Informática

Saiba como aumentar a vida útil de seus equipamentos de informática

março 12, 2019
Tempo de leitura 3 min

A vida útil de equipamentos de informática costuma ser bastante longa. Mas, para isso, é essencial que alguns cuidados sejam tomados. Dessa maneira, computadores, notebooks e demais acessórios manterão seu desempenho em níveis sempre satisfatórios, o que colabora com a sua produtividade.

Para ajudá-lo, trouxemos, neste texto, algumas dicas que, se seguidas, ajudarão a prolongar o tempo que seus equipamentos seguirão em bom estado. Boa leitura!

Invista em equipamentos atualizados e de qualidade

Os cuidados com a vida útil de componentes de informática começam logo na compra. A tecnologia está em constante evolução, e, com isso, é comum que equipamentos recém-adquiridos fiquem defasados em pouco tempo. Dessa forma, é importante conhecer o que de mais moderno o mercado oferece, já que isso garante que a vida útil de equipamentos terá um período maior.

Além disso, prefira marcas com boa reputação no mercado, oferecendo produtos de qualidade e prestando um bom atendimento de pós-venda. Embora essa combinação de marcas conceituadas e tecnologias mais atualizadas possa representar um preço maior, gastar mais nessa hora pode ser vantajoso, dependendo da sua necessidade.

Mantenha um inventário

Para as empresas, a elaboração e manutenção de um inventário (ou seja, uma lista com todos os recursos de informática disponíveis) ajudam muito no controle desses equipamentos, o que também colabora com a prolongação da vida útil.

Esse documento deve listar todos os dispositivos e conter informações sobre a data de compra, configurações, local de instalação e utilização e as datas nas quais foram feitas as últimas manutenções e atualizações.

Faça manutenções periódicas

Independentemente da tecnologia e da marca escolhidas, boa parte da duração da vida útil de um equipamento de informática passa pela implementação de um cronograma de manutenções periódicas. Tal atitude previne o aparecimento de problemas, possibilitando a correção antes que eles afetem o desempenho dos eletrônicos.

Outra vantagem dessas verificações constantes é que elas permitem identificar equipamentos que já estejam com seu desempenho prejudicado e, talvez, demandem a substituição.

Atualize os softwares

A manutenção deve compreender tanto o hardware quando os softwares. No caso dos programas, a recomendação é mantê-los sempre com a última versão disponibilizada pelas desenvolvedoras. Programas atualizados oferecem novas funcionalidades, correções para brechas de seguranças, melhorias no desempenho e o suporte da fabricante.

Para usufruir desses benefícios, utilize sempre softwares com licenças originais. Abrir mão disso representa riscos, já que programas ilegais não contam com esse suporte e podem estar infestados de componentes maliciosos.

Cuide da limpeza e do clima

Já, quanto aos hardwares, os cuidados devem ser focados principalmente na limpeza e no controle do clima. Eletrônicos em geral são extremamente sensíveis à poeira e a climas extremos. Então, observar esses aspectos contribui para a ampliação da vida útil.

Para afastar a poeira, é necessário que a manutenção periódica inclua a abertura do equipamento e a sua higienização com jatos de ar comprimido, tomando os devidos cuidados. Já, para controlar a temperatura, os sistemas de refrigeração (como ventoinhas e coolers) devem estar em perfeito estado de funcionamento.

Além de seguir essas dicas, outra maneira de ampliar a vida útil de equipamentos de informática é escolhendo um fornecedor reconhecido pela qualidade dos itens que comercializa. Com isso, você terá a garantia de adquirir os melhores produtos e contará com o suporte necessário sempre que for preciso.

Essas dicas foram úteis? Então, assine a newsletter do blog e receba no seu e-mail mais conteúdos incríveis.

 

    Scroll Up