Você sabe trocar o cartucho da impressora? Entenda mais aqui

Uma das atividades mais importantes para preservar a integridade dos equipamentos é trocar o cartucho da impressora de modo correto. A princípio, muitas pessoas consideram isso como algo que pode ser feito de qualquer modo, porém, alguns cuidados são necessários e o procedimento deve ser feito em conformidade com as especificações técnicas.

Para lhe ajudar em caso de dúvidas e ainda dar dicas de como otimizar esse processo, a PORT preparou este artigo com tudo o que você precisa saber a respeito de como trocar o cartucho da impressora do modo mais eficiente. Confira!

Compre sempre cartuchos originais

Algumas pessoas acreditam que podem comprar qualquer tipo de cartucho, pois todos seriam relativamente parecidos. Isso não é verdade! Os cartuchos originais das marcas têm inúmeras vantagens que fazem toda a diferença no momento da impressão.

O preço costuma ser um pouco mais alto do que as outras opções disponíveis, mas o custo-benefício é certamente melhor. Esse tipo de dispositivo lhe oferece rendimento excepcional, tanto nas cópias em preto e branco, quanto nas coloridas.

Também apresenta durabilidade mais alta e compatível às tecnologias embarcadas em seu equipamento de impressão.

Cartuchos originais, além de virem com garantia do fabricante, quase nunca apresentam problemas em sua utilização, pois são produtos que passam por testes rigorosos e, inclusive, são certificados pelo INMETRO. São totalmente indicados para você que não quer correr riscos e quer maximizar a segurança e a qualidade em suas impressões.

Cartuchos genéricos não contam com toda a tecnologia de ponta que os fabricantes originais oferecem em seus produtos. Além disso, ao optar por um “pirata”, você perde na rapidez de impressão e secagem, podendo também ter documentos com durabilidade menor do que quando você usa o produto original.

Cópias produzidas com dispositivos de segunda linha tendem a desbotar e as tonalidades de cores podem não atingir aquilo que foi projetado no computador. Também há o risco de que sejam impressos uma quantidade significativa de manchas e borrões, principalmente quando a máquina é utilizada por muito tempo.

Na PORT é possível encontrar cartuchos e toners das principais fabricantes do mercado, com preços bastante competitivos.

Acerte na escolha do cartucho adequado para sua impressora

Outra dica importante que ajuda no procedimento de trocar o cartucho da impressora é identificar qual é o tipo de equipamento que você tem e adquirir os dispositivos que se adaptam melhor à sua impressora.

Contar com o auxílio de um profissional especializado pode fazer toda a diferença nessa escolha. Uma mesma marca tem vários tipos de impressora e, normalmente, cada uma delas só aceita alguns tipos específicos de cartuchos. É fundamental saber exatamente qual é o modelo para não comprar um dispositivo que não será reconhecido pelo equipamento.

Quando a impressora é comprada nova, basta acessar as informações contidas nos manuais do fabricante que fica bem simples reconhecer quais são os cartuchos compatíveis. Por isso é tão importante manter esses tutoriais em lugares seguros para que possam ser consultados em qualquer momento.

Guarde também os cartuchos originais que normalmente acompanham o equipamento que você adquiriu. De posse deles, você consegue repassar as informações ao vendedor e comprar os cartuchos sem risco de errar.

Adote boas práticas ao manusear seus cartuchos

Quando for fazer a substituição dos cartuchos, faça o manejo de forma bastante cuidadosa. Jamais coloque os dedos e pressione a cabeça de impressão, pois isso pode acarretar no entupimento do dispositivo e gerar falhas na utilização.

Também evite tirar o cartucho da embalagem com antecedência. Deixa para fazer isso apenas no momento da substituição, quando já estiver na hora de introduzi-lo na impressora.

A exposição do dispositivo ao ar gera uma reação com os componentes das tintas que pode diminuir sua vida útil. Então, faça a inserção do cartucho diretamente na impressora e feche todas as câmaras, de modo a acondicionar corretamente o dispositivo.

Quando tiver concluído a instalação do novo cartucho na impressora, execute os procedimentos de alinhamento e testes descritos no manual, seguindo as orientações do fabricante. Em casos de problemas, você fica coberto ao entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente e pode exigir a troca do dispositivo ou mesmo a devolução do dinheiro.

É importante ressaltar que você só deve trocar o cartucho da impressora quando o equipamento acender as luzes de alerta sinalizando a necessidade de substituição. Tenha atenção também ao cartucho antigo, pois esse tipo de dispositivo não pode ser colocado em locais com temperaturas altas e deve ficar longe do alcance de crianças.

Principalmente, procure se informar, pois o cartucho não deve ser descartado de qualquer modo. Há programas de recolhimento mantidos pelas fabricantes. Consulte nos sites da marca de sua impressora.

Faça suas aquisições de cartuchos em fornecedores de confiança

Assim como acontece com qualquer outro tipo de suprimento, você também precisa ter bastante critério ao escolher o fornecedor de cartuchos para impressão. Isso pode fazer toda a diferença para o bom funcionamento de sua operação, evitando paradas excessivas que podem impactar em custos. Dê preferência a quem trabalha com produtos originais e tem um bom nome no mercado.

Empresas como a PORT, além de todo auxílio e do suporte em suas compras, ainda podem lhe fornecer uma série de outros itens, como material de escritório e artigos de informática, fazendo com que você possa, inclusive, economizar ao aproveitar as promoções e outras condições de pagamento.

Embora seja um processo relativamente simples, trocar o cartucho da impressora de maneira correta requer uma série de cuidados. Dê sempre preferência aos produtos originais de fábrica, que têm diversos benefícios na comparação com outras opções.

Esteja atento às informações do tipo de impressora que você tem para não comprar cartuchos incompatíveis. Tenha bastante atenção ao lidar com os cartuchos no momento da substituição.

Desse modo, você estará muito bem preparado para trocar o cartucho da impressora, sem correr riscos, otimizando o rendimento e aumentando a vida útil de seus dispositivos e equipamentos.

Agora, entre em contato com a PORT e saiba como podemos ajudar a solucionar seus problemas de impressão!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu