Afinal, qual a diferença entre estabilizador, filtro de linha e nobreak?

Computadores e outros equipamentos de informática são caros e por isso merecem cuidados. Um dos riscos aos quais esses aparelhos estão expostos envolve oscilações e picos na rede elétrica. Para se proteger desse problema, é bem comum a instalação de filtro de linha e nobreak, além de estabilizadores.

Os três tipos de equipamentos possuem finalidades semelhantes: proteger o aparelho conectado à rede elétrica de variações bruscas na energia. No entanto, cada um deles apresenta algumas especificidades e atende melhor a algumas necessidades. Continue a leitura para saber a diferença entre estabilizador, filtros de linha e nobreak.

Qual a diferença entre estabilizador, filtro de linha e nobreak?

Estabilizador

Como o próprio nome dá a entender, um estabilizador serve para estabilizar as oscilações que acontecem na rede elétrica e, assim, proteger o computador e os seus periféricos.

O mecanismo de funcionamento de um estabilizador é composto por um fusível. Se a energia que chega pela tomada estiver numa tensão muito alta, o fusível queima, protegendo o computador. Se o contrário acontecer e a tensão cair, o estabilizador “segura” a energia, impedindo o desligamento dos aparelhos.

Filtro de linha

Os filtros de linha oferecem várias funções em um único dispositivo. Primeiramente, eles eliminam ruídos causados por interferências eletromagnéticas de outros aparelhos, o que evita que os computadores sejam afetados.

Além disso, assim como os estabilizadores, os filtros de linha contam com fusíveis, que queimam em caso de sobrecarga de tensão, protegendo o aparelho. Por fim, eles aumentam a quantidade de equipamentos que podem ser ligados numa mesma tomada, uma vez que possuem várias entradas.

Nobreak

Os nobreaks são uma evolução dos estabilizadores comuns. Eles dispõem de uma bateria interna. Isso permite que, no momento em que acontece uma queda de energia, o equipamento continue funcionando por algum tempo. No caso dos computadores, essa função pode ser muito útil, já que permite que o usuário salve seu trabalho e desligue a máquina da maneira correta.

Existem dois tipos de nobreak: os online e os offline. Os primeiros fazem o acionamento da bateria de forma instantânea e por isso são indicados para equipamentos menos resistentes, como servidores. Já os offline tem um intervalo, de frações de segundo, para que a bateria passe a atuar.

Como não errar na hora da compra?

Mas como escolher entre essas opções e ter em mãos o dispositivo necessário para as suas necessidades? Primeiro, avalie em qual equipamento ele será ligado: para aqueles mais sensíveis, o ideal é contar com o nobreak, que, além disso, oferece proteção contra a perda de trabalhos enquanto se está usando o computador. Tal benefício, geralmente, compensa o preço mais alto do aparelho.

Já estabilizadores protegem contra oscilações na rede elétrica, assim como os filtros de linha, que também aumentam o número de tomadas disponíveis. Seja qual for a escolha, garanta que os equipamentos tenham certificação e procedência garantida. Outro cuidado é ter certeza de que o dispositivo tenha a capacidade de tensão necessária para garantir a proteção dos equipamentos ligados a ele.

Para contar sempre com o melhor preço e produtos de qualidade, faça uma pesquisa cuidadosa. Nessas horas, recorrer às lojas que comercializam produtos pela internet é sempre uma boa alternativa. Por meio delas, é possível encontrar uma grande variedade com os melhores preços e a comodidade de receber o pedido em mãos sem precisar se locomover até o ponto de venda.

Como você viu no texto, entender a diferença entre estabilizador, filtro de linha e nobreak não é difícil. Conhecendo um pouco sobre esse assunto, fica mais fácil acertar na escolha da proteção dos seus equipamentos eletrônicos, garantindo que eles estejam a salvo de problemas envolvendo a rede elétrica.

Quer as melhores ofertas em produtos de informática? Confira o que a PORT tem para oferecer acessando nosso site!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Esse ano, a busca por praticidade e eficiência cresce cada vez mais e continua a impulsionar a inovação no mercado

As pessoas estão cada vez mais preocupadas em ter uma alimentação saudável de forma prática. Em função disso as bolsas

Por ser uma ocasião especial, o Dia dos Namorados é o momento certo para os casais expressarem todo o amor

Deixe um comentário

Fechar Menu