Por que é importante pensar na carreira profissional?

A carreira profissional é como se fosse uma estrada. Quando bem pavimentada, leva a pessoa que a percorre em direção às suas metas pessoais com segurança e no tempo previsto.

Esse futuro profissional, com suas expectativas e planos, deve estar alinhado ao que o mercado de trabalho busca no momento. Carreiras com menos espaço, naturalmente, serão menos acessíveis, enquanto as que estão em alta vão oferecer mais oportunidades.

Um bom ponto de partida é acessar a pesquisa “Carreira dos Sonhos”, feita anualmente pelo Grupo DMRH e Cia. de Talentos e que, em 2018, traz uma revelação: mais da metade dos entrevistados esperam que trabalho e felicidade caminhem juntos.

Se você também pensa assim, continue lendo para conhecer as vantagens de uma carreira bem pensada!

Quais são as vantagens de pensar bem sobre a carreira profissional?

Diminui as dúvidas e incertezas

Nada pior do que a incerteza para atrapalhar, não só na carreira profissional, como em todos os setores da vida. Embora não se possa ter o controle absoluto sobre tudo, sempre será possível planejar e organizar-se melhor.

Uma vez que você defina como, quando e de que forma vai alcançar seus objetivos profissionais dentro de um período de tempo, as dúvidas sobre o futuro não vão mais atrapalhar seu desenvolvimento.

Mesmo diante de imprevistos, com um bom planejamento, você saberá para onde tem que voltar, caso algo não saia como o previsto — e, cedo ou tarde, imprevistos aparecem.

Auxilia na motivação

Uma pesquisa da empresa Hay Group, divulgada na revista Veja, listou as 5 principais causas da falta de motivação no ambiente de trabalho. Entre os fatores que mais influenciam na retenção de talentos está o plano de carreira e a possibilidade de efetivação, para quem ainda não tem um contrato estável.

Perceba que, embora sejam aspectos relacionados ao futuro, eles determinam o quanto um profissional se sente ou não motivado. Afinal, sem saber claramente para onde está seguindo na carreira, a tendência é de que a motivação se dissipe, até se perder.

Não se pode também perder de vista a perspectiva em médio prazo. Daqui a 6 meses, por exemplo, será que não há algum fator que possa influenciar na carreira e poderia ser tratado antecipadamente?

Uma mudança no comando da empresa, ou mesmo a possibilidade de uma nova frente de trabalho podem ser decisivos em termos de projeção profissional.

Sendo assim, uma das formas de se manter uma postura positiva perante o trabalho é saber onde pretende estar lá na frente e o que fazer a fim de chegar nesse ponto. Assim, todas as suas tarefas vão ter um porquê e um motivo para serem realizadas.

Ajuda a manter o foco

Embora o planejamento seja fundamental para o futuro, sem manter os pés no chão e muito bem fincados no presente, não será possível alcançar metas. Afinal, o plano de carreira também serve para nos orientar em relação ao que fazer hoje, já que permite gerenciar o tempo com eficácia.

Portanto, a partir da elaboração de uma estratégia profissional, você terá condições de se manter focado em executar bem o seu trabalho, abrindo caminho dia a dia para a realização dos seus sonhos.

Quais são os itens mais importantes ao planejar uma carreira?

Ao traçar objetivos profissionais, você precisará considerar os elementos que tem à sua disposição e eventuais obstáculos que possam dificultar a sua jornada. Comece fazendo uma espécie de inventário pessoal com questionamentos, tais como:

  • objetivos materiais — o que tenho hoje e o que quero ter amanhã?
  • vida pessoal — família, casamento, namoro, filhos: qual influência eles exercem na carreira?
  • valores e expectativas — a carreira pretendida é de fato a que você busca no momento? Você a considera como parte de uma obra maior em sua vida?

Existem ainda outros aspectos que poderiam ser destacados. Entretanto, já com esse tripé reconhecido e mapeado, você terá em mãos as ferramentas de que precisa para definir novos rumos para sua carreira profissional.

Seu futuro também depende de quão bem informado você está, afinal, conhecimento é poder. Assine nossa newsletter e receba artigos tão úteis quanto este em seu e-mail!

Quer o melhor fornecedor para sua empresa? No site da PORT você encontra os melhores materiais de escritório, informática e papelaria. Entre e confira! ​

PORT

Na loja PORT você conta com diversos produtos para papelaria, informática e escritorio. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

O Dia dos Namorados está batendo na porta e a busca pelo presente perfeito já começou. Essa é uma ótima

Os consumidores estão sempre em busca de alta qualidade, eficiência e economia no ativo e inovador mundo da tecnologia. Esse

Já é hora de começar a pensar em encontrar o presente perfeito para a namorada. Essa tarefa é desafiadora, mas

Deixe um comentário

Fechar Menu