além da possibilidade de aulas presenciais, há cursos online gratuitos e bem amplos.

2. Fundação Bradesco 

Para quem busca por mais capacitação profissional em sua área, outra dica é a Fundação Bradesco, instituição que oferece uma excelente lista de cursos online gratuitos e muito bem elaborados. O instituto está sempre renovando os temas e atualizando a plataforma com novas oportunidades. Portanto, é bom sempre ficar de olho nas novidades. 

Entre os principais temas disponíveis, vale destacar algumas áreas de interesse que sempre estão à disposição no site. São elas: 

  • administração – há curso de vendas, teorias da administração, gestão de projetos e empreendedorismo; 
  • contabilidade e finanças – uma ótima chance de aprimorar ou aprender novos conhecimentos sobre contabilidade, gestão financeira e matemática; 
  • desenvolvimento pessoal e profissional – aproveite esses cursos online gratuitos da Fundação Bradesco para melhorar seu desempenho profissional e aprender técnicas de apresentação, atendimento ao público ou sobre finanças pessoais; 
  • educação básica ou pedagogia – a instituição também conta com uma lista grande de cursos online gratuitos na área educativa, como o de comunicação escrita, técnicas de redação, idiomas, biologia e química; 
  • informática – em uma das mais completas listas de cursos gratuitos de informática, aprenda desde o uso do pacote Office até o desenvolvimento de servidores. 

3. Coursera 

Trata-se de uma verdadeira universidade online! Na verdade, o Coursera é uma plataforma de cursos online gratuitos do mundo inteiro, na qual diversas instituições oferecem materiais completos para qualquer pessoa se inscrever e começar a estudar. Isso inclui universidades de renome, como Harvard, Universidade de Barcelona, USP ou Universidade do Texas!

Porém, muitos dos temas disponibilizados são nos idiomas locais, o que pode dificultar para quem ainda não tem domínio de determinada língua. Por outro lado, a lista é tão grande e os cursos tão completos que certamente você encontrará a matéria ideal e em português para começar. 

Para dar um exemplo do que você poderá encontrar de cursos gratuitos no Coursera, destacamos algumas dicas: 

  • artes e humanas; 
  • negócios; 
  • ciência da computação; 
  • matemática e lógica; 
  • ciências sociais; 
  • desenvolvimento pessoal; 
  • idiomas. 

Vale destacar também que todos os cursos online gratuitos oferecidos na plataforma fornecem certificados digitais, o que finalmente pode ser a oportunidade de incluir um reconhecimento internacional em seu currículo. 

4. Veduca 

Outra plataforma bem-conhecida de cursos gratuitos online é a Veduca, 100% nacional e com as melhores instituições participando. Na verdade, há muitas opções pagas que ajudam a manter o site no ar e que, sem dúvidas, também podem ser interessantes para você. 

Porém, se a sua ideia é realmente aprender, sem necessariamente investir dinheiro, a Veduca também atende perfeitamente à sua necessidade. Há diversos cursos em abertos e totalmente gratuitos para escolher, sempre mesclando áudios, vídeos e leituras, tudo muito profissional e bem produzido. 

Entre as melhores opções, destacamos uma pequena lista para incentivar você. Confira a seguir! 

  • adaptação à rotina home office;
  • atualidades e informações úteis sobre a atual pandemia; 
  • visão geral sobre a sexualidade e identidade humana; 
  • gestão de carreiras profissionais; 
  • medicina do sono; 
  • planejamento de carreira. 

Oportunidades de aproveitar a quarentena para estudar 

Não pense que se inscrever em um curso online é apenas para ocupar o tempo durante a quarentena. Veja isso como uma forma de investimento pessoal e profissional, na qual você poderá realmente tirar proveito e aprimorar o seu conhecimento em um momento importante. 

Ao terminar o isolamento social, nossas vidas voltarão à normalidade das rotinas e será uma excelente oportunidade para gerarmos novas oportunidades, compartilharmos conhecimentos e, claro, nos destacarmos sempre. 

Enfim, essas foram nossas dicas de cursos online gratuitos para aproveitar o momento de quarentena em casa. Conforme falamos, aproveite o tempo livre de seu isolamento social para se aprimorar em um assunto de seu interesse ou, quem sabe, embarcar em algum tema novo, que possa ajudar você a se capacitar ou evoluir de alguma forma. O momento é difícil, mas sempre haverá caminhos para sairmos melhor do que entramos. 

Curtiu? Quer outras dicas legais para sua carreira, empresa e rotina de trabalho? Então, não deixe de acompanhar nosso Facebook e Instagram e fique de olho nas próximas postagens. 

Na loja Port você conta com diversos produtos de informática, papelaria, material escolar e muito mais. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Com a crescente evolução tecnológica e o aumento da demanda por uma conectividade confiável, escolher um roteador adequado se tornou

Estar conectado é essencial atualmente, em função disso a qualidade do roteador Wi-Fi exerce um papel fundamental nessa conexão. A

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Deixe um comentário

Fechar Menu