Afinal, como selecionar fornecedores de informática?

Encontrar bons fornecedores de informática exige esforço e planejamento. Para isso, é fundamental fazer pesquisas e coletar uma série de informações sobre o seu parceiro em potencial para concretizar o acordo ideal.

Afinal de contas, não é só o preço que influencia: também se deve levar em consideração outros fatores para ter certeza de que você está trabalhando com uma corporação com interesses compatíveis aos seus.

Falando de produtos de informática o cuidado é ainda maior, pois esses artigos são decisivos para o bom desempenho dos processos dentro de uma empresa. Quer saber como selecionar os melhores fornecedores? Confira nosso post e fique por dentro do tema!

Por que é importante ter bons fornecedores de informática?

Dependemos muito do desempenho dos recursos informatizados para fazermos os processos correrem bem em uma corporação. Uma empresa lida diariamente com uma série de problemas e precisa que seus aparelhos, como computadores, mouses, computadores e teclados, estejam em perfeita ordem para garantir a resolução das questões, a produtividade e os prazos das entregas.

Todas essas funcionalidades podem ser perdidas se a empresa não contar com um bom fornecedor de informática. Então, os artigos digitais são utilizados, principalmente, com o objetivo de automatizar os procedimentos, facilitar as operações e promover um manejo mais prático dos dados.

Por isso, selecionar bons fornecedores de informática é fundamental para conquistar resultados positivos na companhia. Se o fornecedor não arca com seus compromissos, a organização também sofre prejuízos e as atividades desandam. Isso ainda desencadeia perdas para os clientes, comprometendo a imagem da marca.

Como selecionar bons fornecedores de informática?

Para otimizar o andamento do processo de escolha, algumas dicas desempenham papel de impacto bastante satisfatório na maioria dos casos. Confira a seguir!

Mantenha uma base de dados sobre os fornecedores

É importante manter uma base de dados coerente sobre todos os fornecedores com os quais a empresa interage. Registre informações básicas, como condições de pagamento, prazos estabelecidos e a opinião geral dos colaboradores a respeito da parceira em questão.

Anote também caso haja qualquer ocorrência, como atraso em entregas, erros, comportamentos muito valorizados pelos gestores, formas como o fornecedor lidou com imprevistos e a flexibilidade dele diante de mudanças de planos. Faça avaliações periódicas e marque os resultados no documento.

Procure indicações

As indicações são fundamentais para conseguir os melhores fornecedores para o seu negócio. Alguém de confiança só passa uma referência quando passou por experiências realmente positivas com a organização parceira, aumentando as chances de receber uma sugestão que de fato se encaixe nas suas necessidades e objetivos.

Entretanto, é importante ter atenção: a indicação pode ser uma ferramenta muito útil, mas às vezes o negócio do seu colega tem uma grande diferença com relação ao seu empreendimento.

A referência figura como passo fundamental, porém pesquise a fundo sobre a corporação indicada e não se deixe levar totalmente pela opinião dos outros. Aliando as duas estratégias, você tende a conseguir parcerias bastante efetivas na administração de compras.

Entre em contato com empresas parceiras do fornecedor

Conhecer parceiros da empresa que você está pesquisando para ser sua fornecedora é uma ótima alternativa. Afinal, elas já tiveram uma experiência inicial com a corporação e podem relatar como se deu o contato.

Caso o empreendimento não tenha mais parceria com o fornecedor em análise, pergunte qual foi o motivo do rompimento de contrato. Trata-se de uma abordagem capaz de revelar informações valiosas visando o processo decisório.

Avalie o custo-benefício

Ao escolher um fornecedor, é muito importante avaliar se o preço ofertado pela empresa está próximo ao das concorrentes. O mais caro não é necessariamente o melhor, mas desconfie quando o serviço estiver barato demais em relação a outras companhias do ramo.

Além do valor, é vital observar as condições de pagamento, se elas são acessíveis e vantajosas para o seu empreendimento. Delimite um valor limite e compare as condições estabelecidas no orçamento a esse padrão.

Outro fator que exige análise tem relação com as condições de entrega e a localização. O prazo cumpre as suas necessidades? O fornecedor oferece flexibilidade e atende com a rapidez que você precisa?

Veja a reputação da empresa no mercado

Conhecer a história do fornecedor é relevante para evitar problemas. Investigue como a empresa foi criada e o percurso dela ao longo dos anos.

Cheque a existência de processos judiciais ou escândalos envolvidos na história: você não quer negociar com uma corporação ligada a problemas de corrupção ou ações antiéticas, certo?

