Como comprar on-line

Como comprar on-line: agilize as compras da empresa!

Tempo de leitura 6 min

As empresas e os cidadãos querem resolver as demandas do dia a dia de maneira cada vez mais rápida. Esse cenário mostra como é importante para uma organização ter procedimentos adequados para saber como comprar on-line.

A comodidade proporcionada pela internet é um dos fatores que tornam essa modalidade de compra bastante atraente para todos os consumidores. Além disso, a velocidade para concluir a transação comercial é mais um aspecto que aumenta o interesse dos clientes na aquisição de mercadorias e serviços pela web.

Neste post, vamos mostrar o impacto das compras on-line na gestão das empresas, um passo a passo para investir nessa modalidade de negócio e os direitos dos que usam a rede mundial de computadores para obter produtos. Confira!

Entenda como funciona a gestão de compras

Para uma companhia desenvolver as atividades de forma ágil, é indispensável ter uma boa gestão de compras. Ela consiste no processo de obtenção de itens necessários para oferecer serviços e produtos de alta qualidade para o público-alvo, como impressoras e artigos de escritório.

Se uma empresa deseja se destacar no mercado, deve ter noções sobre como comprar on-line. Essa iniciativa não é muito diferente do processo tradicional, já que exige planejamento, controle dos estoques, gestão do orçamento, escolha dos fornecedores e atenção com os prazos.

Hoje, as organizações podem utilizar sistemas que permitem controlar os estoques e analisar o faturamento em tempo real. Sem dúvida, isso facilita a gestão de compras e contribui para que os pedidos sejam adequados à demanda e à realidade financeira da corporação.

Experiência

Administrar a aquisição de produtos e serviços é uma iniciativa que requer qualificação e experiência. Mesmo com as facilidades proporcionadas pela internet para entrar em contato com os fornecedores, um erro na quantidade de itens adquiridos pode causar prejuízos para o seu negócio.

É muito desagradável para um cliente chegar a uma loja e não encontrar o produto que gostaria de adquirir, e ainda não ter uma previsão de chegada. Por isso, o planejamento e o uso adequado das informações sobre o orçamento e a demanda são cruciais para fazer uma gestão de compras eficiente.

Com a internet, esse processo se torna mais ágil. Por outro lado, é preciso ter bom senso para escolher adequadamente os fornecedores e verificar o prazo da chegada das mercadorias para manter os estoques em um bom patamar.

Veja como comprar on-line é fácil

Para os colaboradores terem mais tranquilidade ao adquirir produtos e serviços pela internet, é importante que eles sejam orientados a seguir um passo a passo.

A primeira medida é mostrar para os funcionários a necessidade de fazer transações comerciais pela web somente em sites confiáveis, que apresentam certificados de segurança (cadeado localizado perto da barra de endereços, sendo que a posição varia de acordo com o navegador).

A recomendação é procurar o site de um fornecedor com o qual a empresa já tem uma relação de confiança. Dessa forma, é menor a possibilidade de haver problemas relacionados com a entrega e a qualidade dos itens adquiridos.

Outra dica é ter atenção com o que será comprado, o preço e o tempo que o item levará para chegar à companhia. Se o site do fornecedor for bem elaborado, essas informações serão facilmente encontradas.

Não adianta comprar uma mercadoria com um ótimo preço, caso ela demore muito para chegar e prejudique o funcionamento do seu negócio. Também tenha muito cuidado com o valor do frete. Ele pode tornar o investimento elevado e fazer com que a sua empresa tenha um gasto desnecessário.

Plotter HP - Cartucho e ImpressoraPowered by Rock Convert

Conferência

Uma das vantagens de saber como comprar on-line é conferir a quantidade de itens comprados. Os sites apresentam um “carrinho” ou “sacola” que servem para indicar as mercadorias adquiridas.

Esses recursos também permitem aumentar ou reduzir o número de objetos que farão parte da compra. Também vale a pena conferir sempre o valor total do investimento. Assim, é possível optar por continuar a transação ou encerrá-la.

É válido, ainda, estar atento ao cadastro e login. Se estiver usando o site do fornecedor pela primeira vez, é preciso informar os dados da empresa (nome, endereço, CNPJ, conta bancária etc.).

Outro cuidado é com a criação da senha. O ideal é que tenha, no mínimo, oito caracteres, contendo números, letras maiúsculas e minúsculas, além de símbolos. Se a senha for muito simples, será alto o risco de hackers aproveitarem os dados da corporação para fazer compras.

Sem dúvida, nenhuma companhia quer enfrentar essa situação, pois é bastante desagradável resolver esse problema com os fornecedores. Com a senha devidamente elaborada, é possível finalizar a compra, informando a modalidade de pagamento (boleto, cartão de crédito, depósito ou débito em conta).

Ao saber como comprar on-line, fica mais fácil acompanhar o pedido. Normalmente, é enviado um e-mail de confirmação com o número da solicitação. Ele é importante para verificar como está o andamento da transação e a chegada da mercadoria.

Conheça os seus direitos como consumidor

Se a compra for realizada pela internet, é possível optar pela devolução em até 7 dias depois da chegada do produto. Esse período é denominado de “reflexão” e não exige do consumidor uma justificativa relacionada à recusa da mercadoria.

Para concluir a devolução, deve ser formalizado o pedido de cancelamento com dados sobre a solicitação e os valores pagos. É importante destacar que o consumidor tem direito a receber os valores atualizados, o que inclui as despesas com o frete.

Em nenhum momento, a loja deve cobrar taxas referentes à devolução nem exigir que a embalagem esteja em perfeito estado. Caso a entrega não tenha sido feita conforme o combinado, o cliente pode solicitar que a oferta seja cumprida.

Dependendo da situação, é possível escolher outro produto ou serviço equivalente ao que foi acordado entre as partes. Se não houver o entendimento, o consumidor pode cancelar o negócio e receber de volta os valores investidos.

É inegável que comprar pela internet proporciona muita comodidade e agilidade para a sua empresa. Isso porque torna mais fácil a pesquisa de preços, a escolha do fornecedor e o acompanhamento da compra.

Por outro lado, é necessário estar muito atento aos procedimentos sobre como comprar on-line para evitar, ao máximo, problemas com os fornecedores.

Cartuchos e toners com frete grátis Brasil

Se procura um atendimento de alto nível para o seu negócio, entre em contato com a PORT, estamos à disposição para oferecer produtos de alta qualidade para você!

 

Na PORT tem Cartucho Original HP XL com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up