Quais são os 3 principais tipos de envelope e suas características?

A papelaria corporativa consiste em um elemento primordial na materialização da identidade visual de sua organização. Desse modo, é necessário destacar que os diversos tipos de envelope são parte integrante desse conjunto e podem ser excelentes estratégias de envolvimento com os clientes, colaboradores internos e parceiros. Afinal, eles são capazes de ajudar na fixação da marca e de mostrar que a empresa zela por sua imagem.

Contudo, os envelopes apresentam múltiplas funções, podendo ser utilizados para o envio de documentos, cartas, convites e também em ações de relacionamento e marketing. Para obter bons resultados é essencial escolher um bom envelope na hora de enviar as suas correspondências.

Então, você sabe quais são os tipos de envelope e suas características? Continue a leitura e saiba mais!

Conheça os 3 principais tipos de envelope

1. Envelope saco

O envelope saco é o modelo mais comum no dia a dia empresarial, sendo muito usado no envio de contratos, propostas, orçamento e todo tipo de documentação. O tamanho do envelope saco muda muito (de 11 cm x 17 cm até 37 cm x 47 cm) e ele, geralmente, é feito de Kraft Ouro 80 g, Kraft Natural 80 g ou Kraft Puro 110 g.

Essa é uma ótima opção para suportar a maioria dos documentos de uma empresa — como aqueles impressos em formato A4. Além do mais, funcionam para documentos e impressões em formatos maiores, que podem ser dobrados até a medida A4. Confira as medidas mais recorrentes desse modelo de envelope:

  • 11 cm x 17 cm;
  • 12,5 cm x 17,6 cm;
  • 16 cm x 22 cm;
  • 17 cm x 25 cm;
  • 20 cm x 28 cm;
  • 22 cm x 32 cm;
  • 24 cm x 34 cm;
  • 26 cm x 36 cm;
  • 31 cm x 41 cm;
  • 35 cm x 45 cm;
  • 37 cm x 47 cm.

2. Envelope carta ou meio saco

Esse modelo é semelhante ao modelo saco, e sua principal distinção está em seu tamanho: 23 cm x 16,5 cm. O modelo de envelope carta pode ser usado no envio de correspondências comuns e correspondem a um dos principais modelos de envio de promoções, mala direta e ações promocionais para consumidores.

O envio de cartões-postais pode ser realizado com esse modelo de envelope. Já para as ações promocionais, o recomendado é fazer uma personalização no envelope, de forma que ele represente o seu objetivo. Desse modo, o cliente é impactado desde o recebimento do envelope.

3. Envelope ofício

O modelo de envelope ofício é um dos mais utilizados nas corporações. É nele em que as pessoas recebem correspondências de fatura de cartão de crédito, boletos e contas de consumo (por exemplo, TV por assinatura, telefone, entre outras). Esse modelo pode ser usado também para o envio de qualquer papel ou documento que possa ser dobrado.

Sendo assim, é válido destacar que o tamanho padrão adotado do envelope ofício é o de 11 cm x 22 cm. O que pode variar é o material do envelope (tipo de papel), o fato de ele apresentar ou não os campos postais ou ainda a possibilidade de ele ter janela, isto é, aquele recorte plástico que ajuda na identificação da correspondência externamente.

Em ações promocionais, é legal investir em layouts chamativos e criativos. Mas se a finalidade de utilização desse tipo de envelope for corporativa, o indicado é manter a sobriedade, inserindo somente a identidade visual de seu empreendimento.

Selecione uma gramatura

A gramatura corresponde à medida da massa pela área de um papel. Logo, quanto maior ela for, mais grossa é a folha — e isso faz uma grande diferença na qualidade final do material que o seu negócio entrega para os seus clientes.

Assim, é necessário saber qual é o intuito do envelope. Se ele for enviado pelos Correios, por exemplo, é primordial que seja resistente às situações de envio. Nesse caso, a gramatura de 120 g/m² é a mais recomendada.

Mas se a utilização for dentro da empresa, entre os profissionais, uma gramatura de 90 g/m² já é suficiente. Entretanto, há outras gramaturas usadas no mercado, como a mais recorrente em blocos orçamentais e notas fiscais, de 60 g/m², e as utilizadas em panfletos, de 150 g/m².

Insira acabamentos no envelope

Os acabamentos são os detalhes inseridos na sua preparação e que são capazes de elevar a sua visibilidade, a venda e o reconhecimento da sua empresa por meio desse importante diferencial.

Devido à competição no mercado, o cliente está, cada dia mais, sendo atraído e tomando as suas decisões pelo interesse visual, principalmente. Por essa razão, com acabamentos em seu envelope, a sua empresa é capaz de se diferenciar e se destacar entre a concorrência. Então, confira os principais tipos de acabamentos para o seu envelope!

Laminação

Esse acabamento é realizado por meio da inserção de calor no papel. É importante destacar que não é todo tipo de material que aceita esse tipo de processo. Mas se você deseja transmitir uma visão de sofisticação para a sua marca, vale muito a pena investir na laminação.

Verniz

É realizado com a aplicação concentrada de verniz brilhante no material. Esse acabamento é mais frequentemente utilizado em cartões de cardápios, visita, capas de revista, capas de brochura e catálogos — e é uma excelente opção para chamar a atenção dos clientes.

Relevo

O relevo pode ser elaborado em diversos tipos de papel que tenham gramatura acima de 180 g/m², mas o seu uso é indicado em alguns poucos detalhes, como em informações que sejam relevantes e no nome de seu logotipo e marca.

Vale a pena saber escolher os tipos de envelope ideais para sua empresa e de acordo com os seus objetivos, pois o envelope pode ser algo bastante convidativo. Ele é capaz de ilustrar muito bem a imagem de seu negócio, e proporcionar muitas vantagens, como o fortalecimento da sua marca. Além do mais, você pode utilizar cores que sigam a marca ou o logotipo da sua empresa, mas sempre tomando cuidado com as informações inseridas.

Nosso artigo foi esclarecedor e útil para você? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações? Entre em contato com a gente!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu