Saiba agora como escolher o melhor HD externo para backup

Tempo de leitura 3 min

Todos temos informações importantes salvas em nossos celulares e computadores, sejam fotos de viagens ou arquivos referentes ao trabalho. Por isso, é sempre bom fazer um backup desses aparelhos periodicamente.

Hoje em dia, com a invenção do armazenamento em nuvem, muitas pessoas acham desnecessário ter um HD externo para backup. No entanto, é sempre bom ter uma cópia física dos seus arquivos importantes e não apenas salvá-los em um servidor. Afinal, se por alguma razão você perder os seus dados ou tiver outro problema com o armazenamento em nuvem, todos os seus dados serão perdidos.

A seguir, mostraremos as melhores dicas para você escolher um bom HD externo para fazer e salvar o backup. Quer aprender a proteger os seus dados mais importantes? Então, acompanhe a leitura!

Confira a capacidade de armazenamento

A primeira característica que deve ser analisada em um HD externo para backup é a sua capacidade de armazenamento. Quanto maior for a capacidade do HD, maior será o seu preço. Os modelos mais procurados atualmente são aqueles com memória de 1 TB ou 2 TB.

Os modelos com maior capacidade de armazenamento são recomendados para quem deseja salvar muitas fotos, vídeos e jogos. Se você quer um HD externo apenas para guardar arquivos do seu trabalho ou da sua escola, como planilhas e textos, pode optar por modelos mais simples.

Como dissemos, a capacidade do HD está diretamente ligada ao seu preço, portanto, é de extrema importância que você pense bem sobre essa questão antes de fechar uma compra. Afinal, não há necessidade de gastar tanto dinheiro com um equipamento se não pretende usar toda a sua capacidade.

Na PORT tem Cartucho Original HP com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Verifique as conexões disponíveis

A maior parte dos HD externos mais simples contam com conexões USB 3.0, que garantem uma taxa de transferência de até 5 gigabytes por segundo. Se você necessita de uma conexão ainda mais rápida, aconselhamos a compra de modelos mais modernos, que contam com conexão UBS 3.1, eSATA ou Thunferbolt.

Além da compatibilidade das entradas, os dispositivos com conexões mais modernas proporcionam uma transferência de informações mais rápida. Mas antes de comprar um HD extremamente potente, lembre-se de checar se o seu computador aguenta tais velocidades. Afinal, de nada adianta comprar um HD de última geração para aumentar a velocidade de transferência se o seu computador é antigo.

Também vale ressaltar que os HDs externos de mesa tem sinal Wi-Fi, o que possibilita que o usuário se conecte a ele pela rede sem fio para enviar ou receber arquivos do computador ou celular, sem que seja necessário o uso de cabos.

Pesquise com qual sistema operacional o HD é compatível

Windows e Mac OS são os sistemas operacionais que dominam o mercado atualmente, por isso, praticamente todos os HDs externos são compatíveis com esses sistemas. No entanto, é preciso ter atenção, pois os aparelhos são compatíveis com apenas um dos dois sistemas — já que o Mac utiliza o padrão HFS+, enquanto o Windows roda com NTFS.

Se você não entende muito bem sobre informática, informe ao vendedor no momento da compra qual é o sistema operacional do seu computador e peça um HD compatível. A boa notícia é que, no Mac, há um programa que torna o aparelho compatível.

Essas três dicas podem parecer simples mas, ao segui-las corretamente, você, com certeza, vai encontrar um HD externo para backup perfeito para as suas necessidades. Procure por uma loja que venda os melhores produtos e garanta já o seu HD para salvar os arquivos mais importantes.

Está interessado em comprar um HD externo? Então, acesse agora mesmo a nossa loja virtual e confira todas as opções de HDs externos e pendrives disponíveis em nosso site.

PORT, distribuidor oficial EpsonPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up