Descubra como funciona o cilindro de impressora e quando fazer a troca

O cilindro de impressora, também conhecido como tambor, consiste em um cilindro rotativo coberto por uma película fotorreceptora que fica situada na unidade das peças. Nas primeiras impressoras a laser, esse item era constituído de selênio, mas foi substituído por um produto à base de sílica nos modelos mais novos, visto que o selênio é um material tóxico.

É necessário ressaltar que o cilindro é um equipamento primordial, visto que é por ele que o papel passa e a impressão acontece. Pensando nisso, continue a leitura e saiba como funciona o cilindro de impressora e quando fazer a troca!

Impressora Plotter Designjet T250 e-Printer 24
Impressora Plotter 24″HP

Impressora Plotter Designjet T250 e-Printer 24″ Pol. HP

9.7

Produto original

design profissional e robusto

Fácil conexão no escritório

Bobina para Plotter 90G A0 914X45M 2 Pol.
Bobina para Plotter

Bobina para Plotter 90G A0 914X45M 2 Pol.

9,5

Produto original

 Altíssima qualidade

Ótima impressão

Perfeita para ambiente corporativo.

Impressora Plotter Designjet T650 36
Impressora Plotter 36″HP

Impressora Plotter Designjet T650 36″ Pol. HP

9.1

Produto original

Imprima projetos em vários tamanhos A3/B e A1/D ou A0/E automaticamente

Impressão em alta velocidade de até 25 s por desenho

Cartucho de Plotter HP 712 3ED70A Preto
Cartucho de Plotter HP

Cartucho de Plotter HP 712 3ED70A Preto

8.8

Produto original

Qualidade HP

Alto desempenho .

Impressora Plotter Designjet T730 36
Impressora Plotter 36″HP

Impressora Plotter Designjet T730 36″ Pol. HP

8.6

Produto original

Consulte o tamanho D/A1

Reduzir o desperdício em até 50%

Quando e como realizar a troca do cilindro de impressora?

O cilindro de impressora se desgasta e, por isso, precisa ser trocado em algum momento. Geralmente, um cilindro dura entre 15.000 e 20.000 impressões, dependendo do modelo e de sua utilização. Grande parte das impressoras avisa quando o item precisa ser trocado. Desse modo, não existe a necessidade de contar a quantidade de folhas impressas. No entanto, é recomendado realizar um gerenciamento de impressão, para se certificar de que o consumo não é exagerado.

Para realizar a troca do material, é necessário desligar a máquina, retirar o conjunto da unidade de cilindro e cartucho de toner, efetuar a troca, expondo o mínimo possível do cilindro novo à luz, colocar o conjunto de volta, reiniciar a máquina e se certificar de que o aviso de troca sumiu.

Mesmo que o processo como um todo seja parecido, modelos distintos podem apresentar pequenas variações em cada etapa realizada. Além disso, o cilindro consiste em um material sensível e, para limpar o toner, caso ele caia, é necessário um equipamento especial por causa da presença da carga elétrica. Assim, é indicado que esse serviço seja executado por um profissional especializado no assunto.

Não se esqueça de que o cilindro é uma das principais peças da impressora a laser e, além do mais, é consumível. Com alguns cuidados, é possível elevar a sua vida útil, porém, no final, não tem como evitar a troca. Desse modo, é preciso fazer um bom uso dele.

Como cuidar da melhor forma possível do cilindro ?

O cilindro de impressora é primordial para que você consiga usufruir de excelentes impressões. Contudo, por ser muito demandado, esse instrumento pode quebrar.

Para que isso não ocorra sempre, é necessário tomar diversos cuidados, como usar produtos de boa qualidade. Assim, a impressora não será forçada a criar algo bom com itens que não tenham a qualidade desejada. Nesse sentido, confira abaixo algumas maneiras de cuidar melhor do cilindro de impressora!

