Cartucho ou toner: saiba como escolher a melhor impressora!

Para que uma empresa seja bem-sucedida ela precisa ser gerida com afinco. E a boa gestão passa, entre outras coisas, pelo acerto nas decisões de compra. Com relação ao material de escritório, por exemplo, a dúvida sobre impressoras a cartucho ou toner é comum. É fato que a opção errada pode gerar aumento nos custos com impressões, mas como saber, ao certo, que tipo de equipamento escolher?

A resposta não é simples, pois é preciso avaliar uma série de fatores ao fazer a escolha. As duas opções trazem vantagens e desvantagens que devem ser balanceadas pelo gestor no momento de decisão. Para ajudar você a compreender melhor as características de cada uma delas, fizemos tópicos explicativos e listamos dicas para não errar na hora da compra, seja qual for a sua escolha. Confira!

Quais são as características do cartucho?

Muitas pessoas pensam que cartucho e toner são a mesma coisa, mas o que eles têm em comum é apenas a finalidade: imprimir arquivos de um computador. Enquanto o cartucho é utilizado em impressoras a jato de tinta, o toner é específico para equipamentos a laser.

As principais características da impressão com cartucho são a qualidade na impressão, sendo possível imprimir até mesmo fotografias em alta resolução, a possibilidade de suportar um volume maior de papéis e a opção por tintas líquidas nas cores primárias ou apenas preta.

Além disso, pode-se considerar ainda o menor custo médio de aquisição, tanto da impressora quanto do cartucho, e a demora no ritmo de impressão, já que todo o processo é mais lento.

Quais são as características do toner?

Por sua vez, as impressoras a laser utilizam toners e, nesse tipo de equipamento, o rendimento é maior, ou seja, é possível imprimir mais arquivos em menos tempo. Outra característica é o maior custo, pois os equipamentos são mais caros e os toners também têm valores altos de aquisição.

Enquanto no cartucho a tinta é líquida, com a tecnologia a laser ela consiste em um pó. Em termos de qualidade, é necessário contar com um bom fornecedor de acessórios para obter consultoria e escolher itens que se adéquem à necessidade da empresa. Existem impressoras e toners com boa aceitação no mercado e alta qualidade, enquanto outros apresentam desempenho abaixo do esperado.

Como não errar na escolha do cartucho ou toner?

Além de entender a diferença entre cartucho ou toner e contar sempre com um fornecedor de confiança, observar alguns detalhes ajuda a encontrar o produto que atenda às suas necessidades e reduz a chance problemas. Por isso, siga as dicas abaixo para não errar.

Observe a qualidade da tinta

Se a sua demanda por impressão costuma ser alta, é importante que a tinta, seja ela para o cartucho ou para o toner, tenha uma boa qualidade. Caso contrário, será necessário gastar mais para imprimir as páginas necessárias, comprometendo o custo-benefício da escolha feita.

Confira o preço

Diante da importância da procedência da tinta na hora de garantir a qualidade e a quantidade das impressões feitas com o mesmo cartucho ou toner, é importante estar sempre de olho no preço cobrado. Obviamente, é possível combinar uma qualidade satisfatória com preços razoáveis, mas fuja de preços muito abaixo dos normalmente praticados pelo mercado.

Produtos em tais condições podem ser resultado do reaproveitamento de cartuchos e toners ou serem produzidos por empresas diferentes daquelas responsáveis pelo modelo original, o que faz com que a qualidade fique bem longe da ideal, prejudicando quem quer tirar o máximo de proveito do insumo adquirido.

Por fim, quando o assunto é preço, a dica principal é sempre pesquisar entre várias opções de fornecedores para encontrar a que combine valores acessíveis e boa qualidade.

Veja se existe suporte em caso de problemas

Nenhum produto está imune a problemas de fabricação e isso não é diferente com cartuchos e toners. Por isso, é importante sempre exigir a garantia do fabricante e do fornecedor, para que eles prestem suporte em caso de problemas que impeçam a utilização do produto.

Saiba qual o toner ou cartucho certo de acordo a marca e o tipo de impressora

As dicas anteriores não surtirão efeito se o responsável pela compra dos toners ou cartuchos não souber qual modelo e fabricante da impressora, já que cada uma delas tem especificações próprias que precisam ser seguidas para que o equipamento funcione de maneira correta e não tenha sua durabilidade prejudicada.

Para não errar, verifique essa informação, que costuma constar em etiquetas fixadas na parte de trás do equipamento, nos cartuchos ou toners originais, no manual de instruções ou mesmo no site da fabricante da impressora.

A escolha cuidadosa do toner ou do cartucho gera benefícios em diversos aspectos, independentemente se você faz um uso intenso ou mais suave das impressoras. De qualquer forma, insumos de qualidade, além de otimizar os custos com as impressões, colaboram com a vida útil do equipamento. Imagina ter de mandar uma impressora para o conserto por causa de um cartucho que deixa a tinta vazar, danificando todos os componentes?

Conforme mostramos ao longo do artigo, escolher entre cartucho ou toner depende de uma série de fatores. As duas opções são interessantes conforme o propósito, a necessidade de impressão e, ainda, os recursos para investimento, cabendo ao bom gestor avaliar e ponderar em relação ao custo-benefício qual opção é mais estratégica para o seu negócio. Assim, será possível usufruir sempre que necessário de impressões com qualidade e bom preço.

Independentemente da sua escolha, é preciso considerar a importância do descarte correto do cartucho ou toner utilizado. Nas lojas físicas da Port Info você encontra os coletores e pode fazer sua parte rumo à sustentabilidade!

Gostou do artigo sobre cartucho ou toner e acha que ele foi útil? Já pensou que seus amigos podem ter as mesmas dúvidas que você tinha antes de ler este texto? Então compartilhe agora mesmo este post em suas redes sociais para ajudá-los também!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu