Planejamento de compras

Conheça 4 dicas para fazer um planejamento de compras eficiente

Tempo de leitura 4 min
Compre tintas originais Epson e ganhe 3 meses no TidalPowered by Rock Convert

Realizar um planejamento bem-feito pode fazer toda a diferença em qualquer área de sua empresa. Com a atividade de aquisição de insumos e relacionamento com fornecedores não é diferente. Veja neste artigo dicas importantes de como fazer o seu planejamento de compras visando otimizar a utilização de seus recursos e reduzir os custos!

Comece agora seu planejamento de compras

O planejamento é, sem dúvidas, uma das atividades mais primordiais da gestão de qualquer área em uma organização. Sem planejamento, os objetivos ficam sujeitos ao acaso e o crescimento da empresa pode não acontecer de maneira consistente e sustentável.

É importante definir aonde você quer chegar e quais são as diretrizes para alcançar as metas. Dessa forma, é possível minimizar os erros e atuar de acordo com aquilo que foi pensado, inclusive quando for eventualmente necessário corrigir a rota.

Então, caso sua empresa ainda não dê a devida importância ao planejamento de compras de suprimentos, é necessário mudar essa situação de imediato. A falta de um plano adequado para esse processo pode estar gerando perdas e reduzindo a competitividade de sua companhia. Se não sabe como fazer, nós vamos ajudar.

Confira as principais dicas para fazer um planejamento mais eficiente

1. Trabalhe com os melhores fornecedores

Se você deseja comprar bem, é imprescindível estabelecer um ótimo relacionamento com os fornecedores mais conceituados no mercado. Dessa forma você poderá ter acesso a melhores descontos e ofertas.

Busque por referências, entre em contato constantemente e não apenas nas horas de aperto. Lembre-se sempre que os fornecedores são fundamentais para o bom andamento de suas atividades, então mantê-los por perto é uma prática muito recomendável.

Tenha os cadastros sempre atualizados. Preferencialmente com algum critério de classificação estabelecido, de modo que ao longo do tempo você consiga identificar facilmente quais são aqueles que te atendem de acordo com suas demandas de preços, prazos e qualidade.

2. Mantenha o inventário atualizado

Gerir corretamente os níveis de estoque é uma atividade bastante importante. Grandes quantidades de insumos ou produtos sem giro representam custos elevados. Mas, a falta de determinado item para a produção ou para a venda também representa prejuízos significativos.

EcoTank Epson perfeita também para a diversãoPowered by Rock Convert

Então é fundamental analisar as necessidades de cada artigo ao longo do tempo para otimizar seus investimentos e disponibilidades. Por meio desse gerenciamento, você consegue descobrir quais os produtos possuem maiores demanda e, assim, trabalhar para evitar que estejam indisponíveis.

3. Automatize os processos

Hoje existem diversos softwares que você pode utilizar para automatizar seu planejamento de compras. Esse tipo de sistema indica o momento exato que determinado item deve ser adquirido, com base na demanda, no estoque e no lead time de aquisição.

Você também pode facilitar suas compras utilizando serviços on-line, que fazem ganhar tempo e reduzir custos, uma vez que realiza os pedidos via internet, sem a necessidade de se deslocar.

4. Crie um plano anual de compras

É bastante estratégico estabelecer quais serão as principais compras que sua empresa irá realizar no ano, mesmo sabendo que, ao longo do tempo, algumas eventualidades podem acontecer.

Quando você consegue estipular esse tipo de planejamento, é possível negociar os melhores contratos de fornecimento e diminuir os riscos. Para tanto, é preciso conhecer os indicadores históricos do consumo de matérias-primas e de outros itens de interesse, como artigos de escritório ou mesmo insumos de copa e cozinha, como copos e outros produtos descartáveis.

O plano anual de compras permite uma visão mais ampla a respeito do orçamento e lhe auxilia a antever os gastos, levando em conta diversos aspectos, como a sazonalidade. Dessa forma, é possível trabalhar de modo mais ajustado à realidade.

O planejamento de compras bem-feito ajuda a diminuir o tempo gasto com atividades de suprimentos no dia a dia e ainda pode reduzir seus custos. Comprando de forma estruturada, você pode viabilizar um melhor relacionamento com seus fornecedores.

Isso é fundamental para conseguir condições mais interessantes de descontos ou prazos de pagamento. De fato, trata-se de uma atividade que pode oferecer à empresa um grande diferencial competitivo.

Achou este conteúdo útil? Veja também quais são os principais tipos de impressora do mercado e saiba como escolher o mais adequado às suas necessidades!

Na PORT tem Cartucho Original HP XL com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up