Realize a limpeza corretamente

Proporcionar uma eficiente limpeza e manutenção de todos os acessórios da impressora é o segredo para que ela realize todas as impressões de forma adequada, evitando erros e prejuízos para sua empresa.

É necessário também realizar a manutenção preventiva, encontrando possíveis problemas antes que eles afetem todo o funcionamento do equipamento. Contudo, se durante esses processos, você perceber a necessidade de realizar a troca de seu cilindro, busque por uma empresa especializada no assunto, pois ela será capaz de indicar o melhor cilindro do mercado.

Selecione o papel adequado

Escolher o papel certo para efetuar a impressão não afeta somente o resultado final, mas também o tempo de funcionamento do cilindro. Isso porque um papel frágil ou muito grosso pode ocasionar o famoso “engasgamento” na impressora, solicitando cuidado para ser retirado sem maiores danos e ocasionando um gasto extra de papel.

Estabeleça um local para a instalação da impressora

É primordial estabelecer o local em que a impressora será montada. Um lugar quente e úmido reduz de maneira significativa a durabilidade tanto do toner quanto do cilindro de impressão, colocando em risco o pleno funcionamento da impressora.

Já um ambiente com péssima ventilação e pequeno, além de contribuir para as situações mencionadas, pode fazer com que o ozônio produzido pelas descargas elétricas durante a realização das impressões se acumule, provocando problemas respiratórios nos colaboradores.

Use apenas produtos originais e de qualidade

Lembre-se de que, quanto maior a qualidade de um cilindro de impressão, maior será a durabilidade desse item. Além do mais, é mais difícil o acontecimento de problemas durante o processo de impressão. Logo, para ter mais benefícios no decorrer do tempo, é mais indicado buscar a boa qualidade do produto.

Observe o tamanho

Saiba que, em uma mesma marca de impressora, há vários cilindros com distintos tamanhos, e a compra do item na dimensão errada pode reduzir significativamente a sua durabilidade.

Por essa razão, é essencial que o cilindro de impressora apresente o tamanho indicado pelo fabricante. Assim, seu equipamento apresentará uma ótima durabilidade, mesmo se for altamente exigido.

Qual a importância do cilindro de impressão ?

É essencial salientar a economia de impressão proporcionada por meio dos cilindros. Afinal, trata-se de um item em formato cilíndrico, que funciona como uma espécie de fotorreceptor, tendo energia eletrostática ou carga negativa. Enquanto isso, a impressora carregará positivamente as partes do cilindro que receberão a tinta, construindo uma imagem eletrostática. Durante esse processo, a tinta em pó é agitada dentro do cartucho de toner e passará para um rolo revelador, onde uma lâmina nivelará a imagem e garantirá uma boa qualidade na impressão.

As partículas positivas que surgem durante essa etapa são atraídas pelas partículas da tinta. O processo acontece novamente a cada paleta de cores, proporcionando uma imagem nítida e com os tons desejados. Logo em seguida, a tinta em pó chega ao papel, ficando impressa nele por tempo indeterminado. Tudo isso acontece em alguns segundos.  

Portanto, é preciso ter cuidado com o cilindro de impressora, já que ele é uma peça imprescindível para a realização de uma boa impressão. É necessário avaliar o cilindro adequado para seu equipamento e, além do mais, saber como fazer uma higienização da peça. Assim, com ações eficientes, você garante uma maior durabilidade do item. Logo, fique atento às informações mencionadas, elas vão ajudar você durante esse processo de troca, de limpeza e de escolha de um novo cilindro.

Gostou do nosso post? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos fiquem por dentro do assunto!

PORT

Na loja PORT você conta com diversos produtos para papelaria, informática e escritorio. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Com a crescente evolução tecnológica e o aumento da demanda por uma conectividade confiável, escolher um roteador adequado se tornou

Estar conectado é essencial atualmente, em função disso a qualidade do roteador Wi-Fi exerce um papel fundamental nessa conexão. A

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Deixe um comentário

Fechar Menu