Cartuchos e Tonners

Saiba porque não usar cartuchos recarregáveis

outubro 2, 2019
Tempo de leitura 5 min
Cartucho Original HP é na PORTPowered by Rock Convert

Conhece aquele velho ditado: “o barato sempre sai caro”? Pois bem, quando o assunto é impressora, optar por cartuchos recarregáveis cabe perfeitamente nessa mesma ideia e pode proporcionar muita dor de cabeça e até prejuízos incalculáveis ao proprietário do equipamento ou ao escritório.

Sendo assim, se você tem uma impressora em casa ou no trabalho, entenda melhor por que essa prática não é bem-vinda e como fazer a reposição correta de seus cartuchos. Sendo assim, continue a leitura até o final e tome nota das dicas que trouxemos a seguir. Vamos lá?

Afinal, é possível confiar em cartuchos recarregáveis para a sua impressora?

É muito comum que muitas pessoas e profissionais optem por cartuchos recarregáveis, geralmente atraídos por propagandas e serviços de lojas e, principalmente, por valores abaixo da média de uma peça nova de fábrica.

Porém, a questão é: dá para confiar nesse tipo de serviço? De fato, esse tipo de negócio existe e até pode apresentar um preço mais atraente em alguns casos. No entanto, quando se considera o custo-benefício e a qualidade apresentada do material, indiscutivelmente, o serviço não compensa em ponto nenhum.

Sendo assim, de uma forma geral, quem preza pela qualidade das impressões, pelo bom desempenho da impressora e, principalmente, em não jogar dinheiro fora, os cartuchos recarregáveis devem estar fora de qualquer cogitação.

Quais as principais desvantagens dos cartuchos recarregáveis?

A seguir, separamos apenas alguns dos motivos mais comuns sobre porque os especialistas (além de muitos fabricantes) não recomendam o uso de cartuchos recarregáveis em suas impressoras. Confira!

Origem das tintas

Assim como qualquer produto de segunda linha e sem referências confiáveis de fabricação, os cartuchos recarregáveis dificilmente apresentarão dados confiáveis que garantam a sua origem. Sendo assim, não é possível comprovar se a tinta foi fabricada dentro dos procedimentos adequados, se há misturas para render mais, de onde ela vem, entre muitos outros fatores.

No fim, quem sai perdendo é o consumidor que, muitas vezes, acha que está investindo em algo e levando outro produto para casa ou para o escritório.

Má qualidade das impressões

Já imaginou ter que imprimir um relatório ou uma apresentação para um novo cliente e se deparar com aqueles gráficos manchados, descoloridos e até mesmo com letras inteligíveis? Pois é! Normalmente, a impressora não tem culpa nenhuma nisso e as causas, quase sempre, podem ser associadas ao nível ou qualidade das tintas no cartucho.

Como falamos no tópico acima, quando se investe em produtos sem procedência, não se pode esperar muito da qualidade dos resultados. No entanto, isso pode impactar em diversos sentidos, inclusive na imagem de seu trabalho.

Falta de compatibilidade

Esse é outra grande desvantagem dos cartuchos recarregáveis: a não compatibilidade com diversos modelos de impressoras. Ou seja, muitos dos fabricantes, sabendo dos riscos e impactos que essas peças podem causar aos equipamentos, optam em aceitar somente produtos originais e de fábrica.

Agora, imagine se você investe em cartuchos descartáveis e a sua impressora nem os aceitar! Certeza de prejuízo, não é mesmo?

Custo-benefício não compensa

Não se deixe enganar por preços muito baixos. Afinal, o que você deve levar em consideração na hora de trocar os cartuchos de sua impressora é, na verdade, o custo-benefício do produto. Ou seja, de que adianta economizar na compra, se o equipamento vai apresentar uma qualidade ruim e acabar mais rápido?

Riscos para a impressora

Aproveitando o gancho dos tópicos acima, ainda que os cartuchos recarregáveis sejam compatíveis com a sua impressora, já parou para pensar o quanto custaria um conserto ou um serviço de manutenção do equipamento, apenas pelo fato de estar usando uma peça não original e não recomendada pelo fabricante?

Ou seja, é mais uma prova de que essa “economia” não compensa em nada e ainda por cima pode gerar prejuízos incalculáveis para você ou sua empresa. Além de tudo isso, você ainda pode perder a garantia do produtor e não ter a quem cobrar pelo ocorrido depois.

Durabilidade

Para finalizar a nossa lista de desvantagens que os cartuchos descartáveis podem apresentar aos consumidores, falaremos também da durabilidade e da vida útil desses equipamentos. Afinal, ao optar por um produto original, você tem a garantia de, pelo menos, uma média de uso que o equipamento é capaz de cumprir.

Já quando se trata de uma peça de segunda linha e, muitas vezes, de origens e procedimentos duvidosos, essa garantia se perde e, em geral, a sua vida útil costuma ter uma durabilidade de uso muito inferior.

Então, o que fazer na hora que acabar a tinta da impressora?

A melhor prática a ser seguida é comprar cartuchos ou toners novos e, principalmente, se atentar às marcas da impressora. Ou seja, recomenda-se usar produtos do mesmo fabricante do equipamento.

Além disso, se achar que está na hora de trocar a impressora por outra mais econômica, saiba que há muitos modelos modernos e até mais sustentáveis no mercado, que prezam por um consumo mais eficiente e sistemas de recarga mais práticos e limpos, até mesmo sem o uso de cartuchos.

Portanto, se você busca trocar o cartucho ou toner, ou mesmo substituir a sua impressora por uma modelo mais atual, saiba que a PORT é referência nacional na distribuição, tanto dos aparelhos quanto das peças, sempre prezando pela máxima qualidade no atendimento, trabalhando apenas com fabricantes de renome e com uma variedade enorme de produtos de informática para você e sua empresa. Sendo assim, conheça mais sobre o seu melhor parceiro de tecnologia na internet!

Em resumo, essas foram as nossas dicas e informações úteis sobre o uso de cartuchos recarregáveis. Com isso, esperamos que você valorize a qualidade das suas impressões, aproveite melhor a capacidade que a sua impressora pode oferecer, garanta uma vida mais longa aos equipamentos e, claro, faça toda a diferença com imagens e textos de altíssima resolução.

Gostou deste post e de nossas dicas? Quer acertar na escolha dos seus cartuchos e toners e ter a garantia de um investimento confiável e seguro? Então, acesse o nosso catálogo e confira toda a variedade de produtos disponíveis em nossa loja!

Cartucho de Plotter Original HP é na PORTPowered by Rock Convert
Toner Original HP é na PORTPowered by Rock Convert
Comprou Ganhou HP - 20% Kit Recarga de TonerPowered by Rock Convert
    Scroll Up