Acompanhe ainda as ações de responsabilidade social do empreendimento, conferindo se ele compra produtos certificados e está envolvido em práticas coerentes com seus valores. Lembre-se que qualquer ato fora da lei do fornecedor impacta também na imagem da sua organização.

Além disso, verifique a estabilidade e a saúde financeira da companhia. Registros de contabilidade e o nível de rotatividade dos profissionais consistem em bons medidores de problemas.

Observe a capacidade de inovação

A capacidade de inovação produz impacto direto principalmente para os fornecedores de informática. As tecnologias estão em constante atualização, novos modelos de equipamentos surgem todos os dias e, por isso, é tão importante seguir as tendências.

Se o seu fornecedor não realiza tais medidas, você corre o risco de ficar com aparelhos ultrapassados e pouco adaptados, o que gera prejuízos a longo prazo. Dessa forma, verifique a capacidade que o parceiro tem de acompanhar a dinâmica do mercado da informática.

Cheque o alinhamento de valores e objetivos

É primordial fechar parcerias com empresas marcadas por objetivos claros, valores e princípios alinhados com as metas do seu escritório ou indústria. Por exemplo, se sua corporação preza pelo bem-estar do cliente, não é muito efetivo buscar fornecedores de informática que deixam esse fator em segundo plano.

Veja qual é a missão, a visão e os valores do empreendimento e se eles estão próximos ao que o seu negócio busca. Assim, é possível formar parcerias com maior probabilidade de sucesso.

Selecionar fornecedores de informática é um verdadeiro desafio, mas dá para alcançar bastante resultados positivos tomando as decisões certas. É importante pesquisar e conhecer a fundo a companhia com a qual você pretende finalizar um negócio, avaliando as condições oferecidas e o alinhamento dela de acordo com determinados aspectos.

Quais são as consequências de não ter um bom fornecedor?

Produtos de qualidade duvidosa

O maior problema que você pode encontrar ao lidar com um fornecedor ruim é receber produtos de péssima qualidade. Itens de informática já são caros, agora imagine só pagar caro por um item e ele apresentar problemas com pouco tempo de uso.

Pode parecer inacreditável, mas existem, sim, pessoas que vendem mercadorias usadas, principalmente de informática, como se fossem novas. Na maioria dos casos, esse tipo de produto sequer oferece garantia de fábrica.

Atraso na entrega de projetos

Imagine a seguinte situação: todos os colaboradores da sua empresa estão trabalhando e, de repente, a energia cai e o estabilizador não foi suficiente para salvar as máquinas.

Ou então, um dos colaboradores precisa terminar um trabalho rápido porque a data limite está próxima e, nesse momento, surge um contratempo no computador no qual ele trabalhava.

Situações desse molde seriam menos prováveis de acontecer caso os itens de informática da sua empresa fossem de qualidade. É claro que imprevistos ocorrem mas, se a sua marca estiver equipada com os produtos certos, a chance cai de modo considerável e aumenta a tranquilidade no dia a dia.

Assistência e atendimento falhos

O fornecedor é o responsável por solucionar qualquer questão relacionada à mercadoria vendida. Em outras palavras, isso significa que ele deve prestar assistência ao seu cliente apesar de, infelizmente, não ser bem isso o que acontece em algumas situações.

Existem fornecedores que desaparecem logo após a concretização das vendas, deixando os clientes na mão quando eles precisam de assistência. Um bom parceiro, além de oferecer a mercadoria em ótimo estado, também deve saber atender ao seu consumidor e ajudá-lo sempre que possível.

Prejuízo para a empresa

Todos os problemas citados acima, direta ou indiretamente, atrapalham a empresa e ocasionam uma série de prejuízos. Em primeiro lugar, há todos os aspectos referentes ao valor gasto com um produto de qualidade inferior.

Equipamentos de informática, como computadores e impressoras, precisam ser levados até a assistência técnica periodicamente. Isso é normal, porém um item de qualidade ruim exige manutenção com frequência muito maior.

Como já enfatizamos ao longo do texto, o bom andamento dos processos dentro de uma empresa, seja qual for o seu ramo, depende bastante dos aparelhos eletrônicos e de informática.

Uma corporação equipada com máquinas lentas e problemáticas tende a produzir bem menos — o que prejudica a produção e, por consequência, gera prejuízos financeiros graves.

Escolher bons fornecedores de informática não é uma tarefa tão difícil. Basta seguir todas as dicas citadas no post e você certamente encontrará o parceiro certo. Não se esqueça dos contratempos que uma escolha ruim é capaz de causar para sua organização, portanto preze pela rigorosidade!

E aí, gostou das dicas? Então siga a gente nas redes sociais e não perca nenhuma novidade: a PORT marca presença no Instagram, no Facebook e no LinkedIn!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu