Periféricos

Confira 4 problemas de internet comuns e saiba como resolvê-los

maio 2, 2019
Tempo de leitura 3 min

Ligar para seu provedor sempre que houver problemas de internet pode não ser a solução mais rápida. Há muitos motivos para seu roteador parar de funcionar, e você ficaria surpreso em saber quantas dessas questões podem ser facilmente corrigidas.

Existem métodos simples, testados e comprovados para reconectar seu sistema o mais rápido possível. Normalmente, o problema acontece na sua casa, e não em seu provedor. Então, descubra agora os principais motivos e saiba como resolvê-los!

Conheça os principais problemas de internet e dicas para corrigi-los

1. Confira a energia

Isso pode acontecer com todos nós. E às vezes não percebemos o óbvio. Se a sua internet está fora do ar, o primeiro passo é certificar se o seu roteador não está desconectado.

Verifique as luzes indicadoras de status do roteador. Se nenhuma luz estiver acesa, provavelmente o seu roteador está desconectado ou não está recebendo energia. Se o seu aparelho ainda assim não ligar, verifique a tomada ou a régua de energia.

2. Verifique a conexão de rede

Se você não estiver obtendo conexão em apenas um dispositivo, como o smartphone ou laptop, verifique suas configurações de Wi-Fi. Coloque a senha novamente e veja se você não está muito distante do roteador.

Se está conectado a uma rede, mas ainda não tem internet, clique com o botão direito do mouse no ícone de rede (na barra de tarefas) e selecione “Solucionar Problemas” para executar uma verificação em seu computador.

Caso sua conexão esteja lenta ou instável, existem três principais fatores a observar:

  • seu provedor pode estar com problemas técnicos (isso normalmente é solucionado em poucas horas);
  • seu plano de dados pode ser insuficiente para o seu uso. Neste caso, contrate um plano mais robusto (uma velocidade acima de 10MB é a mais indicada);
  • seu computador/celular pode ser inadequado para reproduzir conteúdos pesados (vídeos em HD, por exemplo). Isso é normal com o tempo. Procure formatar seu PC em uma assistência técnica ou comprar um novo equipamento.

3. Reinicie os aparelhos

Comece com o roteador: desconecte a fonte de energia, aguarde 30 segundos e conecte-a novamente. Reinicie também o seu computador ou smartphone.

Alguns roteadores permitem um “reset” de fábrica. Basta inserir um clip de papel no local indicado. Lembre-se de configurar uma nova senha após o reset.

Se o problema de internet ocorrer em apenas um aparelho específico, sua placa de rede pode estar queimada. Neste caso, procure uma assistência técnica em sua região.

4. Analise seu roteador

Examine fisicamente o seu roteador e verifique se tudo está conectado onde deveria. Veja se as luzes estão piscando. Se você estiver usando um roteador mais antigo, pode estar com problemas devido aos vários dispositivos lutando por uma largura de banda.

Pode ser uma boa hora de atualizar para um roteador mais novo, que possa lidar com a carga de trabalho de seus dispositivos. Para espaços maiores, é recomendado utilizar um repetidor de sinal.

Se o problema persistir…

Caso tenha tentado todas as soluções explicadas anteriormente para resolver seus problemas de internet, mas nada funcionou, entre em contato com seu provedor de serviços. Por telefone, o suporte poderá fazer testes em seu equipamento.

Se necessário, um técnico será enviado para realizar uma inspeção e garantir que todos os cabos e equipamentos, tanto internos quanto externos, estejam em funcionamento.

Para proteger seus equipamentos e evitar falhas ou problemas de internet, certifique-se de que sua rede elétrica não apresente oscilações constantes. A melhor solução é utilizar um estabilizador, filtro de linha ou nobreak. Você sabe a diferença entre eles? Descubra no blog!

Cartuchos e toners com frete grátis Brasil

 

 

    Scroll Up